Fluidos de freio: posso misturar DOT 3 e DOT 4?

Foi provado que quando se mistura um óleo de pior qualidade com outro melhor, o resultado não é a média e sim um óleo inferior

Por Boris Feldman 01/06/18 às 07h30
reservatorio do fluido de freio

Os fluidos de freio com especificações diferentes não devem ser misturados. Também não é indicado usar o líquido moderno em carros antigos. Entenda melhor o tema ouvindo o áudio a seguir:

[TRANSCRIÇÃO]

O meu carro, diz um ouvinte, tem a especificação para o fluido de freio DOT 3. Ele quer saber se pode misturar com os fluidos de freio mais modernos, como o DOT 4. Negativo, não se pode misturar fluidos de especificações diferentes.

Exatamente o mesmo em relação ao óleo para o motor. Não se mistura um óleo mineral com o outro sintético, mesmo este sendo mais moderno e mais sofisticado.

Em resumo, não se misturam nem fluidos de freio e nem óleos de especificações diferentes. Só mesmo numa emergência e, assim que possível, remova essa mistura e volte o óleo ou fluido especificados.

Saiba que já foi provado que quando se mistura um óleo de pior qualidade com outro melhor o resultado não é a média, mas um óleo pior do que os dois.

fluido de freio
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos freire dos santos 20 de junho de 2018

Boa tarde, tenho uma Spin LT 13/14 automatica,133000km,deu um problema no cambio e entrou em estado de emergencia, procurei uma mecanica especializada em cambio automatico, expliquei o problema e fomos dar uma volta , no girar da chave o cambio voltou ao normal , demos uma volta , tudo ok, todas as marchas trocadas com perfeiçao.O mesmo me recomendou , que chegando em casa, desconecta-se os cabos da bateria e conecta- se os dois juntos e aguarda-se algumas horas pois isso faria um reset do cambio,fiz e de fato , no outro dia tudo ok, mas depois de alguns kms o defeito voltou, confusao do cambio , indo ate 4marcha e reduzindo sozinho depois, fui em outro mecanico o qual conectou o scanner e nao foi constatado nenhum defeito pois o procedimento que havia feito apagou a memoria.Por favor , me aconselhe o que fazer, desde ja agradeço.Obrigado.

AutoPapo
Boris Feldman 27 de junho de 2018

Se o carro voltou a apresentar o defeito, ele deve estar registrado na central eletrônica. O computador de uma concessionária é capaz de descobrir o que está ocorrendo.

Avatar
Deixe um comentário