Pneu deslocado causa problemas na direção do carro
O pneu deslocado é proveniente de um problema entre a banda e a carcaça, fazendo a direção trepidar apenas em baixa velocidade
Por Boris Feldman 15/10/18 às 19h30O pneu deslocado é proveniente de um problema entre a banda e a carcaça, fazendo a direção trepidar apenas em baixa velocidade
Por Boris Feldman 15/10/18 às 19h30O pneu deslocado causa uma pequena oscilação no volante. Isso confunde alguns motoristas que acreditam ser um problema de balanceamento das rodas.
[TRANSCRIÇÃO]
Aparecem alguns defeitos no automóvel que o motorista percebe, mas não identifica a origem. Um deles é quando o volante, com o carro em baixa velocidade, começa a oscilar ligeiramente de um lado para o outro. Mas, quando se aumenta a velocidade do carro, esse balançado, essa ginga do volante desaparece. Atenção, pois não se trata daquela trepidação do volante, típica do desbalanceamento das rodas.
Esse balançar do volante pra lá e pra cá, em baixa velocidade, é provocado por um defeito de fabricação do pneu. É quando se diz que a banda de rodagem está deslocada. Isso porque há um problema de aderência entre a banda e a carcaça. Se o motorista perceber essa irregularidade, convém levar o automóvel a uma loja especializada para se fazer uma avaliação técnica com sua possível substituição. Lembre-se: pneu é item segurança e com segurança não se brinca!
Faz muito tempo, quando tinha um Focus de primeira geração que apresentou este defeito, pneus deslocados. Tive que trocar todos os quatro.