Motor de 3 cilindros vibra mesmo?

Tendência mundial, este tipo de bloco tem uma característica muito peculiar que chama atenção dos donos e motoristas

motor bmw 3 cilindros portal
Tem motivo para a vibração (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 26/05/2023 às 18h02

Têm mecânicos que apesar de competentes não acompanham o desenvolvimento tecnológico da indústria automobilística e às vezes se insurgem contra certas novidades.

VEJA TAMBÉM:

É comum

  • E falam mal do motor de três cilindros, que é uma tendência mundial para maior eficiência, e quase entram em estado de graça quando o motorista chega com seu carro com motor de três cilindros dizendo: “está vibrando”. E ele diz: “pois é! Eu te falei para não comprar esse automóvel. Agora aguenta a vibração”.
  • E essa é mesmo uma característica dos motores de três cilindros, principalmente em baixa rotação, em marcha lenta. Em altas rotações essa vibração praticamente desaparece.
  • Pois no motor de quatro ou de seis cilindros tem sempre metade dos pistões baixando e a outra metade subindo, o que facilita o equilíbrio destas massas. Mas com o número ímpar de cilindros é claro que é coisa se complica.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
26 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Umberto 1 de agosto de 2023

Tenho uma tracker 2022,1.0 três cilindros, o carro vibra muito qnd está na lenta e qnd arranca fax um barulho estranho igual de motor a diesel ..Isso é normal nesses carros?

Avatar
Paulinho 31 de maio de 2023

Eu tenho um tobata, depois que coloquei o carroção, não noto vibração nenhuma nele principalmente quando ele está desligado.

Esta que motor 3 canecos não vibra é história de dono mentiroso.
Além do que os motores 3 cilindros não são recondicionáveis, fundiu??? Lixo!!

Avatar
Jonas Paulo Negreiros 30 de maio de 2023

Motor Diesel vibra em marcha lenta. No entanto, um motor de sucesso tem cinco cilindros: o Volvo Penta.

Avatar
Thiago 29 de maio de 2023

Outra coisa: não percebo vibração nenhuma do motor, nem andando, nem em marcha lenta. Acho até mais silencioso do que carros de quatro cilindros.

Avatar
Thiago 29 de maio de 2023

O povo não entende a tecnologia e quer criticar. Esses novos motores de 3 cilindros não são como outros motores de cilindros ímpares como, por exemplo, de 5 cilindros, onde enquanto três pistões sobem, dois descem. Nesses novos motores de 3 cilindros, os três pistões trabalham em tempos diferentes, vão ler a respeito. Pesquisei muito e comprei um Onix Plus turbo automático. O carro arranca demais, te joga pra trás, é excelente em ultrapassagens, responde muito rápido e é muito econômico na estrada, faz 22 km/L comigo.

Avatar
HAF 30 de maio de 2023

Amigo, computador de bordo aferindo consumo na grande maioria das vezes é tão verdadeiro quanto promessa politico. Tenta aferir o consumo dividindo os quilômetros rodados pelo litros abastecidos entre uma e outra ida ao posto. Abraço.;

Avatar
Thiago 30 de maio de 2023

Sim, fiz a média do veículo anotando a quilometragem e os litros consumidos. Deu uma diferença de 2 Km por litro a menos, comparando com o computador de bordo.

Avatar
Polvo 29 de maio de 2023

Novo acho que não deve vibrar, mas acredito que os coxins estragam mais rápido por conta de trabalhar muito mais para compensar o desbalanceamento. Eu tenho uma outra dúvida: pelo fato de haver esse desbalanceamento, os mancais podem se desgastar de forma irregular

Avatar
Rodolfo 29 de maio de 2023

Creio que seguindo as velocidades recomendadas de troca de marchas a película de óleo dos mancais, ou seja virabrequim/bronzina não é rompida devido a ser uma mancal hidrodinâmico, salvo melhor juízo.
Já se a pessoa usar rotações abaixo do recomenado pela montadora pode romper a película de óleo, e ainda existe o risco de pré-ignição. Aquela pessoa que gosta de andar próximo dos 1.000 rpm em 5a macha ou 6a marcha.

Avatar
jo 29 de maio de 2023

fale mais sobre isso pq eu faço direto

Avatar
Teodorico Cabral 30 de maio de 2023

Ford Ka 1.0 2018 vibra o câmbio de marcha e as vezes até o banco.parece até trator o barulho mais só vibra quando está parado em um sinaleiro ou marcha lwntal ou quando está engatada as primeira marcha .será que tem que trocar os cochins do motor alguém pode me informar?.

Avatar
Rodolfo 30 de maio de 2023

JO,
Isso de pré-ignição ocorre devido ao fluxo de gases de admissão em baixa rotação ser menos turbulento. Por isso em subidas se deve andar no mínimo próximo dos 2.000 rpm.
Já o mancal hidrodinâmico (bronzina/virabrequim) quanto maior a rotação menor é a possibilidade de rompimento da película de óleo, isso um motor em boas condições, um motor cansado vai estragar tudo altas rotações.
Por outro lado, quanto maior a rotação do motor maior é o desgaste de: pistões, anéis de segmento, cilindros, comando de válvulas, etc. Assim nem 8 e nem 80…
Por exemplo, meu Onix 1.4-L ano 2019 na Rodovia Ayrton Senna – SP-070, faz 2.900 rpm a 120 km/h em 6a marcha, mas quando a subida é muito forte eu vou de 5a marcha a 120 km/h para poupar as bronzinas do motor.

Avatar
Luciano 29 de maio de 2023

Os motores 3 cilindros, os engenheiros já pesaram nesta vibração por isto a polia da Coreia dentada não e meio oval pra balancear o motor em funcionamento.

Avatar
Luiz Carlos Leite 28 de maio de 2023

Eu descordo. Na época 1980 tive 3 Audi, todos com cinco cilindros e nunca vibraram embora tivessem número ímpar de cilindros.Isso aí é narrativa de país tupiniquim. Antes disso tive um NSU Ro80 que esse sim vibrava um pouco, mas nada mais que um Chevrolet 6 cilindros 4.1

Avatar
Rodolfo 29 de maio de 2023

Quantos mais cilindros menos se vibra, desde que seja par… V12 não vibra de jeito nenhum… Já o 5 cilindros tem que algo que amorteça a vibração como por exemplo eixo contra-balaço, que é caro, ou coxins hidráulicos por exemplo. Isso custa dinheiro.

Avatar
Sebastião Cariri Lopes 28 de maio de 2023

O problema do motor de 3 cilindro é muito caro e não tem peças de reposição

Avatar
Gaspar 28 de maio de 2023

Tenho um kwid tá com 120 mil km não do que reclamar

Avatar
J osé Alberto 27 de maio de 2023

Então, por quê não fizeram um motor 2 cilindros. Menos peças móveis, mais eficiência e sem vibrações?

Avatar
Marcos 27 de maio de 2023

Estou no terceiro carro com motor 3 cilindros. Nunca me deram problemas além de serem extremamente econômicos. O primeiro, um Ford Ka 2014 rodei 130.000km só fazendo as manutenções normais do manual. O segundo, um FOX 2016 da mesma forma e atualmente tenho um segundo carro para o trabalho, um GOL 2021. Em nenhum deles notei estas tais “vibrações”…inclusive o GOL na lenta é extremamente liso.

Avatar
Alberto Santos Mattos 27 de maio de 2023

Estão chegando os (PÉ DE BOI) VEMAGETE / FISSORES / KANDANDO E O BELCAR TODOS COM TRES CILINDROS E COMANDO DE CORRENTE DE BICICLETA E BOMBA DE ÓLEO CRAVEJADA DENTRO DA CARCAÇA DO MOTOR. QUE TECNOLÔGIA É ESTA??? QUE ENCRENCA VAMOS VER O FUTURO.

Avatar
Edicarlos Miranda martins 27 de maio de 2023

Motor 3 cilindro e6 descartável

Avatar
Francklin 27 de maio de 2023

Fraquíssimo a reportagem… O para usar um termo antigo “liliputica”…

Avatar
Geraldo 27 de maio de 2023

Estes 3 cilindros atuais é lixo puro. A DKW 3 cilindros eram muito melhores e olha q estou falando de 60 anos atrás.

Avatar
Alberto 26 de maio de 2023

Eu tenho um Polo , e digo ,é praticamente imperceptível as vibrações,além do motor proporcionar um ótimo desempenho
aliado a um consumo comedido.

Avatar
Gilson Soares 26 de maio de 2023

Mesmo sendo uma tendência mundial, não é a única tecnologia que consegue obter resultados satisfatórios de economia e emissões: exemplo: o motor da Honda que equipa o new City e HRV, são econômicos, confiáveis, modernos e atendem todas as normas de emissão, e evidentemente vibra muito pouco ou nada se comparado aos três cilindros, logo, acho que trata-se de opções das montadoras por questões talvez de custo e não de eficiência acima da média em detrimento aos motores de quatro cilindros.

Avatar
Marcelo 28 de maio de 2023

Estou no segundo hb20, não percebo esta vibração. Sou motorista de aplicativo e no primeiro rodei 280 mil km e vendi funcionando perfeitamente. Gosto pela economia e desempenho que é surpreendente

Avatar
Deixe um comentário