Nem tempo nem quilometragem: picaretagem

Afinal, o que define a troca do amortecedor do veículo? A quilometragem, o tempo, ou a forma como o veículo é utilizado? Eu te conto!

A durabilidade da suspensão varia de acordo com as condições que o veículo é submetido
A durabilidade da suspensão varia de acordo com as condições que o veículo é submetido (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
06 de outubro de 2021 21:32

“Amortecedor tem prazo de validade de acordo com a quilometragem ou tempo de uso?” Essa é uma pergunta frequente. A última veio de um leitor que tem os amortecedores em seu automóvel há 150 mil km e quase dez anos de uso.

E a resposta é simples: amortecedor não tem regra para expirar. Nem tempo e nem quilometragem. A rigor, sua durabilidade depende das condições a que é submetido. Se os do carro do leitor estiverem em bom estado, podem até rodar (otimistamente…) mais 150 mil km ou mais 10 anos.

Como talvez já deveriam ter sido trocados há muitos anos ou quilômetros atrás…

VEJA TAMBÉM:

Se o veículo roda sempre com excesso de peso, ou em estradas de terra, ou esburacadas, os amortecedores podem não resistir sequer a 10 mil km. Importante é que sejam verificados a cada 10 mil km.

Não acredite em fábricas e oficinas que recomendam sua troca em determinada quilometragem. Isso é pi-ca-re-ta-gem!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo Garlipp 12 de outubro de 2021

É a mais pura verdade. Tive um GM Astra 2002 que trocou os amortecedores com 310 mil km. Um amigo tem uma Mercedes Benz Classe A que chegou aos 400 mil km quando vendeu. Nunca trocou os amortecedores. Meu Sandero 2014 já tem 180 mil km, mas com 80 mil já queriam trocar. Não autorizei.

Avatar
Bruno 7 de outubro de 2021

Como sabe a troca? Se for a óleo, quando estiver com vazamento…..se for a gás, quando tiver com sua ação de retorno comprometida. Simples!

Avatar
Elessandro grossi 6 de outubro de 2021

E como saber se esta na hora de trocar? Obrigado

Avatar
Deixe um comentário