Nenhum posto tem essa informação sobre a gasolina!

Apesar de ser essencial para a durabilidade e funcionamento do motor, nenhum estabelecimento é obrigado a informar a octanagem

octanagem bombas posto portal
Mesmo não informando, o Brasil possui uma excelente gasolina (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 12/09/2023 às 07h02

Ao contrário de outros países, no Brasil a octanagem da gasolina não vem obrigatoriamente registrada na bomba, apesar da sua importância na durabilidade e bom funcionamento do motor.

VEJA TAMBÉM:

Octanagem da gasolina

  • E então a gasolina, comum ou aditivada, tem no mínimo 93 octanas, pelo método Rom – Research Octane Number – (número de octanas). Já a gasolina, classificada como premium, é Rom 97 e indicada para carros importados esportivos com alta taxa de compressão. Embora eles possam usar também a de 93 octanas sem prejudicar o motor.
  • Mas e a gasolina podium, octapro ou racing? Estas três não são classificadas pela ANP, mas tem uma das maiores octanagens do mundo, chegando a 102 octanas Rom.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel 12 de outubro de 2023

O problema é a gasolina A, que é a gasolina que sai da refinaria, ainda sem etanol. Nossa gasolina A é formada por uma mistura dos subprodutos mais baratos que estiverem sobrando, como naftas e frações mais leves de querosene, com um pouco de butano dissolvido para assegurar a capacidade mínima de evaporação. Todo o isooctano é exportado ou vendido como gasolina premium ou de aviação. Como consequência, quase todos os benefícios trazidos pela mistura do etanol à gasolina são anulados, e o resultado é uma gasolina que causa detonações mesmo com quase 30% de etanol.

Avatar
Ary Goulart Curty Jr. 12 de setembro de 2023

BOM DIA BORIS, FINALMENTE VC FAZ UM COMENTÁRIO SOBRE A OCTANAGEM DA NOSSA GASOLINA, MEUS PARABENS. COMO JÁ EXPRESSEI ANTERIORMENTE ACHO UM ABSURDO NO BRASIL O CONSUMIDOR NÃO TER ESSA INFORMAÇÃO, VAMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA PARA QUE ISSO FAÇA PARTE DAS INFORMAÇÕES DESCRITAS NAS PRÓPRIAS BOMBAS DE ABASTECIMENTO, ESSA A.N.P. QUE NADA FAZ DEVERÁ FISCALIZAR A VERACIDADE DA INFORMAÇÃO NOS POSTOS DE COMBUSTIVEL. SDS.

Avatar
Deixe um comentário