Motor demora para pegar em dias frios? A solução pode ser simples

"Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum"

Ligar o carro
Por Boris Feldman
06 de julho de 2019 07:30

Toda vez que chega a época de temperaturas mais baixas, começam as reclamações de quem tem carro flex, da dificuldade para o motor pegar nas manhãs mais frias. O que se explica pela dificuldade do álcool de se vaporizar.

Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum. O que pode ser provocado por uma deficiência no sistema de partida a frio, naquele tanquinho, ou algum sensor na central eletrônica que não esteja identificando a presença de álcool no tanque principal.

Seja lá qual for o problema, vou dar aqui uma dica infalível: ao invés de abastecer exclusivamente com etanol, procure misturar uns 20 a 30% de gasolina, suficiente para o motor pegar mesmo nas manhãs mais frias.

Motor demora a pegar
Tanquinho de partida a frio
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Igor Andrade 18 de abril de 2021

Eu tenho um celta life 2008 flex, toda manhã quando vou dar a partida ele demora de pegar, mas dps que eu rodo e dou a partida dnv ele pega normal, tem horas que da umas falhadas tbm, e percebi que ele aumentou o consumo de gasolina. E eu só rodo com gasolina

Avatar
Maicon Emanuel Lanius da Costa 31 de maio de 2021

Como arrumou?

Avatar
Tiago 14 de fevereiro de 2021

Essa dica vale também para motores antigos carburados a etanol? A exemplo o Escort xr3 1.8 motor AP?
Não há risco de pré ignição e trincas no cabeçote?

Avatar
Fabio Lopes 6 de setembro de 2019

Até a chegada dos dias mais frios do ano, só abastecia o carro que tenho, de motor flex, com álcool, até que na primeira partida do dia demorava para pegar – chegou a me lembrar os carros mais antigos, que tinham carburador e que se comportavam de forma parecida. Abasteci com gasolina e o problema foi resolvido. Muito agradecido por compartilhar!

Avatar
Deixe um comentário