Passou a mais de 50% da máxima? STF confirma carro apreendido e CNH suspensa. Na hora!

Motorista pode se defender previamente nestes casos? O que isso pode acarretar? CNH suspensa e carro apreendido, entenda.

Projeto de Lei que tramita conclusivamente na Câmara dos Deputados quer que órgãos de trânsito sejam obrigados a notificar dono de carro rebocado.
Carro sendo rebocado pelo guincho devido a multa de trânsito (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/06/2020 às 07h30

Você sabia que o Código de Trânsito estabelece a apreensão imediata do veículo e suspensão da CNH no caso do motorista estar a uma velocidade de 50% superior à permitida?

Isso significa que se a velocidade estabelecida for de 60 km/h e você estiver a 90 km/h, veículo apreendido e habilitação suspensa, sem choro nem vela! Ou se, por exemplo, a velocidade for de 40 km/h e você estiver a 60 km/h, a mesma penalidade.

E a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) alegou a inconstitucionalidade dessa legislação, pois não dá ao motorista o direito de se defender previamente.

Uma ponderação considerada juridicamente razoável por muitos. Exceto pelo Supremo Tribunal Federal, que não viu nenhuma razoabilidade nisso e acaba de negar o pedido feito pela OAB.

Carro sendo rebocado pelo guincho devido a multa de trânsito e CNH suspensa
Passou acima de 50% da velocidade permitida? Terá o carro rebocado e CNH suspensa! (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adilson Leandro Gonçalves da Silva 30 de junho de 2020

Em via cuja máxima velocidade é de 40km , na situação emergência médica_socorro , ser multado a 68 km , ficar sem carteira é incabível face ao apelo, salve uma vida!

Avatar
Leivo 30 de junho de 2020

Sabemos que muitas vias nao tem uma sinalizacao adequada. Esta medida nao seria um abuso de autoridade?
No Rio de Janeiro, a violencia faz com que estas normas sejam ignoradas para a seguranca do motorista em diversas regioes.

Avatar
Paulo W. Sobrinho 5 de maio de 2022

Pois é, só que o grande problema neste Brasil,são os cabeças pensantes, que estão sentados atras de uma mesa, recebendo salários exorbitantes com dinheiro público, a maioria eleitos pelo povo, com a chancela de poder ferrar o povo de todas as maneiras que eles quiserem. Se alguém acha que autoridades legislativas, executivas e judiciárias trabalham em prol do povo, está redondamente enganado. Todos trabalham para o seu próprio EGO.

Avatar
Deixe um comentário