Motor de 3 cilindros não presta? O meu tem mais de 50 anos

Esses propulsores parecem ser tecnologia muito nova no mercado, mas já equiparam carros em meados do século passado

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Eu tenho até um motor extra parado no cantinho (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/08/2023 às 07h02

Ficam aí esses youtubers, chamados de influencers, jornalistas que se dizem especializados e até mecânicos falando abobrinha sobre qualquer novidade tecnológica da indústria automobilística.

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E resolveram agora fazer duras aos críticas motores três cilindros que chegaram recentemente, porque não tem durabilidade, vão quebrar logo, vibram, o consumo é alto e outras besteiras do gênero.

E aí eu saio para passear com meu DKW Malzoni de 1966, com três cilindros e 75 cv. Já fiz com ele o Rally 1000 Milhas, na Argentina, e disputei uma corrida de antigos na pista de Laguna Seca, na Califórnia.

E preocupado, comprei no passado para ele o motorzinho de reserva que tá lá encostado em um canto todo empoeirado.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
30 Comentários
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Kennio 10 de novembro de 2023

Problema, no Brasil, é: noventa por cento dos mecânicos não sabem nada.
Preguiçosos, não pensam, não raciocinam.
Vivem de chutes.
E criam esses mitos que motores tais e tais são ruins, marca A ou B é ruim…tipo, baixo nível puxa pra baixo…

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Mister Gasosa 10 de novembro de 2023

Mas convenhamos que a invenção da correia dentada banhada em óleo foi um tiro no pé… a mesma é sensível a combustível batizado e é sabido que no Brasil ainda se batiza combustível.

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Marino Pedroso 3 de setembro de 2023

Vou responder somente o título:
Não!
O seu prestava a 50 anos atrás!

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Paulo Miranda 2 de setembro de 2023

Em minha humilde opiniao,esses motores de hoje em dia sao subdimensionados para a potencia que geram.Todos querem potencia e torque mas ninguem quer saber de pagar a conta.Trabalhei muito tempo com um Perkins 3 cil no trator e era otimo.Tive moto Yamaha 3 cilindros que produzia um som maravilhoso,o que interessa e a engenharia e a manutencao.

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jose 2 de setembro de 2023

as coisas eram feitas pra durar – eram maltratadas e sobreviviam
hj são feitas com prazo de validade – mas se vc cuidar direito elas vão durar sim
meu kwid ja rodou mais de 100.000km
troco o oleo no km certo, e não entro na faixa de giro vermelha…ao ligar não saio acelerando…
ah zé, não pega retifica – mas quem compra pensando em retifica??? quem quer ficar com o carro por 137 anos gente?

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Kennio 10 de novembro de 2023

Concordo!

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Alecxander 1 de setembro de 2023

A pergunta certa:
Manutenção facilitada ?
Quantas unidades foram vendidas e seus concorrentes estão rodando ainda ?

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Lindenberg 1 de setembro de 2023

O problema está entre o volante e o banco do motorista. Para esclarecer o cara compra uma lavadora de 6 kg e coloca 12 pra lavar depois reclama que o motor da lavadeira é fraco e a máquina não presta. Deu para entender?

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Marcos Rodrigues da Silva 31 de agosto de 2023

Boa noite: vou lhe fazer algumas pergunta : esse motor de 1965 é de correia dentada banhada a óleo, corrente de comando ou engrenagem? Não deve ser correia banhada a óleo aí dou nota dez pela engenharia. Agora quanto esse motores atuais vai me desculpa sou seu Fã mas você não deve ter um carroça dessa de três cilindro atual, ou então você precisa ir nas oficina ver essa carroças desmontadas com correias deteriorando no óleo entupindo a galeria do motor e ainda tremendo mais do que minha mãe com mal de parkinson. HYUNDAY H20 baixa 1.5 litros de óleo a cada 1000km e ainda sai os três pistões pra fora, VW franco bebedor e ainda tem que dar corda pra andar, com passageiro e carga, Onix tem que rezar dez pai nosso e 20 avemaria pra troca a correia e de todos tiver que tirar cabeçote e o carte pra limpeza, Ford Ka erro na injeção tem que fazer trocar de cabeçote, Argos ainda é o melhozinho, mas tem hora wue deixa a desejar os Turbo coitados dos donos se prepara para gasta quando atingirem 50000 km. Então notem engenharia boa nessas carroças ambilsnte motorizada a três cilindro. Você tem um pensador feito com engenharia perfeita porque esses engenheiros NUTELLA de hoje infelizmente não sabe é de nada. E ver se tem essas carroças caras que deveria ser msis baratas se tornaram msis caras. Por um carro desse pra mim como Kwid deveria fazer um preço de apenas R$15.000,00 resis e olha lá pegaram as rodas do corcel 1 e 2 colocaram na charrete. Brasileiro gosta de porcaria cara e não reclama. Ver se essas carroça vai para exterior? Duvido muito.

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Mister Gasosa 31 de agosto de 2023

Desculpe-me dizer, mas o fato de seu DKW Malzoni ter mais de 50 anos não diz muita coisa… o que vale é quantos quilômetros ele rodou sem abrir o motor, ou seja, sem trocar bronzinas de biela e mancal, retífica de virabrequim, etc.
É sabido que motor 2 tempos não tinha a mesma durabilidade que um motor de mesma potência de 4 tempos.

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Wesley 30 de agosto de 2023

Infelizmente é um caminho sem volta
Motores como fire,Ap e gm familia 1 e 2 estão no passado
O futuro vai ser assim,motores modernos porém frágeis e com manutenção elevada.

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Cleber 30 de agosto de 2023

O problema não é o motor ser três cilindros é o cara que compra e que usar com se fosse 8 cilindros além de não fazer as manutenções recomendadas pelo fabricante.

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Sandro 30 de agosto de 2023

Esse DKW não é 2 tempos? Qual a relação com os três cilindros atuais?
Posso dizer que motor 1.0 3 cilindros turbo equipava o smart no século passado e todos muitos ainda rodam cheios de saúde.

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Lourival Pereira da Silva 31 de agosto de 2023

Os inteligentes de hoje, compram um carro zero e na primeira viagem já pisam no acelerador até espremer no assoalho, sabemos que os metais têm sua resistência, mas como tudo, existe um limite.
Não há motor por mais bem desenvolvido que aguenta o tranco nas mãos de um marreta.
Outros só sabem rodar, a única manutenção que fazem é colocar combustível, têm também os que nunca olharam no manual do carro
Os motores atuais, são fabricados em série, um atrás do outro para aumentar a produção. Não há refino na usinagem, o excesso é retirado em uma única ação da ferramenta. Desse modo, quando já se usinou digamos iuns 50 blocos a ferramenta de corte já não apresenta a mesma precisão do início da usinagem, quer por torção ou desgaste do fio de corte.
Por tais motivos é que existem motores melhores e outros que já vêm com vícios da fábrica.
É claro que existem máquinas modernas de última tecnologia, mas são poucas. O perigo é a montadora comprar peças terceirizados de fabricação ordinária em máquinas ultrapassadas. É jogar na sorte.

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CARLOS ALBERTO CRESQUI 30 de agosto de 2023

Cada época tem sua tecnologia , daqui alguns anos será outra e assim por diante.

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Heitor 30 de agosto de 2023

Uma comparação infeliz. Um 2 tempos dos anos 50 que apesar de ser revolucionário na época, não tem nada a ver com os motores de hoje. Nem bomba d’água tinha.

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Victor Hugo P.C. 31 de agosto de 2023

E durou 50 anos porque alguém cuidou mas você quer que os atuais todos pifem… nas mãos de descuidados é óbvio que mesmo os v8 vão pifar.

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Elder 30 de agosto de 2023

A tecnologia usada hoje nos motores de 3 cilindros, todos 4 tempos e quase todos auxiliados por turbos, não tem nada ver com os motores DKW da década de 60 e anteriores! Eram motores de dois tempos, baixa potência específica e alto consumo para o desempenho oferecido…
O fato principal que ocasionou o total abandono dos motores de 2 tempos foi serem muito poluentes!

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Victor Hugo P.C. 31 de agosto de 2023

Assim como motor Detroit diesel 4 ou 6 cilindros de 2 tempos.
Ou motos Yamaha 80cc monocilíndrico 2 tempos
O problema eram os 2 tempos. E não ter 1 ou 3 ou 4 ou 6 cilindros…

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Ronaldo 30 de agosto de 2023

Os motores de três cilindros são tão excelentes que foi preciso parar a fabricação por 50 anos.
Para de falar bobagem se a tecnologia tivesse sido realmente boa não teria sido engavetada ,a verdade é que nós dias de hoje tudo que está sendo produzido é uma porcaria, acho até que os engenheiros sabe apenas 1/10 do que os engenheiros do passado sabiam ,caso contrário não teriam pego um projeto engavetado a 50 anos,desculpe a franqueza mas os engenheiros de hoje em dia são todos “especiais ” não tem outra Explicação.

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Carlos Aleixo 6 de setembro de 2023

Engenheiros automobilísticos não fazem os motores do jeito que eles gostariam, mas sim seguindo as premissas que lhes são impostas, em termos de tamanho, peso, emissões de poluentes, consumo, durabilidade, robustez, grau tecnológico, entre outros inúmeros fatores. Pode ter certeza que esses motores tão criticados, são resultado das premissas impostas aos projetos, as fábricas querem motores pequenos, leves, com baixo consumo específico, durabilidade máxima de 200 mil km e custando o mínimo possível. Trabalhei com engenharia de projetos em outro ramo por um bom tempo, e quase nunca ou mesmo nunca, pude criar um projeto ideal, as limitações impostas nós obrigavam a partir para o lado negro da “otimização”, para o fabricante claro, com durabilidade bem abaixo do possível e obsolenscia programada, visando redução de custos, cuja maior parte ficava com o fabricante, pouca coisa era repassada para o preço dos produtos.

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Mister Gasosa 30 de agosto de 2023

Bom mesmo era o meu motor 1.8 AP, do meu Gol GL ano 1990. Passou por maus bocados… superaquecimento, plaina de cabeçote, etc. Os motores de hoje só são bons para o primeiro dono, quando acaba a garantia ele passa o abacaxi pro próximo para explodir a bomba na mão…

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Ronaldo 30 de agosto de 2023

Exatamente, só que para fabricar um motor desses é 10 vezes mais caro , não só pelas peças mas pelo custo total, engenheiros não existe. Mais ,boa vontade também já não existe mais, e a única vontade que ainda existe é a de ganhar dinheiro que é a única que sobrou.

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Carlos Aleixo 30 de agosto de 2023

O caso nem é ser 3 ou 4 cilindros (para ficar nos mais comuns no Brasil). O caso é a excessiva “otimização” na redução de materiais empregados nos motores, visando reduções de peso, tamanho e principalmente custos. E isto nem é coisa só de motores de 3 cilindros atuais, atinge também os 4 cilindros menos antigos. Peguemos por exemplo um motor VW 1.6 MSI, já descontinuado. O antecessor dele, o famoso AP de 1.6, 1.8 e 2.0 litros, até hoje é usado em projetos variados de aumento de performance, seja aspirado ou turbo, isto porque ele é um projeto antigo, com margem de seguranca muito elevada no uso de materiais. Ninguém se atreve a tentar o uso do 1.6 MSI, ele foi projetado muito no limite, bom para o fabricante , mas não para os consumidores. Tenho 2 motores dkw, um 1000 que está no Belcar 58 que estou mexendo aos poucos e outro o original dele de 900 vc, que funciona mas precisa de retifica.

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Ademilson José de Bessa 30 de agosto de 2023

Temos que julgar e comparar os motores 3 cilindros atuais. Os de hoje por exemplo o cabeçote não aceita rebaixamento porque já vem no limite, qualquer empeno , só outro.
Quando muitos mecânicos falam , é porque tem sentido sim.
É só visitar as oficinas que fazem manutenção desses motores pra confirmar.
É igual aquela história que limpeza de bico é enganação, já fiz várias vezes e funciona sim.

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Carlos Aleixo 30 de agosto de 2023

Não só os de 3 cilindros, tem vários motores de 4 cilindros que a recomendação dos fabricantes é esta mesma, nunca retificar, colocar um novo. Mas conheço muitas oficinas que retificam e os carros ainda rodam bastante. Lógico que um novo é melhor e mais garantido, mas carro que deixou de ser semi-novo e cai no mundão dos usados, tem donos de outro perfil, cuja maioria raramente paga por um cabeçote novo.

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Gilberto Guertas 30 de agosto de 2023

Achei um desperdício a Volkswagen matar a DKW era um carro que se tivesse hoje com tecnologia moderna em dois tempos seria fã buloso mais acabou o que os caras no YouTube falam são fatos e fatos não são invenções onix motorzinho lixo paredes do bloco fininhas a tampa frontal e do fundos é uma latinha que não tem nem 1 milímetro os caras querem extrair um monte de cavalos num motor frágil procura se informar o negócio da GM é faturar quer um carro bom compra um City Civic Corola yares

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Geraldo 30 de agosto de 2023

Boris, vc está de brincadeira. O DKW q vc citou sem dúvida é um senhor motor, construído para funcionar bem e durar…agora eztas porcarias de hoje que colocam até turbo são uma piada…aquecem pacas, empena tudo…lixo puro…pronto mais um q falou mal…aliás sempre falo…poderiam ser melhores se fossem melhor construídos….

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Otto Feldens 30 de agosto de 2023

Os motores Vemag eram muito confiáveis, uma pena que eram 2 tempos.

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VME 30 de agosto de 2023

O problema não é o fato dos motores serem 3 cilindros, mas o projeto e até a resistência dos materiais utilizados. Pra se ter uma idéia, motores mais antigos possuem dutos de exaustão individuais, que distribuem melhor o calor. O motor GM 3 cilindros possuí apenas um duto central de exaustão, ocasionando calor excessivo centralizado nessa região do motor. O resultado não poderia ser outro, mecânico quando recebe esse motor para analisar, passa o nível e logo vê o empenamento.

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