Óleo do motor: “eu quero o meu!”

Não é recomendado levar para casa o óleo do motor que ficou sobrando no frasco após completar o cárter. Por quê? Boris Feldman explica!

Óleo do motor tem validade, mesmo se ele estiver no frasco
Óleo do motor tem validade, mesmo se ele estiver no frasco (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
10 de janeiro de 2022 07:32

Leitor confirma que estou correto ao criticar os mecânicos, pois levou seu automóvel para trocar o óleo do motor em uma oficina. Segundo o manual, no cárter cabem 4,3 litros. Mas ele teve que pagar cinco litros, pois não existe venda fracionada.

Ele pediu então os outros 700 ml (0,7 litro) que sobraram e o mecânico não recomendou, alegando que o óleo – depois de aberto o frasco – entra em processo de oxidação e os aditivos perdem o efeito.

“Isto é ou não é uma pi-ca-re-ta-gem?” pergunta o leitor.

VEJA TAMBÉM:

Mas, nessa o mecânico está perfeitamente correto, picaretagem nenhuma. Óleo do motor é como remédio: pode estar parado dentro da gaveta que expira em dois ou três ou quatro anos.

No caso do óleo, ele também perde a eficiência depois de determinado período de tempo ou quilometragem percorrida.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
31 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo 10 de fevereiro de 2022

Quando o mecânico não é picareta, ele vende “meio litro” para um de deixa meio para o próximo, já que a rotatividade é Alta, aonde eu troco é assim pago pelo 1/2 quando ele tem ou ele abre um novo e deixa a metade para o próximo cliente. ( Caso a pessoa opte em levar o litro ele pega um fechado, pagando o cliente manda)

Avatar
Antonio Luis 17 de janeiro de 2022

Boris posso trocar de marca de óleo ! Porém com a mesma viscosidade uso o 0/20 selenia posso trocar por outro 0/20 Porém uma outra marca . Qual o senhor me recomenda

Avatar
Antonio Luis 16 de janeiro de 2022

E picaretagem não deixar eu levar o meu restinho do meu oleo e meu e eu paguei por ele e vou levar. Vai me ser útil quando é precisar completar

Avatar
RÔMULO BARBOSA SILVA 17 de janeiro de 2022

Neste caso é muito justo fazer do uso para completar, mas lembre-se, no máximo o óleo deve ser guardado no mínimo 20 dias (Procure e certifique que esteja bem fechado a tampa, use se possível um pedacinho de plástico de sacola para vedar na tampa), pois após esse período após aberto começa a oxidação. Somente lacrado a validade vai valer quando o vencimento estiver vigorando.

Avatar
Paulo Sérgio 16 de janeiro de 2022

Aaa taa….quero a sobra

Avatar
Gilberto Freita 16 de janeiro de 2022

Isso e óleo ou é vinho? Você está errado. Óleo na embalagem não “estraga” nem oxida. Todo motor consome óleo, então use esse ” restinho” pra completar até chegar a nova troca.

Avatar
Ezequias 14 de janeiro de 2022

Sempre leio suas matérias, e admiro seu trabalho, mas discordo quanto ao óleo perder suas propriedades só pq o fraco foi aberto. Se for bem fechado e bem acondicionado não terá nenhuma perda. O próprio fabricante informa que tem validade indeterminada. Enorme este equívoco. Corrija por favor.

Avatar
Neil 17 de janeiro de 2022

Perfeita análise, validade eterna , pena o mundo ser assim querer deixar tudo obsoleto com narrativas consumistas que só poluem e enchem o mundo de lixo e descaravel

Avatar
Meireles 13 de janeiro de 2022

Hora k ideia eu tenho k mudar o óleo do meu carro cada meio ano por isso vale a pena

Avatar
Jr 13 de janeiro de 2022

Paguei pelo produto e quem decide o que fazer com ele sou eu

Avatar
Túlio Praga dos Santos Coelho 13 de janeiro de 2022

Ta certo, gasolina olho da cara, e agora oleo que vence … kkkkk brasileiro é rico mesmo….

Avatar
Valter 13 de janeiro de 2022

O Boris é um engenheiro raiz. É normal que pense assim. É da época dos óleos minerais com uma única dezena SAE 20 – 30 – 40 e assim ia. Hoje em dia a composição dos óleos automotivos é de primeiríssima qualidade. Isso dito pelo próprio Boris em seus vídeos no YouTube. Não há o menor problema em usar um óleo novo na loja que nunca foi aberto ou um que o mecânico usou metade e te devolveu o resto. A embalagem dos óleos, o frasco, não é hermeticamente fechada. A diferença de um novo é um selo para não derramar e vazar pela tampa. Nada mais nada menos do que isso! O Boris disse aqui que o óleo dura só 2 ou 3 anos. Ninguém demora tudo isso para trocar o óleo do motor do carro. Mesmo quem usa pouco o carro demora 8 ou 9 meses, ou que seja 1 ano para realizar a próxima troca. Assim não há a mínima necessidade de preocupação em usar óleo aberto. Desde que NÃO seja usado pelo amor de Deus!!!

Avatar
José Pereira 12 de janeiro de 2022

Com todo o respeito ao Sr Boris , vou discordar .pq, todo carro baixa um pouco o nível de óleo como rodo muito em poucos dias já começo a completar o nível usando o que sobrou no litro.entao este óleo não vai ter tempo de perder as suas propriedades.ok..obrigado

Avatar
Fernando B. 12 de janeiro de 2022

Com essa teoria, as trocas de óleo que vendem no tonel (a granel) provavelmente tbm vendem óleo vencido.

Avatar
Ezequias 14 de janeiro de 2022

Matou a pau com este raciocínio! Precisa falar mais nadaaaa. Parabéns.

Avatar
Gilberto freitas 16 de janeiro de 2022

Perfeito.

Avatar
Orlando Alves 16 de janeiro de 2022

CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO

Avatar
Sidney 12 de janeiro de 2022

Matéria muito fraca e tendenciosa.
Óleo não vence rápido, vc pode usar para recompletar ou na próxima troca. Inclusive fechado a validade é INDETERMINADO.
Se vc pagou é seu, vc tem direito de levar pra casa.
O mecânico fica com o seu e depois cobra outro do próximo cliente, no final fica com vários litros.

Avatar
Ezequias 14 de janeiro de 2022

Desse modelo!

Avatar
Edilson Alvarenga 11 de janeiro de 2022

Com um pouco de pesquisa vão encontrar alguns Auto Center com troca de óleo inteligente. Na minha loja por exemplo os óleos mais vendidos 0W20,5W20,5W30,5W40,10W40 e 15W40 para motores flex, 5W30 e 15W40 motores Diesel.Tenho todos fracionado a cada 100ml com bomba igual a de combustível. O cliente só paga aquilo que os motores usar ou seja não existe sobra e não pagam nada a mais.

Avatar
Laércio Novaes 13 de janeiro de 2022

Os óleos sintético ou semi sintético,são uma geração de óleo higróscopicos(eles absorvem umidades) então o correto é trocar no carro mesmo que fiquem parado por 2 meses(pode ser mais ou pode ser menos) o certo é a sobra estar bem fechado na embalagem.

Avatar
Hevelcio 16 de janeiro de 2022

Boa por gentileza me passa o endereço,se for perto irei visitar a sua loja!

Avatar
Rodrigo 10 de janeiro de 2022

Estes caras só escrevem porcarias. Não tem assuntos.

Avatar
Jorge 10 de janeiro de 2022

Verdade se fosse assim não vendiam em tambor de 200 litros

Avatar
Zé das couves 10 de janeiro de 2022

O proprietário do carro não pode usar esses 700ml para completar o óleo que for queimando? A maioria das fábricas dizem que é normal ou esperado que o motor queime 100ml de óleo a cada 1000km percorrido.

Avatar
HELIO LUCIO DIAS 10 de janeiro de 2022

Eu uso o restante na próxima troca .porem bem fechado .troco duas x ao ano .

Avatar
Juliano Z L 10 de janeiro de 2022

Discordo… o óleo sintético, por exemplo, de acordo com a maioria das montadoras deve ser trocado após um ano se não atingir a kilometragem máxima recomendada e estiver dentro de parâmetros considerados normais de rodagem (não for uso severo). Então qual o problema de usar o óleo que sobrou e foi guardado bem fechado para se completar dentro desse período? O óleo que está no carro também foi aberto e dura um ano.

Avatar
Ricardo 10 de janeiro de 2022

Nesse caso, meu nobre, no meu leigo entendi, até pode usar. O problema é que após um ano do óleo aberto, vamos colocar no carro, e nessa concepção de colocar o óleo podemos entender que (por ele ser “novo”) duraria mais um ano. Ou seja, ficaria um ano parado, e mais um ano no motor. Aí, lá se vão 2 longos anos pra longevidade do óleo.

Avatar
Lourival Pereira da Silva 10 de janeiro de 2022

Entretanto, concordo em parte, mas se manter o frasco plástico bem fechado não vai oxidar a ponto de inutilizar o óleo.

Avatar
Lourival Pereira da Silva 10 de janeiro de 2022

Não concordo, se fosse verdade o oleo a granel nas cc também oxidaria assim que abrisse a tampa, embora sai por uma torneira a qualquer momento abririam a tampa de cima.

Avatar
Waldecyr 16 de janeiro de 2022

Fácil de resolver, não são 300ml a menos de óleo que vai prejudicar o motor, aliás estará muito próximo do limite máximo. Eu colocaria apenas 4 litros.

Avatar
Deixe um comentário