O que é o W na viscosidade do óleo?

O W na denominação do óleo indica que o lubrificante é "multiviscoso", ou seja, a viscosidade varia de acordo com a temperatura

Por Boris Feldman 31/07/18 às 19h00
img 20180614 115938 1

Você sabe o que quer dizer a letra W na viscosidade definida para o óleo de motor? O Boris explica.

[TRANSCRIÇÃO]

Outro dia comentei sobre viscosidade do óleo, da importância de se manter aquela recomendada no manual; e dei alguns números como exemplo: viscosidade pode ser 0w20 ou 10w30 e vai por aí. E um ouvinte me questionou: “está parecendo senha de computador”.

É porque no passado, os óleos eram monoviscosos. Ou a viscosidade era de 30 ou de 40 ou de 50. Mas passaram a ser multiviscosos: a viscosidade varia de acordo com a temperatura do motor.

Quanto mais frio, mais fluido, menos viscoso. A temperatura vai subindo, ele fica menos fluido, mais grosso, mais viscoso. Então um óleo 5w30 usa o “w” que é “winter”, inverno em inglês, para definir a viscosidade 5 quando o óleo está frio. Quando a temperatura do motor vai subindo, o óleo vai então aumentando a viscosidade para 30.

O que é o W na viscosidade do óleo do motor do carro?
Óleo lubrificante Foto | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Douglas Zichelle Filho 10 de janeiro de 2021

A viscosidade do óleo para motor, assim como a viscosidade de líquidos em geral, DIMINUI com o aumento da temperatura.
Assim, quanto mais frio, mais viscoso será o óleo. Quando a temperatura sobe, o óleo vai ficando mais fluido.
O significado da nomenclatura 10W30, por exemplo, é que esse óleo se comporta como um óleo de grau SAE 10 em baixa temperatura (partida à frio) e como um óleo de grau SAE 30 em alta temperatura (100°C).

A ideia aqui é que os óleos multigraus ofereçam uma proteção mais estável para o motor, sofrendo menos variação de sua viscosidade em função da variação de temperatura. Por isso prefiro chamar de multigraus ao invés de multiviscosos.

Avatar
Paulo 30 de dezembro de 2019

Não entendi. Em física aprendi que a viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. Viscosidade é a resistência ao escoamento. Uma graxa é extremamente viscosa e não escoa facilmente à temperatura ambiente. Aqueça e veja o que acontece. Ela escoa porque sua viscosidade diminui. Isso é o oposto do que afirma o texto: “Quanto mais frio, mais fluido, menos viscoso”

Avatar
Mattos 21 de julho de 2020

Paulo, ele esta dando exemplo de óleo multiviscoso, ou seja, com motor frio ele é fino, bastante viscoso, tem uma viscosidade 5. E qdo o motor esquenta, o óleo passa a ser mais grosso, menos viscoso. Isso é a caracteristica do oleo multiviscoso. Graxa nao é multivisvosa, e nao serve para lubrificar o motor pq ela nao é liquida

Avatar
Fernando Dutra 31 de julho de 2018

Engrassado, aprendi que 5W30 significa que a viscosidade do óleo é boa de 5 graus até 30 graus celsius.!

Avatar
Burrão 1 de agosto de 2018

Deve ter aprendido com o seu professor de português.

Avatar
Daniel 16 de abril de 2019

Fernando também aprendi desta forma temperatura ambiente mínimo e o máximo

Avatar
Paulo 21 de agosto de 2019

Na verdade você aprendeu muito errado, e a reportagem também está errada de certa forma.

Avatar
tonhão 5 de janeiro de 2020

“engrassado”? leia o aurélio, asno!

Avatar
Deixe um comentário