Para-brisa trincado: além do prejuízo, ponto no prontuário

Trincou o seu para-brisa? Então trate de levar logo o carro à oficina para consertá-lo, pois o prejuízo pode ser duplo!

Por Boris Feldman 18/04/18 às 18h07
shutterstock 648072997
para-brisa trincado (Foto | Shutterstock)

Para começo de conversa, a legislação considera a visibilidade do motorista um item de segurança, e um para-brisa trincado pode prejudicá-la. Rodar com o automóvel nessas condições é uma infração considerada grave, com multa de R$ 127,00 e cinco pontos no prontuário.

Entretanto, nem sempre é necessário substituir o para-brisa, que dependendo do carro, pode custar uma “nota preta”. Caso dos importados (e alguns nacionais) mais sofisticados que contam, por exemplo, com o dispositivo automático que aciona os limpadores quando começa a chover.

Para detectar a água no vidro, ele tem embutido um sensor que percebe uma distorção ótica, o que aumenta muito o seu custo de fabricação. Além de ser importado e pagar um respeitável valor em impostos. Tem para-brisa que chega a custar a “bagatela” de R$ 15 mil no nosso mercado.

Boris Feldman explica que um parabrisa trincado pode levar, além do prejuízo do conserto, a uma multa e pontos na carteira do motorista.

Nos automóveis nacionais mais simples, seu custo é menor e pode ser de R$ 200 ou R$ 300. Qualquer para-brisa trincado, entretanto, admite um reparo desde que a rachadura seja pequena, inferior a um ou dois centímetros. O padrão é colocar sobre ela uma moeda de R$ 1: a trinca não pode ser maior.

Empresas especializadas neste reparo aplicam uma resina e a trinca desaparece, fica praticamente imperceptível. Mas, é impossível reparar o para-brisa com uma trinca de dimensões maiores. Ou se ela estiver numa extremidade do vidro.

Outro cuidado: a pequena trinca que pode ser reparada costuma aumentar com o carro em movimento e não permitir mais o conserto alguns dias depois.

A legislação brasileira obriga o uso do para-brisa laminado, ou seja, no caso de receber o impacto de uma pedra, por exemplo, ele não se desmancha em milhares de pequenos pedaços como os vidros laterais. Aparecem apenas grandes trincas que continuam permitindo a visibilidade.

Mas, se uma loja especializada oferecer um para-brisa por preço muito barato, bem abaixo da cotação média no mercado, cuidado: tem muito picareta por aí fabricando para-brisa com vidro temperado, o mesmo que vai nas janelas e que, no caso de um impacto, impede a visibilidade. É proibido, mas…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Samuel Mello 12 de outubro de 2019

Todas as leis q o sistema cria servem pra prejudicar as pessoas, agora se meu vidro quebrar eu vou ser obrigado a consertar porem a viatura da policia pode andar com o ipva atrasado e com pneus carecas quem ninguem se importa, quanto a multa e retenção fica quase impossivel arrumar um carro que esteja apreendido e pagando estadia diaria num patio onde os proprios funcionarios depredam ainda mais os veiculos que la se encontram.

Avatar
Marcos 9 de novembro de 2018

Quer dizer que se meu para brisa quebrar durante a viagem e encontrar um policial, além do prejuízo terei uma multa?

Avatar
Lean Morais 16 de outubro de 2018

Boa tarde,
Os valores apresentados estão incorretos.
Sou proprietário de uma empresa de gestão e consultoria de frotas, se precisarem de alguma informação estou a disposição.

Avatar
Deixe um comentário