Motores muito rodados devem usar um óleo mais viscoso?

Você pode estar usando o óleo errado no seu carro! Boris explica como escolher o óleo certo para veículos com quilometragem alta

Por Boris Feldman19/11/19 às 15h47

É verdade que quando o motor do carro vai ficando mais velho e com alta quilometragem, já chegando próximo ou até acima dos 100 mil quilômetros, é necessário mudar o óleo para um outro mais viscoso e aumentar também a aditivação deste óleo? Nem sempre. Pode-se manter a mesma viscosidade, por exemplo, 5W30 ou 10W40, não importa a quilometragem desde que não haja um excessivo consumo desse óleo.

Desde que ele não exija que se complete o cárter com freqüência cada vez maior. Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem. Chega uma hora que só mandando retificar.

Motores muito rodados
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
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    Leonardo 12 de setembro de 2020

    Tenho um Peugeot 307 Óleo Recomendo é 5W40 Sintético ou Semi Sintético, antigo dono botou Óleo 15W40 mandei fazer a Limpeza do Motor estava cheio de Borra Horrível o Mecânico não quer por Original porque já passou dos 130km e disse que pode fica batendo motor que sabe mais que Fabricante …

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    Eric Calhau 10 de setembro de 2020

    Bom dia!
    Tenho um Fox 2005/2006 ele tá com 135 mil km..
    Comprei tem 3 meses ele acabei botando o óleo 15w30 nele..
    A minha nhã pergunta é!
    Posso usar o 5w30 como recomendado da VW ou o 10w30..
    Grato.

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    Wagner 2 de julho de 2020

    Tenho um Agile ltz,já está com 126 mil rodados,o meu usa Óleo motor 5w30,só que eu meu mecânico falou que carros acima de 10000 rodados teria que colocar um óleo com viscosidade maior e colocou um 10w40,tem algum problema ou tenho que retornar para o mesmo usado de fabrica?

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    Celso Pradella 6 de junho de 2020

    Tenho um Kadett EFI 1996 gasolina que adquiri c/ 98.000 Km em outubro de 2014 e nos primeiros 4 anos sempre utilizei óleo 20w50 SL mineral e sempre substituindo o filtro de óleo a cada 5.000 Km. À partir de janeiro de 2019 comecei a utilizar o óleo 15w40 SN semi-sintético da Castrol ultra clean e substituir junto com o filtro de óleo entre 6.000 e 6.500 Km, com 158.000 Km e conferi no manual do proprietário que possuo que além do óleo 20w50 posso utilizar o 15w40 e 20w40. Desde quando comprei-o o nível de óleo do motor não abaixa mesmo com qualquer tipo dos dois modelos e abastecendo gasolina aditivada V-Power da Shell. O consumo de combustível faz entre 8,5 e 9 km/litro na cidade de SP . O cabeçote olhando pela tampa de óleo está limpo sem sujeira, parecendo motor movido à álcool, acredito que seja o lubrificante e o combustível de boa qualidade .

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    ubiratan Andrade 7 de maio de 2020

    Usando um oleo mais viscoso vai reduzir o consumo de oleo, mas vai pagar a conta na bomba, pois vai consumir mais combustivel. Outro ponto é a perda de desempenho, pois um oleo 20W50 mineral nao possui caracteristicas adequadas ao motores modernos. Ou seja tiro no pé, e se fosse recomendado estaria nos manuais, pois quem produz o motor possui uma grande estrutura de engenharia para especificar o oleo.

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    Gabriel Francisco Santos Neto 27 de fevereiro de 2020

    Se vc usa um óleo especificado do fabricante desde a revisão .
    Pelo meu conhecimento não é necessário a troca por um outro óleo mais viscoso .
    A manutenção periódica do motor o faz resistente e duradouro isso é revisão no tempo certo e não deixar
    Passar muita kms.

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    Armando 19 de novembro de 2019

    Se houvesse a necessidade da troca de especificação dependendo da kilometragem o mesmo constaria do manual do proprietário, mas desconheço tal recomendação.

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      Fernando 6 de fevereiro de 2020

      Acho que a idéia e que com óleo mais viscoso não vaze tanto óleo pelos retentores das válvula ou anéis dos pistões.
      Acredito que se houver um desgaste muito grande vai consumir óleo do mesmo jeito.

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        Air da Luz Junior 18 de maio de 2020

        Então nesse caso é muito mais saudável para o motor fazer a troca e/ou retifica das peças não?

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