O que significa o 200 do Polo? É a nova nomenclatura dos carros

Boris Feldman explica como os nomes dos carros mudaram para acompanhar a tecnologia - e combater um preconceito do consumidor

Por Boris Feldman 12/11/17 às 16h31
200 tsi

Boris explica por que mudou a nomenclatura, como o 200 do Polo. Antes, o consumidor escolhia seu carro muito baseado no tamanho do número gravado na tampa do porta-malas. Quanto maior, mais potente: 1.0, 1.4, 1.6, até os idolatrados 1.8 e 2.0, e daí pra frente.

Mas, hoje, a coisa mudou. A tecnologia avançou e as fabricantes de carro fazem motores com três cilindros, compactos, que aguentam uma enorme pressão e, mesmo com litragens mais baixas, entregam mais potência e torque que os de antigamente.

Contudo, o consumidor ainda não estava acostumado, o que criou a necessidade de se reinventar a nomenclatura dos carros. Se, por um lado, os novos nomes, como o 200 do Polo, resolveu um problema – por outro, criou certa confusão.

Boris Feldman explica o que querem dizer esses novos números, e desmistifica as centenas que começaram a aparecer nas traseiras dos veículos.

200 do Polo foi para combater preconceito

Já se foi a época em que aqueles carros populares, com motor 1.0, ou um litro, andavam se arrastando por aí com potências de 60, 70 cv e olhe lá.

Mas tantas foram as inovações tecnológicas que a cilindrada 1.0 não quer dizer mais nada, pois os novos motores um litro consomem muito menos e têm potências superiores a 100 cv.

O novo Volkswagen Polo, por exemplo, chega a 128 cv. No entanto, se percebeu uma reação do consumidor, se perguntando, “eu vou pagar R$ 60, 70 mil em um carro com um motorzinho um litro?”. Por isso surgiu o 200 do Polo.

200 tsi
O 200 do Polo é referência ao torque máximo

O que fez a Volkswagen? No lançamento do Polo, a fabricante mudou a identificação na tampa traseira. Nada de 1.0, 1.3 ou 1.5. O Polo com o motor 1.0 é identificado como 200 TSI, referente ao bom torque do motor de 200 Nm.

Então, o Polo 1.0 TSI eu não quero, mas 200 TSI, aí sim, vale a pena.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    GM Gerson 24 de setembro de 2019

    POLO com logo 200TSI que na verdade são (1000cc) É enganação do consumidor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário