Acendeu a luz do óleo? Reze para ser apenas o nível!

Quando a luz do óleo se acende no painel do carro, é hora de parar e ver o que está acontecendo, pois o problema pode ser mais complicado do que parece

luz do oleo painel
Por Boris Feldman
31 de maio de 2018 09:00

Acendeu a luz do óleo no painel e o motorista se preocupou. Com razão, pois com lubrificação do motor não se brinca. Motor fundido está entre as contas mais elevadas na mecânica do automóvel.

Parou no primeiro posto e foi logo conferir o nível do óleo no cárter. Ele já percebeu que, sempre que esta luz de alerta se acende, é sinal de que o nível está baixo, sinalizando a necessidade de completar com mais meio ou um litro de óleo. Considerado normal já que o carro dele estava bem rodado, com quase cem mil km no hodômetro.

Com esta quilometragem o desgaste das peças moveis reduz a vedação e pode mesmo provocar uma queima do óleo na câmara de combustão. E uma “fumacinha” no escapamento. Razoável portanto, um consumo do óleo superior ao de um motor novo, exigindo que se complete o nível com maior frequência.

VEJA TAMBÉM:

luz do óleo cuidado com ela lubrificante carro motor fundido

Entretanto, para sua surpresa, a vareta indicava nível correto, entre as marcas de “mínimo” e “máximo”. Ou seja, o óleo estava com a quantidade correta no cárter. O que poderia estar ocorrendo?

Luz no painel indica a pressão do óleo

Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível. Pois, se não tem óleo, a pressão do sistema cai a zero.

Mas, se o nível está correto e a luz do óleo se acendeu, existe então a possibilidade de um problema grave no sistema de lubrificação. Pode ser um defeito (ou entupimento) da bomba de óleo, ou do próprio óleo que ficou muito grosso (borra) ou do excesso de folga entre partes móveis (bronzinas e eixo, por exemplo). Este é um defeito que não dá margem sequer ao motorista levar o carro rodando até a oficina, sob risco de agravar o problema e tornar o reparo bem mais caro. É chamar o reboque na hora!

Entretanto, existe também a possibilidade de a luz de alerta do óleo se acender sem que haja nenhum problema no motor: pode ser apenas um defeito do sensor que indica a pressão (“cebolinha”) ou então do circuito elétrico da lâmpada. Reze para que esta seja a causa da luz acesa, pois o reparo é rápido e barato!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wilson da Silva Cardoso 7 de setembro de 2021

Oi fii motor meu carro ta 2 mil rodado luz ficar piscando em macha lenta será pode ser já troquei cebolinha e não parou oque pode ser óleo sujo

Avatar
Guilherme 24 de abril de 2021

A luz do meu carro acendeu e apareceu uma mensagem de pressão baixa no óleo, porém o óleo ja foi trocado e faz um barulho estranho ao passar a marcha , parece um ventilador batendo num pedaço de plástico

Avatar
josecarlospereiradasilva silv 25 de março de 2021

bom de mais

Avatar
João 29 de dezembro de 2020

Meu caro acendeu a luz parei de imediato o carro e o motor por alguns minutos e quando voltei a por a trabalhar se apagou, o que pode ser?

Avatar
UBIRAJARA 12 de junho de 2020

MEU CARRO TEVE POR ALGUNS DIAS ESSA MENSAGEM, POREM FUI A UM ELETRICISTA E ELE AFIRMOU QUE É A CEBOLINHA DO OLEO (INTERRUPTOR DE OLEO), ASSIM FUI A UMA LOJA COMPREI A CEBOLINHA DO OLEO E TROQUEI E NÃO APARECEU MAIS, ANTES DISSO JÁ HAVIA TROCADO O OLEO. RECOMENDO 3HRO O PREÇO VARIA DE R$22,00 A R$38,00.

Avatar
Rosangela 13 de junho de 2021

Meu carro aconteceu isto. Troquei o óleo e hj voltou a luz ascesa.
Amanhã vou na oficina. Ver esta tal cebolinha.
Não justifica, pois é 2019 uma tracker.
Não deveria apresentar este problema.

Avatar
Paulo 17 de agosto de 2021

E ai descobriu o que era?

Avatar
Carlos 25 de julho de 2019

Acho que as informações dão muito úteis.

Avatar
Ari Jones Maciel Marques 13 de junho de 2019

Meu carro está falhando Voyage 2010

Avatar
Lena 27 de abril de 2019

Podia ter sido mais informativo e menos desesperador com esse uso toda hora de “reze” pra não ser isso, “reze” pra não ser tal coisa. Se a gente vem em busca de uma informação não é pra se desesperar, é pra encontrar a solução e um direcionamento. Achei desnecessário e, ao meu ver, apelativo e sem credibilidade.

Avatar
Edmar 19 de junho de 2020

Deixa de ser chata. Sua chata.

Avatar
Lena 5 de março de 2021

Fura teu olho pra não ler na próxima vez.

Avatar
LAzevedo 5 de agosto de 2021

Deixa de ser escroto seu escroto. Não tem o que dizer fica quieto. Seu sem capacidade analítica.

Avatar
marcos 24 de novembro de 2020

concordo com você

Avatar
Araujo 4 de março de 2021

Comentário perfeito!

Avatar
LAzevedo 5 de agosto de 2021

Certiva no comentário.

Avatar
Deixe um comentário