Nitrogênio nos pneus: quem fica duro após a calibragem é você

Nitrogênio é indicado para calibrar pneus de carros de competição; em modelos utilizado no dia a dia, só constitui um custo adicional

Por Boris Feldman01/05/18 às 13h41

Leitor pergunta se vale a pena calibrar os pneus com nitrogênio. Sua dúvida foi ter ouvido que o carro fica mais duro, os pneus fazem o carro pular mais com prejuízo do conforto dos ocupantes.

Vamos por partes: em primeiro lugar, o nitrogênio não faz o carro ficar mais duro, tanto faz calibrar com ele ou com ar normal do posto, se a pressão for de 28 libras, tanto faz se foi usado oxigênio ou nitrogênio. O rodar do carro independente do gás utilizado no pneu, mas da pressão colocada.

VEJA TAMBÉM: 

Nitrogênio é indicado para calibrar pneus de carros de competição mas não deixa mais duro o carro utilizado no dia a dia: o problema é deixar (desnecessariamente) mais “duro” o seu dono

O problema do nitrogênio (já comentei isso aqui) é outro. Ele traz uma série de vantagens, entre elas de não levar umidade para o interior da roda, como o ar que vem dos calibradores normais. Além disso,  é muito mais estável e evita variação de pressão quando sobe a temperatura do pneu ao rodar no asfalto.

Ou seja, com o ar comum, quanto mais o pneu se aquece, mais aumenta a pressão. Por isso se recomenda calibrar os pneus quando ainda estão frios, pois aquecidos, a calibragem estará distorcida.

Calibrar com nitrogênio não faz mal aos pneus, e sim ao seu bolso

Alguma desvantagem do nitrogênio? Não, exceto seu preço: calibrar com ele tem custo, ao contrário do ar que, geralmente é gratuito nos postos. Ou seja, fosse também grátis, é claro que se deveria calibrar com nitrogênio,  que só tem vantagens.

Como tem custo, então só vale a pena calibrar com ele se seu carro for um Fórmula 1 ou outro qualquer de competição. Pois nas pistas é extremamente importante manter uma pressão constante nos pneus para não influenciar seu desgaste e a estabilidade.

No automóvel utilizado no dia a dia, não importa que o aquecimento dos pneus resulte num aumento de duas ou três libras, o que pouco influencia o comportamento do carro e o conforto dos ocupantes.

Resumo da ópera: nitrogênio é indicado para calibrar pneus de carros de competição mas não deixa mais duro o carro utilizado no dia a dia: o problema é deixar (desnecessariamente) mais “duro” o seu dono…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Andrea 28 de março de 2020

    eu sempre calibro com nitrogênio, sinto 2 confortos, o carro fica mais macio e não preciso calibrar toda semana!
    se vc está desconfortável é porque não calibra em um lugar de confiança, a oficina que vou cobra apenas a primeira vez, depois, a manutenção é gratuita!

  • Avatar
    Almir Dantas 5 de março de 2020

    O que explica essa “dureza” dos pneus é a malandragem do calibrador em botar 70 litros de gasolina em um tanque para 50 litros, isto é, enfiam mais gás pois quem vai pagar pelo excesso é a vítima e nunca o malandro.

  • Avatar
    Renato 7 de fevereiro de 2020

    Édison, vou te falar o que aconteceu comigo, acho que ta acontecendo a mesma coisa com vc. Mandei colocar o nitrogênio no meu carro ontem, inclusive antes de fazer o serviço, já tinha visto esta matéria… Então fui na loja (não vou citar o nome…) para executar o serviço, após o término e quando sair da loja, já percebi que o carro ficou mais duro e desconfortável… como o carro é novo e ainda não fiz nenhuma calibragem no posto, então até fiquei pensando que será que o pneu tava com a calibragem baixa… quando cheguei em casa e fiquei com isso na cabeça, teve uma hora comecei a desconfiar a calibragem, então fui até o borracheiro para ver a calibragem, foi um espanto! os 4 pneus tava com pressão super alta! recomendação do fabricante é 33 e meus pneus estavam entre 45 e 47. Que perigo! Na hora do serviço, vi o técnico colocou no 34, pois ele explicou por causa da mangueira… já fiz reclamação junto a loja para saber o motivo do erro… então acho bom vc verificar a pressão novamente! Boa sorte!

  • Avatar
    Édison Tomaz Malta 9 de dezembro de 2019

    Fica duro sim ! Aliás, fica muito duro !

    • Avatar
      Jaldo Silva 11 de maio de 2020

      O pneu dura mais.

  • Avatar
    Édison Tomaz Malta 9 de dezembro de 2019

    O nitrogênio deixa os pneus mais duros, sim! Aliás, muito mais duros!

    • Avatar
      Glênio dos Santos 30 de janeiro de 2020

      Édison, não sei de onde você tirou está informação, não faz sentido. Como explicado no texto, o número de libras é que determina se o pneu fica mais duro.

    • Avatar
      Jaldo 11 de maio de 2020

      Rapaz, eu uso Nitrogênio nós pneus a três anos. Eles ficam mais macios, mais frios, duram mais, não preciso ficar calibrando direto. É economia de combustível. Pneu duro = excesso de calibragem .

  • Avatar
    Édison Tomaz Malta 9 de dezembro de 2019

    O nitrogênio deixa os pneus mais duros, sim! Aliás, muito mais duros

    • Avatar
      Jaldo 11 de maio de 2020

      Aqui em Salvador, pago quatorze Reais para esvaziar e encher os quatro pneus. Depois, pago quatro Reais para a calibragem dos quatro pneus.
      Sinceramente, isso não deixa ninguém duro. É dinheiro de duas cervejas, rss.

      • Avatar
        SomeoneUnknown 11 de julho de 2020

        Olá amigo, tbm sou de Salvador, em qual lugar vc calibra os pneus com nitrogênio?

    • Avatar
      Jaldo 11 de maio de 2020

      Veio que o amigo, Edson não gosta de ser contrariado. Rsss.

Avatar
Deixe um comentário