Afinal, por que a Placa Mercosul será adotada no Brasil?

Obrigatória no Brasil desde o início de fevereiro, a nova placa será padrão para todos os carros dos países do Mercosul

placa mercosul 1
Por Boris Feldman
Publicado em 10/02/2020 às 08h30
Atualizado em 11/02/2020 às 16h00

A Placa padrão Mercosul é obrigatória em todo o país desde o início deste mês de fevereiro. Aliás, seria, porque cinco estados declararam o atraso no processo para implantá-las: Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins pediram prazo maior ao Denatran, que estabeleceu então uma nova data: 17 de fevereiro.

Mas eles dizem ser mesmo impossível cumprir este novo prazo. Em Minas Gerais, por exemplo, já informou ser impossível implantar a placa antes de março.

Por que esta placa? Porque ela será padrão nos países do Mercosul. E além disso, permite um número maior de combinações. Com quatro letras e três dígitos, elas chegam a cerca de 450 milhões de possibilidades.

Contran confirma alterações para placas Mercosul e adia adoção das novas chapas, marcada para o dia 30 de junho. Carros antigos não precisarão instalá-las.

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valdevino L Castro 22 de setembro de 2022

Essa placa será uma “virada na água ” como foil a tomada de 3 pinos. Ainda fazemos piadas de Portugal. Kkkk

Avatar
Julio Cesar Miranda 1 de dezembro de 2020

Acho uma inutilidade essa placa que não identifica de onde e o veículo, além de as possibilidades de combinações por números serem infinitas e por letras não. Só o Brasil pra aceitar tanta besteira…

Avatar
William 21 de janeiro de 2022

Sério mesmo que você escreveu isso? Nas suas contas o modelo antetior proporcionava mais combinações? Combinações infinitas? Sério mesmo?

Avatar
VANIA 13 de fevereiro de 2020

UMA PALHAÇADA ISSO, AQUI EM SÃO PAULO ESTA UMA BAGUNÇA, NA BAIXADA SANTISTA NÃO TEM LUGAR PARA FAZER, NINGUÉM INFORMA NADA, TODO MUNDO PERDIDO NAS INFORMAÇÕES. ABSURDO VC COMPRAR UM CARRO E NÃO PODE USAR PORQUE NÃO TEM LUGAR PARA COLOCAR A PLACA.

Avatar
Bomfim 11 de fevereiro de 2020

Fui obrigado a colocar esta placa Mercosul pois tranferir o veicolo e paguei R$ 215,00 o par.
Esta placa é de um mau gosto absurdo toda colorida que parece um carnaval .
Só tenho uma duvida, se o Brasil sair do Mercosul teremos que trocar de placa de novo.

Avatar
Luís Fernando 11 de fevereiro de 2020

Bom dia pelo contrário essa demora toda e por que os políticos não estão sendo beneficiados se fossem já tinha sido implantado a muito tempo exemplo à lei da luz baixa rapidinho foi sancionada lembra fábrica de multas e de lâmpadas.

Avatar
Jeová Farias 10 de fevereiro de 2020

Não sei porque adotar uma se nem a capital do Brasil(Brasília) ainda tem,era pra ser o primeiro a adotar para servir de exemplo.

Avatar
Leonardo Sanches Vieira 10 de fevereiro de 2020

Essa história de que a placa é necessária porque aumenta o número de combinações é conversa pra boi dormir. Não é preciso placa Mercosul pra isso. Pode-se adotar a nova disposição de letras e números na própria placa cinza. Simples assim!

Avatar
Deixe um comentário