Oficina mecânica tem que dar garantia do serviço?

Quando levar o carro para consertar, exija a nota fiscal de prestação de serviços especificando o reparo realizado

Por Boris Feldman 15/06/18 às 11h02
shutterstock 322739588

Diz o Código de Defesa do Consumidor que a venda de qualquer produto está coberta por garantia durante 90 dias. Pode ser automóvel, televisão ou liquidificador. Pode também ser novo ou usado. Pode ser na loja ou concessionária. O consumidor é também protegido pelo código ao contratar uma prestação de serviço, como o conserto na oficina mecânica ou um reparo em seu produto, qualquer que seja ele.

Só ao se comprar de uma pessoa física é que não se caracteriza a relação de consumo e o produto não tem garantia. E não se deixe enganar pelas lojas (e concessionárias) que anunciam “três meses de garantia para motor e caixa”: a responsabilidade é de todo o produto.

Quando levar o carro para consertar numa oficina mecânica (concessionária ou não), não se esqueça de exigir uma nota fiscal de prestação de serviços especificando o reparo realizado. Pois este é o documento que faz valer a garantia junto à oficina, caso o automóvel (ou moto, ou televisão, ou torradeira) volte a apresentar o mesmo defeito dentro do prazo de três meses. Algumas empresas, quando o consumidor volta para reclamar, costumam alegar mau uso do produto e negar a garantia.

O Código de Defesa do Consumidor determina que a garantia legal para bens duráveis e serviços, como os reparos feitos na oficina mecânica, é de 90 dias.
Foto Shutterstock | Reprodução

É uma alegação frequente principalmente nos itens de vida limitada como pastilhas de freio ou disco de embreagem. Pode ter sido mau uso mesmo mas pode também ter sido um problema de qualidade do produto. A embreagem pifou na metade da quilometragem considerada razoável porque não tinha qualidade ou porque o motorista tinha o péssimo hábito de apoiar o pé no pedal? Ou de segurar o carro na subida controlando embreagem e acelerador?

Oficinas tentam sempre culpar o dono do carro, para negar responsabilidade nestes componentes difíceis de atribuir culpa. Neste caso, nada como recorrer a uma perícia para determinar o verdadeiro culpado pelo defeito. Este é o momento em que, sem a nota fiscal do serviço realizado, o motorista fica completamente desarmado para brigar por seus direitos.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
37 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edmilson 16 de abril de 2021

Paguei 6 mil pra fazer o motor do .eu carro.
Agora vc cura o volante e o carro afoga.
Devolvi pra mecânica, e só tiro o carro de lá funcionando certinho.
Meu dinheiro não é capim

Avatar
Hercules 5 de abril de 2021

Comprei uma fan 160 no ano de 2021 em fevereiro ela apresentou problema na embalagem fui até a Honda eles disse q a garantia não cobre esse defeito por ter menos de 90 dias eu tenho direito de outra embreagem por favor alguém aí me tira essa dúvida obg

Avatar
MARISTELA CASSIA SANTOS SILVA 20 de março de 2021

A oficina que levei não me deu NF. Eu levei as peças e pedi pra trocar a suspensão dianteira. Ficou péssima. Tá acabando com meu pneu. O cara não quis refazer o serviço, me devolveu o valor da mão de obra. Mas levei em um outro mecânico e vou perder metade das peças que foram instaladas. Fora o constrangimento e a forma que fui tratada na oficina. Tenho como entrar na justiça?

Avatar
Julio Santos 20 de janeiro de 2021

Bom dia, o mecânico veio em minha casa buscar o meu carro para tirar um vazamento de óleo. Disse que o vazamento era no cabeçote, e tinha que fazer retífica. Levou 38 dias para me entregar o carro. No dia que veio me entregar o carro, o carro travou segundo ele no meio da rua, e ele disse que quebrou o comando de válvulas de admissão do carro, e depois disse que os eixos balanceadores do carro travaram. O conserto que era pra tirar um vazamento de óleo está indo para mais de R$12.000,00. As coisas que quebraram no motor do carro quem tem que pagar sou eu? Hoje fazem 46 dias que estou sem o meu carro. Pode me ajudar?

Avatar
Epitacio 24 de março de 2021

Tô passando pelo mesmo problema
Conseguiu resolver

Avatar
Julio Santos 24 de março de 2021

Oi Epitacio, como vai?

Então estou terminando essa encrenca toda essa semana. Pego meu carro na sexta-feira. Quase 4 meses sem meu carro. Como eu fiz pra resolver? Segundo orientação jurídica eu entrei em acordo com a oficina, pra ter garantias dentro do acordo, fizemos um orçamento com laudo assinado pela oficina, relatando o problema, o ocorrido e o que seria feito, com preço, prazo para entrega, garantias e assinado tudo pela oficina.

Eu paguei o conserto todo, total de 18mil. Se fosse para outra oficina iria ficar 20k, e em outra oficina ainda em 22k. Se fosse pra justiça, só Deus sabe quando eu resolveria isso. Esse foi o caminho que usei pra resolver.

Agora precisa analisar tudo, o carater do cara da oficina, o valor cobrado, e o custeio todo saindo de você. Se tiver outro carro pra andar e puder esperar pela justiça, a causa é ganha com certeza. Espero ter podido ajudar.

Avatar
ROSY 16 de novembro de 2020

Meu carro aqueceu, mecânico fez orçamento e disse que eu teria que trocar a junta de cabeçote. concordei comprei as peças q ele pediu, paguei a retifica q ele mandou o cabeçote, paguei a mão de obra, porém qdo ele me entregou o carro fui testar o carro parou numa Av.movimentada e não saiu mais do lugar,liguei imediatame repara o mecânico ir até o local, ele só foi no dia seguinte, tomei uma multa por co tá disso.
Ele guincho o carro para oficina para verificar o problema, e depois disso co.ecou a me pedir mais peças, como alternador, velas, cabos de velas, bobina,e bicos de injeção. Concordei pq precisava do carro, porém doente q qdo entreguei pra ele meu carro não tinha né num problema co essas peças.mesmo assim ele trocou todas essas peças e o carro não funcionou. Tirei a chave dele, e pedi pra ele mandar a outro mecânico para consertar meu carro, ele levou, porém não quer pagar a mão de obra do outro mecânico.e nem devolver o dinheiro das peças q ele me pediu a mais e não resolveu o problema do carro.O que devo fazer nesse caso.Preciso de ajuda.

Avatar
Douglas 21 de setembro de 2020

Boa noite Fábio pintei meu carro faz pouco menos de 6 meses pintura completa e o verniz está apresentando descascamento sendo que tem partes que a tinta tbm esta descascando

Avatar
Lucicleia 18 de agosto de 2020

Perdi a nota fiscal,mas o protudo ainda eata na garantia o que faze?

Avatar
Richard 11 de agosto de 2020

Euandei meu carro para arrumar mais o mecânico não arrumo ele temquee dar o dinheiro de volta ele.desistiu de arrumar o carro ele tá só me enrolando para mim dar o dinheiro

Avatar
Fábio Dantas 14 de julho de 2020

Bom dia, meu é Fábio. Eu coloquei a minha moto na revisão e precisou trocar o disco de embreagem e eles estão cobrando pelo serviço. Isso pode?

Avatar
EDUARDO HENRIQUE SPADOTO 9 de julho de 2020

Bom dia, me chamo Eduardo Spadoto, levei o carro para trocar tufos e balancim e quando o mecânico foi fazer o teste o carro parou, diz ele que, deu problema na bomba de óleo, gostaria de saber quem tem que arcar com o conserto, eu ou o mecânico?

Avatar
Denilson 18 de junho de 2020

Os mecânicos falaram que o vazamento de óleo do meu carro era no cabeçote, mais ao mexer mo motor eles quebraram outra peça. Gostaria de saber se eu tenho direito a outra peça.

Avatar
Adriano 17 de junho de 2020

Bom dia
Troquei os tabor e lona do meu carro! so que ficou esquentando e o mecanico falou que e normal
Vou colocar outro mecanico pra conserta!

O mecanico teria que enrebolsa
O valor que cobro ?

Avatar
Jefferson 10 de junho de 2020

Meu carro foi feito mecatrônica do câmbio a 4 meses atrás e veio a danificar novamente depois de 4 meses tenho direito algum??

Avatar
Wanderson Santana 19 de maio de 2020

Venha fazer o seu aplicativo cartão de visitas digital na App Sws.
Com um cartão de visitas digital você terá mais facilidade para compartilhar seus contatos

Avatar
Carlos 15 de maio de 2020

Bom dia!
Estou com um veículo ano,2018/2019 Para levar na funilaria, Pois bem a seguradora quer colocar peças usadas, alegando que peça nova só em veículo 2020 e com garantia da concorrência sendo que comprei o carro novo a dois anos, quando comprei a garantia era de três anos só que não estou mais pagando a garantia. A seguradora fez eu assinar um termo de acionamento para da iniciação ao processo para arrumar o veículo,me indicaram uma oficina do rapaz me falou que eles trabalham com peças usadas o que fazer nesse caso. Estou como terceiro pois foi um outro veículo que atingiu o meu e acionei o seguro deles, só que eu tenho o meu seguro.

Avatar
Ailton Antonio da silva 17 de abril de 2020

Eu levei meu carro numa mecânica fiz a junta de cabeçote, com menos de 1 mês estava vazando na junta feita, mas estava na garantia mas levei em outra mecânica para está fazendo o trabalho que não fico bom. Eu não tinha acertado tudo e ele está querendo receber de qualquer jeito o que eu faço?

Avatar
cucabeludo 19 de maio de 2020

Pague o que deve pro mecanico, o veiaco.

Avatar
Allan 26 de agosto de 2020

Infelizmente você tem que pagar, porque deveria ter ido para o mesmo mecânico mandar ele resolver, e se o mesmo não quisesse resolver, não lhe pagava, visto que não resolveu o problema e seria necessário pagar a outro para concertar.

Avatar
Edmar Maximo Adriano 13 de abril de 2020

Mandei meu carro p trocar o disco ,e dps de um tempo tive q trocar o cabo da direção q tava vazando,e reparei q o amortecedor tava amassado devido a troca do disco!!os eu faço?

Avatar
Edmar Maximo Adriano 13 de abril de 2020

O mecanico trocou o disco de freio,e dps de uns meses estorou o cabo de fluido de direção, quando fui ver, o mecanico q mexeu no disco danificou o meu amortecedor, está amassado oq eu faço??

Avatar
Douglas buava machado 12 de abril de 2020

Mandei concertar o alternador do meu carro e eles disseram que seria 6 meses de garantia mais com apenas 4 meses e meio o pobrema voltou e eu mandei msg eles me disseram agora que é 3 meses só de garantia oque devo fazer .?

AutoPapo
AutoPapo 13 de abril de 2020

Olá, Douglas.

Você tem algum certificado de garantia com esse prazo? Nesse caso, acione o Procon para exigir o cumprimento dele.

Obrigado e abraço

Avatar
Adriana Ailva 8 de março de 2020

Deixei meu carro para pintura e chateação…Era para ficar pronto em 4 dias e a muito custo,ficou em 11 dias…Quando deixei o carro,tirei uma foto do painel…Quando liguei para sair, tirei outra… Constatei,que meu carro foi rodado 126km…Mostrei para o dono que me disse que meu carro não tinha saído de lá…Mostrei para ele,que me disse que estar chamando ele de mentiroso…Mas as provas não mentem…No outro dia,meu mecânico falou com ele que assumiu que u
Alguém usou meu carro…Além de fazer boletim de ocorrência,o que mais devo fazer por favor?

Avatar
Dimas Moreno da silva 17 de fevereiro de 2020

Arrumei o câmbio do meu carro, ficou 2 meses bom, só que apresentou defeito eu levei novamente na oficina pois tem um ano de garantia. Agora a oficina está me enrolando, já tem quase 40 dias na oficina, e ele não solucionou o problema, tenho algum direito ?

Avatar
Tiago 18 de maio de 2020

bom dia, mandei fazer o motor do carro trocou tudo até bomba de óleo após 1 mês e meio a bomba de óleo perdeu pressão e danificou o motor e agora que tem que arcar com o prejuízo? obrigado

Avatar
Raphael dos santos 14 de janeiro de 2020

Levei meu carro para alinhar e trocar uma bucha da bandeja q estava ruim.
Tive problema pois foi mal feito, e a bucha estava ruim.
O carro desalinhou completamente e comeu o pneu.
Agora o rapaz da oficina, disse q só pode trocar a bucha novamente, mas q não poderia me dar outro pneu, pq o msm ele alega a não ter culpa.
Obs o pneu era praticamente novo
Queria saber qual seria o meu direito com isso.

Avatar
Douglas Salmen Medeiros 13 de novembro de 2019

Levei meu carro a uma oficina assim que mandei fazer o motor, o segundo mecânico disse que eu teria que trocar as bobinas, porém, cinco meses após a troca uma das bobinas apresentou defeito ocasionando a queima de junta de cabeçote, tenho o direito de cobrar da oficina que realizou a troca das bobinas?

Avatar
Vera Silva 18 de outubro de 2019

Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Avatar
Inajara Correia Cordeiro 14 de outubro de 2019

Levei meu carro a uma mecânica com a reclamação de que o carro estava superaquecendo e eles analisaram e diagnosticaram que era a revisão que já estava no prazo, foi feita a revisão, porém o mangote do radiador estorou tive que acionar o guincho e retornei à mesma mecânica, eles analisaram novamente e disseram que tinham que trocar a peça, no mesmo dia após a troca o painel avisou superaquecimento novamente, retornei lá e eles disseram q era outro problema e nisso tenho pago novas peças e mão de obra porque o mecânico não fez o diagnóstico correto disseram q agora é a válvula que libera o resfriamento realizada pelo radiador. Devo pagar pelo erro do mecânico até ele acertar? Em que a lei pode me ajudar?

Avatar
ALLAN GOMES DE SOUZA 2 de outubro de 2019

Comprei um carro na localiza, com vários defeitos e alguns serviços já feitos e outros no aguardo,porém, a oficina informa que as nf só podem ser entregues a Localiza e a localiza se nega a me dar uma cópia. Eu não sei o que fazer.

Avatar
Dejandira Sutil matos 13 de março de 2020

Vai no Procon e relata sua história.

Avatar
Jorge santos 18 de setembro de 2019

Levei meu carro ainda na garantia, em uma concessionária da marca, para realizada troca de macha danificada num choque acidental numa queda num bueiro sem tampa. O reparo foi autorizado pela seguradora. Serviço realizado, solicitei a NF do serviço realizado e mim foi negado, sob alegação da relação concessionária/seguradora. Essa negativa é legal?

Avatar
Jorge 13 de agosto de 2019

Levei meu carro para conserto em garantia adquirido há duas semanas, trocaram a bomba d’água, solicitei a nota de serviço e informaram que não fornecem nenhum documento. Está correto?

Avatar
marcos 13 de julho de 2019

boa tarde levei o carro em uma oficina que a bomba dágua tava vazando dia 29-03 -2019 hoje eu olhei a agua do radiador baixava olhe i baixo do carro éra na bomba dágua tava pingando levei na ofina ele falou que já passou a garantia 13-07-2019 ,é certo a respeito……

Avatar
Dejandira 13 de março de 2020

Sim,porque a garantua é de três meses,faz a conta passou uns 13 dia da garantia.

Avatar
Deixe um comentário