Óleo do motor: fim da garantia do carro altera o prazo de troca?

Disseram para o nosso leitor, na concessionária, que não é necessário trocar o óleo do câmbio do carro dele, que é manual. Isso está certo?

iStock 518901244
Por Boris Feldman
Publicado em 12/04/2019 às 19h30

A troca do óleo do motor é uma das manutenções preventivas que não pode deixar de ser feita. E um leitor nosso ficou na dúvida se mantém os mesmos prazos de troca, mesmo depois que o carro saiu da garantia de fábrica.

[TRANSCRIÇÃO]

Leitor do nosso AutoPapo diz ter um carro novo e que desde zero-quilômetro vem fazendo as trocas do óleo do motor exatamente de acordo com as recomendações do manual, não deixando passar de 12 meses ou dos 10 mil quilômetros, o que venceu primeiro.

E ele diz que agora o carro já completou três anos e já está fora da garantia. Está sem saber se mantém ou não o mesmo regime de troca do óleo do motor. E além disso, durante todo esse período, disseram para ele na concessionária ser desnecessário trocar o óleo do câmbio, que é manual, se agora ele terá de ser substituído?

E a recomendação é de manter exatamente o mesmo regime de troca de óleos do motor e também do câmbio manual, que não pede jamais a troca do óleo.

óleo do motor
Foto iStock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gordon Murray 16 de setembro de 2019

PEDRO GALVÃO ARAÚJO, use o lubrificante indicado no manual do veículo!

Avatar
Clayton Bitorino 16 de agosto de 2019

Pedro, o óleo do motor deverá ser usado sempre o recomendado pelo fabricante do veículo. Quem solicita a mudança de viscosidade do óleo é o próprio motor. Mas como assim? Existem muitas variáveis no que tange à vida útil do motor. Se a troca é feita por exemplo a cada 10.000Km e nessa troca (antes de esgotar o óleo) é avaliado que o nível do óleo está dentro da faixa aceitavel, ou seja, até o mínimo, aí deve-se continuar com o mesmo. Quando acontecer de em uma inspeção do nivel, antes da troca de óleo e este estiver no mínimo e ainda faltam “alguns mil Km” para vencer a troca, ai sim poderá aumentar o grau de viscosidade. Com
Existem casos que o óleo é mudado simplesmente pelo fator custo, como por exemplo que vc citou, o óleo 15w40 e 5w30 tem uma grande diferença de valores já que um é semi sintético e o outro é sintético e 50.000Km é muito pouco para se ter um desgaste de motor que justifique a troca de viscosidade.
Você poderia fazer um teste e retornar para o óleo original e monitorar até a próxima troca de óleo. Caso não baixe o nível drasticamente, fique com o original e depois mude quando o motor “pedir”. Aço velho levar em um profissional competente para o processo correto de troca de óleo e filtro do motor. P.s: para o monitoramento de nível de óleo depende necessariamente de não haver vazamentos, pois pode dar falso diagnóstico de consumo de óleo pelo motor.
Espero ter colaborado para algum esclarecimento sobre o assunto.

Avatar
Pedro Galvão Araújo 23 de abril de 2019

Bom dia
Vou fazer a troca de óleo do meu carro o antigo proprietário usava o óleo 15w40 mas no manual do veículo é recomendado o 5w30 sintético oque eu devo fazer continuo usando o 15w40 ou passo a usar o recomendado pelo fabricante meu carro está com 50mil de KM

Avatar
Deixe um comentário