Gasolina sem chumbo e com 95 octanas recomenda pelo manual

Leitor está preocupado porque o manual do automóvel dele recomenda gasolina sem chumbo e com 95 octanas. E, o problema é onde encontrar essa gasolina?

Por Boris Feldman 15/06/18 às 21h30
shutterstock 145661261

Leitor diz que o manual do seu automóvel, ele não disse qual, recomenda usar gasolina com 95 octanas e sem chumbo. E, ele se diz perdido por não saber como encontrar essa gasolina. A primeira impressão é de que não faz nenhum sentido colocar isso no manual, pois em primeiro lugar, nenhuma gasolina no Brasil, há muitos anos, usa o chumbo tetraetila.

E, em segundo lugar, não adianta falar aqui em octanas, pois as bombas dos nossos postos não indicam a octanagem, como nos países civilizados. Mas, devido à mistura com o etanol, toda a nossa gasolina tem uma boa octanagem e pode ser utilizada em qualquer automóvel.

E aí vem a pergunta: pra quê recomendar no manual o uso de gasolina sem chumbo e com tantas octanas? Simples, se o carro for exportado, ainda existem países que oferece as duas gasolinas, com e sem chumbo e com a octanagem indicada na bomba.

gasolina sem chumbo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jose carlos dias 30 de junho de 2021

Meu carro é um mini cooper s 2011mod 2012 1.6 turbo que é a gasolina indicada.ja que eu não tenho manual.de manutenção.

Avatar
Alexandre 6 de novembro de 2018

Corretíssima a informação apresentada pelo BORIS. a gasolina PODIUM é a que mais se aproxima da octanagem 95. A retirada do chumbo tetraetila deu lugar ao benzeno.

Avatar
Victor 14 de maio de 2021

A Podium possui 102-103 RON de octanagem, estando, na realidade, muito ACIMA do exigido nesse caso. A Podium é a gasolina com maior octanagem do mundo. Nenhuma manual iria sugerir uma octanagem que nenhuma gasolina vendida no planeta alcançaria.

Avatar
Marcílio 16 de junho de 2018

Quais países aqui na América do Sul ainda usam chumbo no combustível? Viajo bastante pela América do Sul e a recomendação que me passaram foi usar a pior gasolina oferecida por conta da falta de etanol na mistura.

Avatar
Deixe um comentário