Perder a garantia do carro é conversa para boi dormir

Se o carro for levado à concessionária para revisão dentro do prazo ou da quilometragem recomendada pelo fabricante, não há como perder a garantia

Por Boris Feldman05/05/18 às 11h45

A maioria das concessionária segue rigorosamente o prescrito pela fábrica ao fazer a revisão periódica. Executa e cobra exatamente os itens a serem verificados e revisados aos 10 mil km, 20 mil, 30 mil, etc. E o preço predeterminado pelo fabricante é respeitado, sem pedir um centavo mais ao dono do carro. Mas há aquelas que dizem que o carro pode perder a garantia.

Há casos, entretanto, em que a oficina percebe uma anomalia. As vezes, o próprio motorista pede que seja executado um item adicional. Algum reparo em função de um problema específico. O carro pode ter passado por um buraco e distorcido a suspensão, prejudicado um amortecedor ou afetado algum componente da direção.

Mas, tem também a “criatividade”. A concessionária que aproveita a presença do automóvel na oficina para enfiar a mão no bolso do dono empurrando o serviço desnecessário, o produto imprestável. A famosa empurroterapia: limpeza de bico injetor, descarbonização do motor, lubrificação de maçaneta, vitrificação da pintura e outras inutilidades do gênero.

Já criaram até categoria extra de revisão. Você chega com o carro na recepção da oficina e está lá o quadro explicativo: Tem a “Revisão Normal” pela qual se cobra o previsto e outras, do tipo “Revisão VIP”, Revisão “Premium” e outras modalidades diversas de se cobrar mais que o devido.

Se o carro for levado à concessionária para revisão dentro do prazo ou da quilometragem recomendada pelo fabricante, não há como perder a garantia.

Algumas concessionárias apenas sugerem os itens extras, na base do “sicola”: se colar, faz, caso contrário, executa apenas o previsto. Mas, outras, mais agressivas, chantageiam o dono do carro e até o ameaçam com perda de garantia caso ele não concorde com sua execução.

Mas, basta levar o manual dentro do porta-luvas e exibi-lo caso no caso de apelação da concessionária. Lá está uma lista com todos os itens a serem executados. Os demais ficam por conta da “empurroterapia”.

Se o carro for levado à concessionária para revisão dentro do prazo ou da quilometragem recomendada pelo fabricante, não há como perder a garantia. O dono do carro tem todo o direito de negar qualquer serviço extra, verdadeira conversa para boi dormir.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
31 Comentários
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    Simoni camargo 22 de julho de 2020

    Então tenho kwid 2018/2019, com 35.000, e fiz todas as revisões na concessionária formula fiz a revisão dos 10.000, bom marquei com 10.000 mas me marcaram 15 dias depois e acabou sendo feita com 12.000, fiz a revisão dos 20.000 também foi a mesma coisa acabou sendo feita com 22000. Eu marquei a revisão dos 30.000, mas não me senti legal e acabei não indo fiquei em casa e também a concessionaria estava fechada no dia que resolvi levar para fazer a revisão, do nada começou a fazer um barulho no motor então levei na concessionária, e como já estava com 35.000 pedi para fazer a revisão e relatei que tinha começado um barulho, a atendente preencheu a ficha e o carro ficou lá, dia 29/06/2020, no dia 01/07/2020 me ligaram para comparecer la, fui e me informaram 8que o motor tinha batido, e que devido as quilometragem das revisões, talvez eu tivesse perdido a garantia do motor , mas no dia 03/07/2020 me ligaram e disseram que a fabrica aceitou a garantia, até ai tudo bem no dia 06/07/2020 me liberaram o carro reserva para 3 dias, no dia 08/07/2020 me ligaram novamente mandaram comparecer na concessionaria, então la fui eu novamente lá, chegando me mostraram o motor todo desmontado, e me disseram que o motor tava todo carbonizado, peças danificadas,me disseram que podia ser combustível, ou óleo, bem óleo é eles que trocam então se deu problema,o óleo é deles mesmo, se foi combustível eu abasteço em postos de bandeiras confiáveis, eu não entendo de motor, e me disseram que a fabrica não quer dar a garantia, sei lá quando comprei o carro me disseram 3 anos de garantia, fiz todas a revisões certas, então gostaria de saber que culpa tenho eu se o motor quebrou, fica minha indignação e revolta com a Renault.
    E o olha o que a fábrica simplesmente me responde:
    #renaultbrasil Foi efetuada análise pela concessionária fórmula Curitiba Bacacheri na qual foi identificada agente externo, o que impediu que a garantia fosse aplicada em seu veículo.
    “AGENTE EXTERNO” BRINCADEIRA
    #RenaultKwid NUNCA MAIS

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    William Freitas 8 de julho de 2020

    Fiz a revisão do meu carro com 10.000km em 11 meses de uso. Moto em Fortaleza e fui algumas vezes Em Recife, devido a isso o KM aumentou. Após 6 meses da revisão de 10.000 completou 20.000, mais uma vez foi devido a viagens. Não teve desgaste do carro pra necessitar uma revisão de 20.000km pela concessionária. É necessário trocar o óleo? Seria necessário já fazer a segunda manutenção de 20.000?

    Pergunto isso pq se eu em 2 meses for 8 vezes em PE, já completo 10.000. então teria de fazer as revisões de manual em pouco tempo. Sendo que as viagens são na pista.

    Prisma Joy 2018/2019.

    Tô pra fazer a revisão, de 20.000. Eles roubam muito, mecânico nem viu e disse que deverá trocar a pastilha de freio. Kkk eu só andei muito em pista.

    Se eu trocar o óleo apenas e fazer a revisão da concessionária a cada ano com base na última revisão, seria ruim?

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    Leonardo Lopes 7 de julho de 2020

    Aqui meu carro teu uma pane elétrica e quase bati, o carro travou todo e não desligava e depois apagou, liguei de novo e fui para o trabalho, chegando lá na toca o carro teu outra pane elétrica e não desligava mais, minha esposa ligou para recall da Fiat e o carro ainda com garantia e um argo 1.0 drive 2018 e comprei ele zero e sempre fiz todas revisões aí na Roma, mas a última de 30 mil não quiseram fazer com minha esposa porque no dia aconteceu alguma coisa aí e orientaram ela a fazer de 40 que não tinha problema nenhum, ok o carro teu a pane agora com 38 mil e levaram o carro para a Roma aí desde segunda e ninguém entra em contato falam nada não tão posição, na terça consegui falar me dizeram porque eu não fiz a de 30 mil perdi a garantia ? Sendo que no contrato a garantia elétrica do carro e de 3 anos e vc não a perde se não a mexeu nela, e liguei passei para a recall da Fiat que estão estudando e resolvendo mas até hoje ninguém entra em contato ninguém fala nada.

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    Enio de Souza 7 de julho de 2020

    Olá , meu veículo termina a garantia agora em agosto 2020 , porém ando muito pouco e não atingiu a quilometragem da revisão , devo fazer em agosto ou quando atingir a quilometragem ?

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    Rodolfo 10 de junho de 2020

    Boa noite, tenho um renegade 2018 e sempre fiz as revisões na concessionária porém a de 25.000,00 passou só 200 km, agora meu carro deu problema no teto solar e está na garantia, e está na concessionária a quase 1 mês e a fábrica está alegando que eu perdi a garantia devido os 200 km que passou, sendo que todas as revisões foram feitas na concessionária Jeep! E o problema que apresentou nem foi no motor foi no teto solar.

    Fico no aguardo de uma resposta.

    Att, Rodolfo.

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    Luiz 13 de março de 2020

    Tenho uma C250 sport turbo 211cv 2015 saiu da garantia. Liguei pra a conssecionaria para fazer troca de oleo e filtro zme pediram R$970
    00. Fiz uma pesquisa em uma auto center de renome vai me custar R$ 420.00.Qual melhor procedimento. A diferença e muito grande.

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      Márcia Muchaqui 23 de junho de 2020

      Bom dia,eu fiz a primeira revisão do meu carro na concessionária,agora tenho que fazer a segunda,mas achei um absurdo eles cobrarem 600 reais,caso eu não fizer a revisão na concessionária eu perco a garantia do meu carro, é um Onix da Chevrolet muito obrigada aguardo uma resposta

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    Luiz do vale 26 de fevereiro de 2020

    O limpador de para brisa deu problema e foi constatado que o motor de limpador de para brisa traseiro esta queimado tenho 5 meses que peguei o carro na concessionária, disseram que se eu não fizer a revisão com eles perco a garantia e não trocarão o motor do limpador de para brisa traseiro, e ai tenho direito ou não ?

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    Alexandre Antonio ramos 20 de dezembro de 2019

    A Fiat da 3 anos de garantia de motor e câmbio ė fiz até os 30 mil km de revisão nela. E tô com 88mil km ė meu câmbio deu problema .Gostaria de saber se eu não tenho mais a garantia. Do motor e câmbio. E onde diz que eu tenho io que sempre fazer as revisões nas concessionarias

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      Kelly Palhano siqueira 27 de janeiro de 2020

      Boa noite gostaria de falar com vc sobre esse problema
      Tem um contato?

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    João 15 de novembro de 2019

    Eu fui a autorizada da agência da Fiat fazer a revisão de um Mobi like 2018 com 20.000km,uma revisão simples que custa $1.470,00 eu posso fazer a revisão em uma oficina,uma vez que ocarro não apresenta defeitos? O valor é muito alto, fiz o orçamento da troca de óleo e filtros balanceamento e alinhamento e ficou em $380,00 e posso colocar os itens revisados no Manual do proprietário com a nota fiscal do serviço realizado para continuar na garantia de fábrica?

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    NORBERTO NUNES DE ANDRADE 4 de novembro de 2019

    Na primeira revisão dos 10.000km, eu sou obrigado a comprar óleo de motor e filtro de óleo na concessionária, ou posso comprar fora desde que dentro das especificações do manual?

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    Ester Mendes 11 de outubro de 2019

    Ola! Se estou fora do meu domicílio e chegar a hora da revisão, posso fazer em outra concessionária? Toyota.
    Estou no Rio e comprei em SP. Disseram que se eu fazer em outra perderei a garantia.
    Agradeço

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    Ernesto 10 de outubro de 2019

    Não aparece nenhuma resposta aqui…

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    Edson Machado Vaz Junior 2 de outubro de 2019

    Levei meu veículo na concessionária para verificar um barulho na suspensão. Disseram que tinha que efetuar a troca dos amortecedores. Assim foi feito. 2 meses depois voltei porque o tal barulho ainda estava no veículo. Na terceira ida a concessionária fui informado que era um barulho crônico. Resolvi depois de 15 dias trocar os pneus. Disseram que fariam um teste nos amortecesores para verificar. Apareceu um barulho e voltei para verificar. Disseram ser as molas e pra minha surpresa alegaram que os amortecedores estavam empenados devido alguma queda em buraco. 1 ano levando o veículo para achar o tal barulho pra tentarem empurrar um par de amortecedor novo e ainda disseram que a garantia não cobre. Concordaria se realme te eu tivesse caído em algum referido buraco.

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    Bruno Abolis 14 de setembro de 2019

    Boa noite.

    Não fiz a revisão de 20.000 em meu onix, fiz com 9.000 e depois com 29.000, sabe me dizer se perco minha garantia de fábrica? Todas foram feitas em autorizar as Chevrolet.

    Agradeço de antemão.

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    BRUNO ABOLIS 14 de setembro de 2019

    Boa noite.

    Não fiz a revisão de 20.000 em meu onix, fiz com 9.000 e depois com 29.000, sabe me dizer se perco minha garantia de fábrica? Todas foram feitas em autorizar as Chevrolet.

    Agradeço de antemão.

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    João Carlos Mendes Cavalcanti Filho 20 de agosto de 2019

    Parabéns pelos seus esclarecimentos, inclusive no rádio. Aproveito e peço outro que tire outra dúvida, estou com o carro no ultimo mes da garantia dada pela montadora, a quinta, devo fazer na concessionária ou não faz diferença,ja que a garantia acabou?

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    VANDERLEI RODRIGUES DE SOUZA 27 de junho de 2019

    Minha moto travou o motor, a garantia dela vence em Outubro de 2019 e está na garantia dos 10mil km, porem o prazo de 12 meses para revisão venceu em Março e eu não fiz.
    Eu perco o direito nesse caso?

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    Marilene seixas Augusto 19 de junho de 2019

    Levei o carro pra fazer revisão com 11mil km, e eles querem cobrar multa é correto?

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    Evaldo de Sousa Damas 18 de junho de 2019

    Oi boa noite! Comprei um fiet Cronos a 1 ano e o carro apresentou um defeito,no amortecedor traseiro vazando, levei na concessionária, e eles me falaram que nao podia substitui a peças por falta de revisão,por ter deixado de fazer uma das revisões,isso faz eu perde a garantia?

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    Ederson Souza 16 de maio de 2019

    Eu estou com um grande problema.
    Meu carro é um cobalt Elite 2017 e está com 30.000km rodados.
    Sou segundo dono e comprei a menos de 03 meses e foi realizada apenas 01 revisão na Concessionária.
    Infelizmente tem um barulho muito estranho dentro do motor, a Chevrolet não quer desmontar o motor porque alega ter perdido a garantia.
    A loja de semi novos entrou com uma solicitação para a Chevrolet realizar o serviço, o advogado dele está a frente.
    O carro está dentro da Oficina da Chevrolet e já faz 04 dias e ainda não tem autorização com a ordem de serviço para execução do serviço.
    Estou sem o meu carro.
    O que eu faço?
    Não deram nem previsão.
    Eu sou o dono e não posso arcar com esse prejuízo.Eles alegam ter perdido a garantia devido não ter realizado a revisão na Concessionária.

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    Ricardo Alves 15 de abril de 2019

    É verdade que se eu trocar o óleo do carro em qualquer outra oficina mecânica e der problema no carro que não esteja relacionado a isso, e se caso a montadora se recusar a atender a garantia eu posso processar eles? Porque na real eles tem que me dar a garantia do veículo e não do serviço prestado por outra empresa. Isso é coação, eles não podem me obrigar a fazer a revisão com eles, me ameaçando de perder minha garantia.

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    COMPREI TBÉM UM ÔNIX O KM NÃAOTEM NEM 3000 KM E ME OBRIGAM A FAZER REVISÓES ! 2 de janeiro de 2019

    TENHO MESMO QUE LEVAR O CARRO PARA ELES LIMPAREM TUDO TROCAR TUDO !?????

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    Marcos 7 de maio de 2018

    É verdade que se o carro é blindado a revisao deve ser feita de 6 em 6 meses!….senao perderia a garantia!!??….ou seria tambem uma sacanagem por parte da concessionária querendo que o carro troque oleo de motor …por exemplo em espaco tao curto de tempo…..meu carro tem 14.000 km…..e já foi na concessionária 4 xs.para a concessionária para que não perdesse a garantia!!….procede?….pode?…..em qual documento que diz que um carro por ser blindado teria que fazer mais revisões que outro carro que não é blindado?!

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    Ademir Santana 5 de maio de 2018

    Comprei um carro zero ônix Chevrolet.
    É verdade que tenho que trocar o óleo do motor com 5000 km para não perder a garantia da fábrica sobre o veículo?

    • AutoPapo
      Felipe Boutros 5 de maio de 2018

      Olá, Ademir. Por favor, envie a sua pergunta no Boris responde.

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      João Paulo Silva 8 de novembro de 2018

      Obrigadatorio 10.000km

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      Carlos 23 de maio de 2020

      Em caso de uso severo, sim, a casa 5 mil km.

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