Usado? Picareta não hesita em apagar as luzes do painel!

As luzes do painel que servem para alertar o motorista de eventuais defeitos no automóvel podem ser sabotadas para facilitar a venda de um usado

luzes de alerta painel
Sempre leve o carro em um mecanico de confiança que confira todos os detalhes incluindo as luzes do painel (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
01 de julho de 2022 20:02

A compra de um carro usado exige muita atenção, principalmente quando não se conhece sua procedência, se ele passou por manutenções preventivas e revisões recomendadas.

VEJA TAMBÉM:

E uma das maracutaias habituais de comerciantes e lojas desonestas é apagar as luzes de alerta do painel. Pois elas testemunham problemas que vão resultar em despesas para o próximo dono. E afastam os possíveis pretendentes ao carro.

Então, qualquer problema no ABS ou no Air Bag quase sempre exige troca de componentes eletrônicos que custam muito caro. Os picaretas não têm dúvida e armam um esquema para fraudar (apagar) as luzes de alerta e ocultar a necessidade de reparo.

Outra luz de alerta, a da pressão de óleo, pode eventualmente indicar que seu nível no cárter está abaixo do normal. Neste caso, basta completar que a luz se apaga. Mas pode também estar indicando baixa pressão no circuito de lubrificação e que o motor está na iminência de fundir e causar um baita prejuízo.

Então, está comprando um usado?

De olho no painel para não ser enganado pelas maracutaias das luzes de alerta! Em caso de dúvida, leve o carro ao mecânico de confiança.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário