Óleo de motor: misture apenas nesta condição

O recomendado é nunca misturar lubrificantes de especificações diferentes, mas, em caso de emergência, é necessário prestar atenção neste cuidado

óleo de motor
Essa mistura já é prejudicial para o motor, mas combinar tipos diferentes de óleo, como o mineral e sintético é ainda pior (Foto: AdobeStock)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/03/2024 às 18h02

Imagine que você saiu para viajar com o carro e não prestou atenção na nossa dica de levar um frasco no porta-malas com o mesmo óleo utilizado no motor. Em seguida, parou no posto, conferiu o nível na vareta que indicou a necessidade de completar com um litro.

VEJA TAMBÉM:

Porém, nesse posto não tem exatamente o mesmo óleo. Aliás, pior ainda, o seu carro usa o sintético, e lá só tem o mineral ou vice-versa. Pode misturar? Poder não pode, mas é melhor colocar algum do que nenhum.

Então, complete emergencialmente com o produto que seja mais próximo do recomendado para o seu motor, mas não se esqueça de, assim que possível, esgotar todo o óleo e substituí-lo pelo tipo recomendado. Qualquer mistura pode prejudicar seu motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
FRANCISCO Brito 2 de março de 2024

Gosto de ouvir os comentários sábios de Boris

Avatar
Deixe um comentário