Novos motores turbo da Fiat terão muita potência e tecnologia

Propulsores turboalimentados vão substituir os que atualmente equipam a picape Toro e os utilitários esportivos Jeep Compass e Renegade

motor firefly 1.3 4 cilindros
Por Boris Feldman
Publicado em 03/06/2019 às 20h15

A Fiat lançou recentemente, em seus modelos compactos, uma nova linha de motores que ela chamou de Firefly. Um litro, de três cilindros, e 1.3 de quatro cilindros.

Mas vejam vocês o que é a tecnologia: a Fiat acaba de anunciar que o 1.0 vai receber turbina, injeção direta, quatro válvulas por cilindro, bloco de alumínio e passar de 77 para 125 cavalos de potência. O Firefly 1.3 de quatro cilindros vai receber a mesma tecnologia e passar de 109 para 185 cavalos. E vai substituir os atuais motores da Toro, do Renegade e do Compass.

E tem mais: ela não anunciou, mas está desenvolvendo um motor com cilindrada um pouco maior, também turbinado, e que vai oferecer uma potência de nada mais, nada menos que 240 cavalos.

Novos motores turbo da Fiat
Motor do Jeep Compass (Foto Jeep | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Thomé Silva Santos 7 de agosto de 2019

Onde esses motores serão fabricados? Em Betim? É uma informação importante para ou desenvolvimento, ou não, do nosso estado.

Avatar
Sidney 26 de junho de 2019

Coitado dos VW maníacos; os novos motores turbo da Fiat 1.0 e 1.3 Firefly e GM 1.2 (Corsa europeu), como sempre vão superar os da VW em performance, tecnologia e durabilidade, será o fim dos problemáticos TSI em nosso mercado, que em todas as gerações tem apresentado sérios problemas de projeto e confiabilidade, tanto no Brasil quanto no exterior.

Avatar
Edson Silva 5 de junho de 2019

Boris no caso ja tem, vc viu o motor que equipa o jeep wrangler 2.0 de 270cv deve ser muito bom esse motor, 8 marchas um puta de um motorzão

Avatar
Edson Silva 5 de junho de 2019

Boris no caso ja tem, vc viu o motor que equipa o jeep wrangler 2.0 de 270cv deve ser muito bom esse motor, 8 marchas

Avatar
Amparosp 4 de junho de 2019

Motores total flex usam bloco alcool, a tecno embarcada que permite uso da gasolina com adição de alcool, nao tem magica.

Avatar
Cézar 4 de junho de 2019

Pois é..os carros turbo da fiat andavam bem…tive dois Marea 2.4 e um turbo….será q vamos ter outro sedã médio com desempenho esportivo ??? Esse motor de 240cv seria ótimo com uma bela programação de injeção e bom câmbio…

Avatar
arlindo nunes filho 4 de junho de 2019

Vi em outro post que a Fiat estaria desenvolvendo um motor 100% etanol , acho que isso seria o pulo do gato , pois a cadeia do etanol é emissão 0 , e pensa quantos cv não teria um motor 1.0 a etanol , com as tecnologias de hoje ??
E pra calar os críticos , já pensaram colocar um motor a etanol em num híbrido.

Avatar
Amparosp 4 de junho de 2019

Todo motor flex parte de um bloco alcool, a tecno que permite uso de gasolina “com adição de alcool”.

Avatar
arlindo nunes filho 4 de junho de 2019

Vi em outro post que a Fiat estaria desenvolvendo um motor 100% etanol , acho que isso seria o pulo do gato , pois a cadeia do etanol é emissão 0 , e pensa quantos cv não teria um motor 1.0 a etanol , com as tecnologias de hoje ??
E pra calar os críticos , já pensaram num híbrido.

Avatar
Cesar Almeida 4 de junho de 2019

O motor turbo e sempre bem vindo , So resta saber a durabilidade do equipamento se vai aguentar o tranco ou seja o peso da carroceria e ainda mais carregada

Avatar
MATEUS DE OLIVEIRA PEREIRA 4 de junho de 2019

E sobre serem exclusivamente a álcool ?

Avatar
Victor Vinicius 4 de junho de 2019

Imagina a volta do uno turbo com 240vcs.Que sonho.

Avatar
Guilherme 4 de junho de 2019

Vem aí o sucessor do Marea

Avatar
Fagner Nascimento 4 de junho de 2019

Marea não era carro pra ferrado igual a vc.

Avatar
Set 4 de junho de 2019

É tão bom que voce vê andando nas ruas até hoje.

Avatar
Paulo J. Araujo 4 de junho de 2019

Claro, um motor que fez sucesso na europa, mesma plataforma usada em alguns Alfa Romeos, com certeza não faria sucesso nas mãos de “mexicanicos” brasileiros. Mal sabem o que é um torquimetro!

Avatar
Frank 4 de junho de 2019

Será que vao explodir também? ????

Avatar
Deixe um comentário