Pedal de freio: é mais seguro acioná-lo com o pé esquerdo?

Em carros automáticos, o correto mesmo seria o motorista usar um pé em cada pedal: acelerar com o direito e frear o carro com o esquerdo?

pedal freio pedais shutterstock 309171176
Por Boris Feldman
Publicado em 04/06/2019 às 19h30

Um leitor do AutoPapo diz ser contrário à disposição dos pedais do carro, e que não deveria caber ao pé direito pisar ao mesmo tempo no acelerador e no freio. Que por uma questão de segurança, o pedal do freio deveria merecer um pé exclusivo e não dividido com o mesmo que pisa também no acelerador.

Pois não é que esse nosso ouvinte ouviu o galo cantar sem saber exatamente aonde? Porque nos carros com câmbio automático o correto é o motorista usar um pé em cada pedal: acelerar com o direito, frear com o esquerdo.

Mas quase nenhum motorista tem esse hábito, até porque o pé esquerdo tem que ser treinado para pisar no freio, para evitar que ele pise com força exagerada. Como os automáticos estão dominando o nosso mercado, já está ficando viável o freio merecer um pé exclusivo.

Pedal de freio
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro 5 de junho de 2019

Realmente seria interessante, daria pra acelerar e frear ao mesmo tempo pra fazer borrachão! Fora isso n vejo utilidade… rs

Avatar
Sérgio 5 de junho de 2019

Já tem um tempo que ele vem defendendo isso, mas o fato é que exceto nos carros de Fórmula 1, a disposição dos pedais é para serem usados apenas com o pé direito. Frear com o esquerdo tornaria essa ação tanto desconfortável quanto perigosa.

Avatar
Leandro 4 de junho de 2019

Brilhante observação Rogério. Tem momentos que certos pi-ca-re-tas tentam inventar a roda mas nem sabem do que estão falando.

Avatar
Rogério Mascarenhas 4 de junho de 2019

A lógica é a seguinte: ou se freia, ou se acelera: um de cada vez. Por isso se deve usar o mesmo pé para o freio e para o acelerador. Note que essa lógica é igualmente válida para carros com câmbio automático ou com câmbio manual.
Ô textinho mixuruca, hein?!!

Avatar
Deixe um comentário