Marcha a ré pode te ajudar a subir morros em dias chuvosos

O periodo chuvoso pode complicar a vida do motorista em determinadas situações do dia a dia. Mas calma, a marcha a ré pode te ajudar

lanterna traseira carro luz marcha re
Por Boris Feldman
Publicado em 21/02/2020 às 08h30

Quem gosta dessa época de chuvas é oficina de reparo de automóveis. Pois se reduz o atrito do pneu quando o piso está molhado, o freio perde eficiência e aumentam os acidentes.

Um outro probleminha do piso molhado, principalmente o de paralelepípedo, é que numa ladeira mais íngreme o motorista não consegue arrancar, pois as rodas ficam deslizando no chão.

Mas é um problema que costuma ter solução, se der para o motorista virar o carro com a frente para baixo e tentar arrancar de marcha a ré.

E sabe por que? Com a frente para cima as rodas perdem peso em relação ao piso, e deslizam por falta de atrito. Com o carro virado, o centro de gravidade se desloca para o lado das rodas motrizes e os pneus ganham aderência.

carro rua ingreme morro tracao shutterstock Marcha a ré
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dácio Marques 23 de fevereiro de 2020

Só faltou informar que carro com tração traseira não precisa virar de ré.

Avatar
Deixe um comentário