Octanagem da gasolina brasileira e o mito sobre sua qualidade
A gasolina brasileira, seja ela comum ou aditivada, é mal falada por muita gente por aí. Mas, saiba que em relação à octanagem, ela tem muita qualidade
Aqui, no Brasil, a gasolina não é bem falada por alguns motoristas. Mas, será que ela é tão ruim assim? E em relação a octanagem da gasolina, ela fica devendo para as europeias, por exemplo?
Você é mais um daqueles que adora pichar a gasolina brasileira e falar que além de cara, é uma das piores do mundo? Pois, saiba que ela não está entre as mais caras do mundo e também não é pior, pelo contrário, ela é uma das melhores do mundo. E saiba, também, que você está lendo o portal AutoPapo, e não um comercial da Petrobras.
E agora, vamos responder um leitor que diz ter um carro importado, cujo manual pede para abastecer com gasolina de 95 octanas. Ele afirmou que consultou um posto e foi informado de que a nossa gasolina comum, ou a aditivada, tem apenas 87 octanas.
Então, ele pergunta: “Tenho que abastecer somente com a gasolina especial, a Premium ou a Podium?” Não é necessário. É apenas um problema de diferença de classificação. A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Humberto Daher
31 de dezembro de 2019
Facilitando…. O que faltou explicar é que existem diferentes normas de medição da octanagem: MON – RON – IAD
A octanagem no Brasil é medida pelo índice antidetonante (IAD).
MON (Motor Octane Number) é a octanagem medida pelo Método Motor (ASTM D2700): Avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.
RON (Research Octane Number) é a octanagem medida pelo Método Pesquisa (ASTM D2699): Avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado (alta abertura do acelerador) e em baixa rotação (até 3000 rpm).
IAD ( índice antidetonante) é igual a (MON+RON)/2.
Outra coisa que pode ser atualizada é que os comentários mais recentes estão ficando por último ou então que haja a possibilidade de selecionar a ordem em mais recente e mais antiga. Obrigado
“A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.”
Eu fui atrás de informações e entendi o porquê dessa “aparente” discrepância ao dizer que 87 = 95…
Na verdade, existem índices diferentes para classificação de octanagem e diferentes composições de combustíveis.
A gasolina na Europa NÃO contém etanol como a nossa…
Nossa gasolina comum tem 87 octanas índice IAD, mas no índice RON tem 90…
É um pouco complicado comparar os combustíveis do Brasil com o resto do mundo, mas de uma coisa eu sei…
Por incrível que pareça, a nossa gasolina é uma das melhores do mundo… Mesmo com a adição de etanol, ela consegue chegar muito próxima dos combustíveis “gringos” com a vantagem de poluir menos e conter menos agentes nocivos à saúde.
Espero ter esclarecido um pouco essa dúvida matemática aparentemente irracional.
Mesmo abastecendo em posto de confiança e de forma reiterada há anos, a gasolina se deteriora em questão de 20-30 dias. Fica com cheiro horrível e se passar mais tempo vira uma geleia.
BENICIO MARQUES DE ARAUJO FILHO
6 de dezembro de 2018
Já foi Boa depois do Rombo da Petrobrás ficou tudo adulterado os especialistas em mecânica comprovam a má qualidade pelo consumo excessivo com base no consumo do carro.
De fato a gasolina brasileira é uma das melhores do mundo, tenham certeza disso, oque faz a diferença e a má fama está por conta das “misturas” que sofrem em certos postos de serviços e distribuidoras fajutas. Portanto é muito importante abastecer em locais de confiança onde vc poderá conferir a origem do combustível.
Melhores do mundo? Não mesmo. Existe o problema de impurezas e alto nível de adulteração. Marcas alemãs por exemplo tem que adequar todo sistema de injeção por exemplo. Estude um pouco mais antes de falar bobagem