Motor flex será ecológico apenas em UMA condição

Esse propulsor de dois senhores é de fato mais limpo, porém isso depende totalmente de como o dono do automóvel o abastece

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Nem 1/3 dos condutores utiliza o etanol (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/08/2023 às 18h02

Eu nunca vi uma lorota ecológica maior do que essa história de que motor flex alivia o impacto ambiental, reduzindo as emissões de carbono do CO2 que provoca o efeito estufa.

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Poucos usam todos os recursos do motor flex

  • Porque não tem dúvida de que isso seria verdade se os donos de carros abastecessem com etanol, mas as estatísticas dizem o contrário. Dentre eles, 70% abastecem o tanque com gasolina.
  • Então o motor flex só vai contribuir para descarbonização do planeta quando o etanol custar muito mais barato que a gasolina e compensar ao motorista abastecer com ele o tanque, para efetivamente reduzir o custo do quilômetro rodado na ponta do lápis.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
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Polvo 2 de setembro de 2023

O problema de se abastecer exclusivamente com etanol é a presença de água. Muitos postos fazem essa picaretagem. Outro problema é a baixa autonomia.

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Rodolfo 3 de setembro de 2023

Exatamente!
E um outro problema que pesquisando o assunto descobri é que o óleo lubrificante sofre mais com o etanol dó que com a gasolina, implicando em maiores desgastes quando se usa etanol.
É sabido que as novas classificações de desempenho de óleo lubrificante a partir de API SN já foram feitas para o óleo resistir ao etanol, porém quase ninguém segue o que manda o manual do proprietário, seu uso é severo e se julga uso normal, então como fica o aditivo do óleo para proteger o motor contra a falta de lubricidade do etanol?

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Ary Goulart Curty Jr. 1 de setembro de 2023

Bom dia Boris, por que ao invés de você ficar nesse papinho de a gasolina é mais poluidora que o alcool, você não vai para a realidade da gasolina vendida aqui no Brasil, todo mundo sabe inclusive você que quanto maior a octanagem da gasolina, menor é a poluição que ela produz, então por que no Brasil a ANP não obriga as distribuidoras e postos de gasolina a colocar um aviso ao consumidor informando a octanagem da gasolina que está consumindo? isso já seria um grande passo com a sua preocupação ecológica. Na Europa Ocidental e EEUU existe essa preocupação em todas as bombas que vi tem expressas as indicações “SEM CHUMBO E A OCTANAGEM” com esse procedimento você estaria prestando um serviço mais transparente e contribuindo ecologicamente.

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André Ferreira Neto 31 de agosto de 2023

Etanol e uma farsa .ele usa combustível fossel para ser produzido.e o combustível mais cara para produzir.

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Rodolfo 31 de agosto de 2023

Pesquisem no Google Acadêmico artigos de estudo de corrosão de etanol vs gasolina e depois tirem as suas conclusões.
E não menos importante, na Europa toda gasolina é aditivada, com isso o motor polui menos e economiza mais combustível em relação a um motor carbonizado.
Assim pra quem dirige o carro de modo normal e prudente de que vale ter mais potência no etanol?

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Heitor 31 de agosto de 2023

Sim, os nossos motores flex são motores a álcool pra poder também rodar com gasolina.Nós tínhamos que ter o combustível E85 que os americanos usam. 85% de álcool e 15%de gasolina.Faz mais km/l que o álcool puro e não precisa de sistema de partida a frio.

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Andre Rocha 31 de agosto de 2023

Mas isso é “muito fácil”. Em um tanque de 54L por exemplo, basta você colocar aproximadamente 10L de gasolina e o restante de etanol. Como a nossa gasolina possui 27% de etanol, juntando com o restante do tanque, dá mais ou menos essa proporção de 85%E e 15%G

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Santiago 31 de agosto de 2023

Sim, uma ótima opção!
Compra-se a “mistura” já pronta, sem precisar fazer conta e nem calcular a próxima parada no posto.
Só acho que aqui no Brasil deveria ser E-75 (apenas pra garantir um melhor funcionamento).
E a velha e boa regra de só abastecer em postos que inspirem alguma confiança.

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Victor Hugo PC 31 de agosto de 2023

Na verdade é a estupidez humana. O álcool não rende tanto quanto a gasolina? Só rende 70% do que rende a gasolina? Mas é 70% mais barato e isso é um preço praticamente tabelado porque o álcool é sempre muito mais barato só que cobram o máximo possível que é 70% do preço da gasolina. Eu abasteço só com álcool exclusivamente com álcool porque tem até álcool aditivado no mercado. Gasolina sempre tem risco de estar batizada com impurezas com solventes com o diabo a 4 e detonar o motor. O álcool é sempre puro e limpo. Até o cheiro que sai do escapamento é melhor… Cheirinho de cachaça ao invés daquele fedor de gasolina… Mas enfim. Só quando o governo fizer uma taxação de combustível fóssil e poluente que jogue o preço da gasolina lá em cima e dar isenção de impostos pro álcool como forma de incentivo. Mas eu aposto que os usineiros vão continuar cobrando 70% do preço e lucrando absurdamente…

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Santiago 30 de agosto de 2023

Na maior parte do tempo eu abasteço o meu carro flex com gasolina – lembrando que ela já vem “batizada” com 30% de etanol.
A cada 2 mil km eu completo com etanol, deixando uma proporção de pelo menos 1/4 de gasolina (já descontando os 30% de etanol que ela traz) – e fuciona bem!.
Mas se deixar o tanque com 100% de etanol, o motor reclama, principalmente quando ainda está frio – lembrando que os motores-flex são, na verdade, motores originalmente a gasolina “mexidos” pra aceitar também o etanol.
Resumindo: Se por uma façanha da engenharia, os motores-flex entregassem um desempenho/eficiência semelhante com os dois combustíveis, certamente haveria muito mais motoristas utilizando o etanol.

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Andre Rocha 30 de agosto de 2023

Amigo, é justamente o contrário. Motores Flex são a etanol e tiveram sua pressão reduzida e módulos novos para comportar a gasolina.

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Santiago 31 de agosto de 2023

Sim, é verdade. Especialmente aqueles motores que foram desenvolvidos aqui no Brasil, e que integram plataformas existentes há mais tempo em nossa indústria.
Entretanto há também aqueles modelos mais recentes, cujas plataformas contam com motores apenas “tropicalizados” (e não desenvolvidos aqui).

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Oliveira 31 de agosto de 2023

ANDRÉ ROCHA,exatamente isso,e é tanto que alguns motores grilam muito quando abastecidos com gasolina e funcionam perfeitamente com álcool,pra evitar que o motor flex dê trabalho pra funcionar em manhãs e dias frios é só manter revisado o sistema de partida a frio e bem como o sistema de injeção e ignição,quanto mais em dia estiver com a revisão mais rápida a partida a frio,e “tentar” usar combustível de qualidade sendo que a maioria é batizada infelizmente.

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Victor Hugo PC 31 de agosto de 2023

Motores flex são motores a álcool que tem sensores anti detonação evitando batida de pino quando botam gasolina… Agora o problema de a gasolina funcionar melhor em climas frios infelizmente é um fenômeno físico… contudo a gente mora num país tropical.

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