Montadora de carro ou fábrica? Quem realmente produz o automóvel?

"Afinal, quem produz um automóvel? É uma fábrica ou uma montadora? Apesar de os dois termos serem usados, fábrica é mais adequado". Saiba o porquê:

montadora fabrica automoveis carros shutterstock
Por Boris Feldman
24 de março de 2019 07:30

Existe uma diferença entre os termos montadora de carro e fábrica, apesar dos dois serem utilizados normalmente pela maioria das pessoas. Entenda a diferença entre ambas:

[TRANSCRIÇÃO]

Afinal, quem produz um automóvel? É uma fábrica ou uma montadora? Apesar de os dois termos serem usados, fábrica é mais adequado. Mas usa-se montadora porque é grande o volume de peças, componentes que a fábrica encomenda para terceiros, os chamados fornecedores de peças ou sistemistas. O termo montadora dá a impressão de que a fábrica nada faz, apenas recebe as milhares de peças de seus fornecedores e coloca tudo na linha de montagem.

Por outro lado, quanto maior o número de peças e componentes produzidos pela própria fábrica, mais ela é chamada de ‘verticalizada’. Embora existam alguns componentes que ela não tem condições de produzir, como: pneus, vidros, lâmpadas e outros.

Montadora de carros
Foto Kia | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ELITON PREVITAL NERY 13 de setembro de 2021

COMO QUE EU CONSIGO CATALOGO DE PEÇAS COM VALOR DA PROPRIA MONTADORA?

Avatar
Washington Luis 5 de agosto de 2021

Na verdade ainda não ficou claro quem fábrica o carro. E porque as montadoras que existem no Brasil tem seus carros tratados no mercado como importados se são montados aqui. Tudo muito confuso. Tenho um Toyota e até hoje não sei se ele é nacional ou importado. Gostaria muito que esse tipo de duvida fosse esclarecido.

Avatar
Joao tertuliano da silva 11 de novembro de 2019

Como usuário ,apesar de ñ possuir um fico muito feliz quando veja mais já que possui uma perfeita tecnologia, e gostaria muito de receber uma doação de um carro desses, qualquer um é bom eu ficaria satisfeito e muito feliz

Avatar
Luis Carlos 5 de maio de 2020

Acorda Tertu! Kkkk

Avatar
Deixe um comentário