Pneus verdes: valem a pena?

Vale a pena colocar o conjunto de pneu verde no carro no lugar dos convencionais? Quais as diferenças entre eles? A troca vale a pena?

Por Boris Feldman 31/12/20 às 07h30
pneus pneu verde ecologico
Qual é a diferença entre o pneu verde para o que usamos tradicionalmente? (Foto: Shutterstock)

Um leitor do AutoPapo, que é motorista do aplicativo Uber, quer saber se vale a pena ao trocar os pneus originais do seu carro, por um jogo do tipo ecológico, também chamado de pneu verde.

Pneu “verde” é preto, hein! O verde é só pelo ecológico…

Existem dois problemas para os pneus chamados verdes. Primeiro é o preço, ele vai custar mais caro por ter componentes especiais para reduzir o atrito da banda de rodagem com o piso, reduzindo também o consumo do combustível.

O outro problema é que pneus verdes são colocados em carros que tiveram a suspensão projetada para eles, porque são mais duros. Ou seja, transmitem mais a irregularidade do piso para o interior do carro; o que vai resultar na redução do conforto e possíveis protestos dos seus clientes.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Samarone 1 de janeiro de 2021

Esses “pneus verdes” existem há muito tempo, muita gente usa sem saber, como exemplo, a linha Contipower da Continental e os Cinturato da Pirelli.

Avatar
Fernando B 2 de janeiro de 2021

No caso da Pirelli, o P1 é verde, o P4 não. Depende do modelo do pneu.

Avatar
Nanael Soubaim 31 de dezembro de 2020

Esses productos verdes valerão à pena em alguns anos, depois que os ricos já tiverem feito a escala de produção crescer e contornar os problemas iniciais, até lá o resto vai rodar com pneus comuns em carros de aço e seus motores quatro tempos.

Avatar
Deixe um comentário