Motor demora para pegar em dias frios? A solução pode ser simples
"Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum"
Por Boris Feldman 06/07/19 às 07h30"Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum"
Por Boris Feldman 06/07/19 às 07h30Toda vez que chega a época de temperaturas mais baixas, começam as reclamações de quem tem carro flex, da dificuldade para o motor pegar nas manhãs mais frias. O que se explica pela dificuldade do álcool de se vaporizar.
Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum. O que pode ser provocado por uma deficiência no sistema de partida a frio, naquele tanquinho, ou algum sensor na central eletrônica que não esteja identificando a presença de álcool no tanque principal.
Seja lá qual for o problema, vou dar aqui uma dica infalível: ao invés de abastecer exclusivamente com etanol, procure misturar uns 20 a 30% de gasolina, suficiente para o motor pegar mesmo nas manhãs mais frias.
Essa dica vale também para motores antigos carburados a etanol? A exemplo o Escort xr3 1.8 motor AP?
Não há risco de pré ignição e trincas no cabeçote?
Até a chegada dos dias mais frios do ano, só abastecia o carro que tenho, de motor flex, com álcool, até que na primeira partida do dia demorava para pegar – chegou a me lembrar os carros mais antigos, que tinham carburador e que se comportavam de forma parecida. Abasteci com gasolina e o problema foi resolvido. Muito agradecido por compartilhar!