Prazos de troca de óleo mineral, sintético e semissintético
Com tantas dicas disseminadas por aí, o prazo para a troca do óleo é sempre alvo de controvérsias. Cuidado com os 'entendedores' de plantão
Por Boris Feldman 11/01/19 às 20h03Com tantas dicas disseminadas por aí, o prazo para a troca do óleo é sempre alvo de controvérsias. Cuidado com os 'entendedores' de plantão
Por Boris Feldman 11/01/19 às 20h03Uma das regrinhas divulgadas por aí é que cada tipo de óleo lubrificante tem que ser substituído por uma determinada quilometragem. Será que isso é verdade?
[TRANSCRIÇÃO]
Quando se fala em prazos para a troca do óleo do motor dos automóveis, há sempre controvérsias. Porque existem prazos variáveis para a quilometragem ou para o tempo limite da substituição do óleo. Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.500 quilômetros.
Procedem esses prazos? É isso mesmo? Procedem coisa nenhuma, não é nada disso! As quilometragens e o tempo em meses para troca do óleo são estabelecidos pelo fabricante. Esses prazos podem variar de acordo com o óleo, de acordo com o motor e com as exigências de cada automóvel. Quem estabelece esses prazos baseado no tipo do óleo não sabe o que está falando!
Achei que faltou explicação na matéria, simplesmente falar que todos estão errados não faz ninguém certo. Acho que deviam se aprofundar mais no assunto.
O manual do fabricante já é a resposta. No manual do meu manda fazer troca do óleo com 15000 km mesmo ele sendo mineral.
Cumpram o manual. Tenho 2 carros da GM
Um clássic 2003 e é um prisma 2015.
No clássic o manual manda trocar com 15000km mineral
No prisma manda trocar com 10000 km o sintético…
Cumpro o manual… a diferença não está no óleo e sim o que o fabricante testou antes de colocar o carro para venda.
As manutenções não são pelo manual… então é simples ..
Cumpram o manual do fabricante
Concordo plenamente trabalhei 23 anos em posto de gasolina e trocas de óleo, fis diversos cursos sobre o assunto. Claro que é o fabricante que de acordo com o pacote de aditivos e a qualidade destes aditivos determinam a quilometragem entre trocas.
Isso…sempre achei estranho esses prazos alongados. Oleos ‘mais trabalhados’ atuam na melhora de limpeza, proteção e por conseguinte até em performance (economia/subidas de giro). A contaminação/degradação do lubrificante sempre existirá. Na dúvida siga o manual.
Gostei da materia
Excelente materia gostei