Pode misturar óleo mineral com sintético? Nós respondemos!

Um mesmo lubrificante pode ser oferecido em composições diferentes, mas será que é indicado misturar óleo mineral com sintético?

iStock 38130406 XLARGE 1
Por Boris Feldman
22 de maio de 2018 21:30

Na hora de trocar o óleo do automóvel é sempre bom ficar atento as recomendações do manual e  prestar atenção na viscosidade especificada no mesmo. Mas, será que há algum problema misturar óleo mineral com sintético?

LEIA MAIS:

[TRANSCRIÇÃO]

O óleo do motor tem várias características que devem ser respeitadas quando se vai completar o nível ou substituir todo o óleo do cárter. As duas principais características são: primeira, a viscosidade classificada pela SAE.

Ela pode ser classificada como 10W40, ou 5W30, ou 0W30 não importa, no momento de substituir a viscosidade tem que ser a recomendada no manual.

A segunda característica é a aditivação classificada pela API que pode ser SF, SG, ou SL e assim por diante. Essas letras definem que tipo de aditivos foram colocados no óleo e também têm que ser respeitados na hora de completar ou de substituir.

Pode misturar óleo mineral com sintético?

A outra característica é se o óleo derivado do petróleo, neste caso, o chamado óleo mineral, ou formulado em laboratório, neste caso, o óleo sintético.

Se o óleo que está no seu motor é o mineral ele não deve ser misturado com o sintético e vice-versa, ainda que a viscosidade e aditivação, SAE e API,  sejam as mesmas, não se deve misturar óleo mineral com sintético.

Pois, sua composição é completamente diferente, eles se estranho e quem acaba sofrendo com isso é o seu motor.

Um mesmo lubrificante pode ser oferecido em composições diferentes, mas será que é indicado misturar óleo mineral com sintético?
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hratch Debelian 9 de janeiro de 2021

Tá, e no caso de misturar óleo mineral com semi sintético. Ainda é tolerável?
Desde já, obrigado!

Avatar
Gustavo 24 de junho de 2020

Todo lubrificante 5w30 sao sinteticos ou existe mineral também no caso da marca bardahl

Avatar
Alessandro 10 de maio de 2020

Muito obrigado pelas informações! Sempre tive está dúvida.

Avatar
Deixe um comentário