CUIDADO! O óleo do seu carro pode ser FALSO

Picaretas de plantão não medem esforços para tirar vantagem dos consumidores e até adulteração de lubrificante estão fazendo

oleo falsificado portal
Golpe: colocam lubrificante 'genérico' em embalagem de óleo famoso (Ilustração: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/05/2023 às 18h02

Pensa no absurdo de um motorista extremamente cuidadoso com o seu automóvel, que cumpre as revisões, todas as manutenções – no prazo e quilometragem recomendadas pela fábrica. E que, quando troca o óleo do motor, observa as características determinadas pelo fabricante.

VEJA TAMBÉM:

Óleo Falsificado

  • E aí o motor desse carro apresenta um problema. O diagnóstico é: óleo fora das especificações.
  • Para encurtar a conversa, o óleo teoricamente era o correto. Inclusive, sua própria embalagem. Mas, na verdade, era falsificado. Ou seja, aditivação, viscosidade e outras características, tudo fora do padrão.
  • E o que fazer pra evitar de ser mais uma vítima desses trapaceiros? Reparar bem no tipo de fornecedor e desconfiar caso o óleo esteja sendo oferecido por um preço muito inferior à média do mercado.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 19 de maio de 2023

Uns anos atrás um funcionário de uma loja de autopeças onde costumo trocar o óleo, me contou que uma pessoa recolhia os frascos vazios das trocas efetuadas na loja, com o pretexto de fazer reciclagem. Depois descobriram que era mentira, na verdade o cara comprava óleo a granel dos mais baratos, tipo 20w50 e enchia os frascos dos óleos mais caros e vendia no comércio dele.

Avatar
Tobias 19 de maio de 2023

Enviei para anp e fabricante uma queixa de suspeita de venda de óleo falsificado em minha cidade. Nunca recebi retorno. Falta fiscalização.

Avatar
Deixe um comentário