Pneu run flat: sua modernidade facilita o uso no asfalto brasileiro?

Ele foi feito para rodar furado até uma certa distância e ajudar o motorista em casos de aperto. Mas o pneu run flat é bom para o Brasil?

ecosport run flat 3229
Por Boris Feldman
Publicado em 13/01/2020 às 06h15

Um leitor do AutoPapo me critica por que eu critiquei o pneu run flat, aquele que anda mesmo furado e vazio. E ele diz: “Isso não é moderno? Não evita o motorista de trocar o pneu na estrada?”

Sim, é moderno. Porém foi projetado para rodovias igualmente modernas, não para as nossas pobres estradas brasileiras. Sabe o por que?

Porque aqui o buraco é literalmente mais embaixo, e o pneu nem sempre fura, ele pode rasgar ao passar por uma dessas crateras asfálticas – e ai já era, porque não tem estepe. Além disso, ele roda furado até 80 quilômetros.

Porém, nesse país de dimensões continentais nem sempre se encontra um posto a 80 quilômetros. Não se esqueça que o run flat custa mais de 30% ou 40% até o dobro de um pneu convencional. Finalmente, o run flat é mais pesado e aumenta o consumo de combustível.

pneu rasgado cratera asfaltica buracos shutterstock run flat
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
FABIO GOVEIA DE PINHO 15 de janeiro de 2020

O pneu e projetado sim para andar furado mas no objetivo de nao sair da roda e outra chegou na boracharria e colocar um novo porque o mesmo fica um lixo !isso estou dizendo de experiência propria

Avatar
Ivan Veloso 13 de janeiro de 2020

Pra piorar o carro que são equipados de fabrica com este tipo de pneu só pode rodar com ele. Mesmo que o dono quiser trocar, não é permitido pelo Detran.

Avatar
ROBERTO DA SILVA NOGUEIRA 13 de janeiro de 2020

Verdade meu carro veio com este tipo de pneu,já troquei pelo pneu convencional.

Avatar
Ivan 13 de janeiro de 2020

Claro que não serve para o terreno brasileiro. Aqui tem mais buraco que asfalto. Eu não quero ver esse pneu nem em foto.

Avatar
Deixe um comentário