Óleo do motor mais viscoso: carros acima dos 50 mil km precisam dele?

Leitor tem um automóvel com mais de 50 mil quilômetros rodados. Ele está na dúvida se precisa aumentar a viscosidade do óleo. Será que precisa mesmo?

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Por Boris Feldman
28 de maio de 2019 17:00

Leitor do AutoPapo pergunta: “É verdadeira aquela dica de que quando o carro já ultrapassou os 50 ou 60 mil quilômetros, o óleo do motor deve ser mais viscoso do que o recomendado pelo manual do proprietário?” Essa dica pode estar certa, como pode estar errada. Como assim?

Pode ser que depois dos 50 mil quilômetros seja mais interessante você aumentar a viscosidade. Tanto que alguns óleos para motor são classificados como para alta quilometragem. E, o que se imagina, é que o motor, a essa altura dos acontecimentos, já esteja queimando um pouco de óleo em excesso. Nesse caso, vale a pena aumentar a viscosidade, por exemplo, de 10W40 para 20W50 ou 20W60.

Entretanto, muitos motores ultrapassam os 50 ou 60 mil quilômetros, podem chegar a 100 mil ou mais quilômetros sem a necessidade de óleo mais viscoso, desde que eles não estejam queimando óleo em excesso. Ou seja, aumentar a viscosidade não depende da quilometragem, mas de quanto está baixando o nível na vareta de óleo.

óleo do motor mais viscoso
Viscosidade do óleo – Foto Shutterstock

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
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Jason Oliveira da Silva 18 de junho de 2021

Olá bom dia tenho uma picape estrada ano 2012 está com cento e cinquenta mil quilômetros e está baixando óleo e qual o melhor óleo?

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AFONSO 13 de fevereiro de 2021

Boa tarde
Tenho um prisma 1.4 2010 com 70mil km. Qual o oleo devo usar? Obrigado Afonso

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Washington Souza 21 de agosto de 2020

Meu AP 1.8 está com 186.000 rodados e atualmente estou usando provisoriamente o óleo Shell Helix HX7 10W-40 (semissintético), e já estou aguardando na loja a chegada da nova tecnologia da Shell que é o óleo HX8 5W-40 (sintético), ambos API SN, ACEA A3/B3, A3/B4 e ESPECIFICAÇÃO VW 5002.00 / 505.00.Um óleo bem mais ideal que o anterior para os motores fabricados até 2000. Portanto, aos engenheiros da Shell responsáveis pelos excelentes óleos e aos engenheiros da Audi responsáveis pelo excelente Motor AP (MD 270), aquele abraço e muito obrigado.

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Flavio De Oliveira Neves 30 de julho de 2020

BOA noite meu carro tem mais de 123000km que óleo devo usar prisma 2008

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IGOR MENDES TCHELZOFF 10 de agosto de 2019

ERRADÍSSIMO! O óleo a ser usado é sempre o que a montadora diz, independente da km; pode ser 50 mil km, pode ser 500 mil, se pedir para usar 0W40 por exemplo, você irá usar 5W40. Se o motor começar a queimar mais óleo do que o tolerado (informação disponível no manual do proprietário), será sinal de que os anéis de seguimento estão cansados e o motor irá precisar passar por retífica. Aumentar a viscosidade pode até fazer diminuir a queima do óleo, mas irá prejudicar todo o cabeçote, já que diferente das folgas nas partes de baixo do motor, as tubulações que levam o óleo para o cabeçote não aumentam, e óleos mais viscosos não sobem na velocidade que devem. (e falando em folgas, o quão elas aumentam, vai depender do zelo do proprietário com as trocas de óleo. se as trocas forem feitas corretamente, essas folgas não aumentarão)

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IGOR MENDES TCHELZOFF 10 de agosto de 2019

0W40*

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Sero 28 de julho de 2020

Pois a cada 50 km você vá pra retifica. Eu acho mais barato aumentar só aumentar a viscosidade do óleo

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Marcelo costa 31 de maio de 2021

Eu comprei um Megane há um ano e já vou para a segunda troca de óleo nesse período,ele não está fumando mas a primeira troca demorei um pouco pra fazer e quando o mecânico drenou o óleo estava preto o que pode estar acontecendo?

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Vitor 11 de julho de 2021

É normal, amigo. O óleo escurece mesmo.

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Marco Antonio Netto 5 de junho de 2019

Quanta bobagem. Se seu carro está fumando com 50 mil, você tem um problema muito maior do que pensa. E se o carro já tem muita rodagem (150 mil ou mais) e está queimando óleo, não tem dessa de mudar a viscosidade, é simplesmente hora de retificar e continuar usando o óleo recomendado pelo fabricante. Tenho um Corsa 2001 1.0 16v que está com 190 mil e usa o 15w40 recomendado no manual, API-SN e não fuma absolutamente nada.

Essa parada de óleo de 20w50 pra alta kilometragem é balela, e essa matéria é um baita desserviço pra quem acompanha o site.

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Marco Godoi 4 de maio de 2021

Concordo plenamente contigo!

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Celso 2 de junho de 2019

Pois ao contrario da lenda “urbana” do carro velho, óleo viscoso, o meu Corsa com mais de 150 mil, usa óleo 0W20 , sem soltar uma fumacinha sequer e o motor funciona feito um relógio, isto rodando desta forma a mais de 10 mil kms, sem problema algum.

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