Luz da injeção? Pode ser combustível adulterado…

A luz da injeção se acendeu no painel de seu carro? O problema pode ser várias coisas, inclusive combustível adulterado no posto. Entenda:

Por Boris Feldman 20/01/21 às 07h30
luz da injecao acesa painel instrumentos carro shutterstock 627579110
Luz da injeção acesa no painel nem sempre é problema na central eletrônica do carro (Foto: Shutterstock)

Eu falei aqui da tal luz de injeção que se acende como alerta no painel, com o desenho de um motor. Pode significar algum problema na injeção, na central eletrônica. E ela entra em ‘modo de emergência’ para permitir que o carro continue andando até a oficina; o que alguns chamam de ‘limp home’.

Ou seja, vai ‘manquitola’ para casa. Alguns ouvintes mais atentos observaram que eu deveria ter comentado que essa luz costuma se acender também quando o carro é abastecido com combustível adulterado.

Que provoca uma irregularidade na combustão.

Isto significa que, se você acabou de abastecer o carro e depois de alguns quilômetros a luz de injeção se acender, ela pode estar indicando um problema no combustível. Neste caso, continue rodando, mas troque de posto no próximo abastecimento e fique de olho para ver se ela se apaga!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rosangela das Graças Caitano 8 de fevereiro de 2021

Eu tenho um gol G6 estava chovendo e eu apressada, assim que liguei o carro ele morreu duas vezes e depois quando sai ac nd u a luz do painel cpm as letrinhas EPC e um símbolo que parece uma panelinha (injeção), fiquei assustada isso nunca aconteceu, o que faço?

Avatar
celso bernardes 23 de janeiro de 2021

Tenho um voyage 2012, a um tempo passei em uma rua alagada, logo em seguida acendeu a luz da ignição, esta ate hoje acesa, nenhuma alteração deu no carro. Roda perfeitamente, isso ja tem 2 anos.

Avatar
Pedro César de Oliveira 20 de janeiro de 2021

A luz do meu está acesa a uma semana

Avatar
Wilton 20 de janeiro de 2021

Boa tarde vou deixar minha opinião sobre luz da injeção acesa.
A luz da injeção acende por que a central ECU identificou algo de errado no sistema.pode ser sensores falha de combustão falta de comunicação com outra central são muitas as causas.mas sempre achar que o defeito é combustível na maioria das vezes não é.na maioria das vezes combustível o combustível vem com uma porcentagem muito alta de alcool e como grande parte da frota de carros é flex ele se adapta aumentando o tempo de injeção o funcionamento do motor normal sem falha mas o consumo se eleva.e para carros que são movidos somente a gasolina isso vai empobrecer a mistura e gerar falhas na sonda lambda dificuldade na partida e motor com baixa potência.tem muito outros pontos mas se for colocar tudo por escrito vai ficar um texto muito grande.essa é minha opinião

Avatar
Juscemar Donizete de Brito 22 de janeiro de 2021

Tenho um Fiat Idea 2013 já levei em vários mecânicos não consegue encontrar o defeito já gastei muito e a luz da injeção não apaga não sei mais o que fazer o carro perde a força pra andar

Avatar
Antônio Machado 20 de janeiro de 2021

Tenho um problema crônico de anos, de vez em quando, dá um refresco e depois volta, passei por várias oficinas e não identicam corretamente o fato causador. O carro é fruto daquela fusão Fiat e GM, pesquisei na internet e
descobri que milhares de consumidores, pegaram esse vírus e estão sem vacina!!

Avatar
Patrícia Soares 20 de janeiro de 2021

Nossa! Realmente essa fusão não deu tão certo e tenho tido esse problema frequente também é gostaria de saber se alguém conseguiu resolver isso.tenho um palio 1.8 2004 flex

Avatar
Antonio Machado 21 de janeiro de 2021

Patrícia, tenho um palio 1.8 2005/2006 flex, a 6 anos atrás, resolvi parcialmente o problema durante uns 5 anos, simplesmente limpando os terminais da bateria com bicarbonato de sódio, achei que o problema havia acado, mas agora voltou, já rodei por varias oficinas, até aagora sem soluçao.

Avatar
Deixe um comentário