Aditivos para radiador, gasolina, bateria e óleo são necessários?

Sentimos por informar que muitos dos líquidos são invenção do mercado para ganhar dinheiro dos motoristas mal informados

motor captur pequeno
Por Boris Feldman
05 de maio de 2018 07:00

Em uma multidão de ofertas de aditivos para toda e qualquer parte do carro, é bom fugir dos totalmente dispensáveis…

[TRANSCRIÇÃO]

Eu tenho a ligeira impressão de que nós,  proprietários de automóveis e motoristas de uma maneira geral, temos cara de otários ou de trouxas, tantas são as bugigangas, trapizongas e traquitanas que nos oferecem em cada esquina.

É só parar no posto para abastecer, por exemplo, que os frentistas – de maneira geral são muito honestos e solícitos – vêm nos oferecer toda a sorte de aditivos rigorosamente desnecessários. Tem pra bateria, para o óleo do motor, da caixa, para o fluido, uma pilha deles.

E os ouvintes do AutoPapo sempre nos consultam para saber quais são realmente necessários e quais não passam de picaretagem. Pois, então eu vou ser prático e direto.

Pode recusar qualquer aditivo com apenas duas exceções:

  • A primeira é para o líquido de refrigeração, a chamada água do radiador, que deve conter cerca de 50% do aditivo chamado etilenoglicol. O percentual correto está no manual do seu automóvel.
  • A outra exceção é se você abastecer com gasolina comum vale a pena usar um frasquinho do aditivo específico, mas se você já usa gasolina aditivada ou alguma especial, nem esse daí é necessário.
aditivos para tudo no carro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Acir Cipriano Pires 8 de julho de 2018

Muito bom e todas dicas, por favor, continuem.

Avatar
Hailton Rodrigues Gomes 8 de julho de 2018

Muito bom,o texto para um bom entendor nos vemos que muitas coisas dita por aí é só enganar o menos desavisados !!!

Avatar
Rafael 30 de maio de 2018

No Brasil a gasolina não presta, seja comum ou aditivada, então desse ser bom sim rsrs.

Avatar
Deixe um comentário