Pneu frisado? Em hipótese alguma, pois ele é perigoso!

Aprofundar os sulcos dos pneus coloca a vida dos ocupantes do veículo em risco, pois ele pode apresentar defeitos ocultos além de deixá-lo mais fraco

Por Boris Feldman06/05/18 às 08h32

Pneu frisado (também chamados de pneus riscados), vendidos por alguns borracheiros, costuma ser bem mais baratos do que pneus novos. Você desconfia, pede para dar uma olhada e os pneus aparentemente estão em bom estado, com os sulcos de boa profundidade na banda de rodagem. Mas não vale a pena comprar pneu frisado!

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Em princípio, não se compra pneus frisados ou usados, pois são vários os problemas “invisíveis” que podem aparecer a curto prazo.

Para começo de conversa, um acidente pode ter danificado a carcaça e o borracheiro o submeteu a um conserto pouco recomendável aplicando um “manchão” interno que não será facilmente percebido.

Pneu frisado é perigoso: saiba os motivos

Tão perigoso quanto este conserto é uma outra condenável operação que aprofunda os sulcos do pneu que já estava quase completamente “careca”. Para se conseguir uma sobrevida, o borracheiro entra em ação com um ferro especial aquecido e aprofunda os sulcos (risca o pneu) que já estavam quase sumindo.

Numa olhada rápida, não se percebe o malfeito e tem-se a impressão de que o pneu ainda rodaria mais alguns milhares de quilômetros. É o que se chama de frisagem (ou riscagem), um perigo que pode não durar mais que alguns quilômetros e colocar sua vida em risco.

Além disso, como parte da borracha é retirada do pneu frisado (ou pneu riscado), a estrutura dele fica exposta e, portanto, mais fraca. Assim, qualquer pequeno impacto – como pedra ou buraco – pode fazer o pneu riscado estourar provocando perda de controle do carro.

Outro perigo do pneu frisado é em piso molhado, já que os frisos feitos pelos borracheiros são irregulares e não escoam a água corretamente.

Ele é diferente de ressulcado

Borracheiro malandro costuma argumentar que o pneu frisado (ou pneu riscado) não é perigos, pois até existe oficialmente para pneus de muito maior responsabilidade, de veículos pesados. Qual o problema de se fazer o mesmo nos automóveis?

Aí é que está a malandragem: pneus para ônibus e caminhões são projetados e fabricados para serem refrisados. Tanto que vem gravado regroovable na banda lateral, que em inglês significa ressulcável. Entretanto, é uma operação que jamais deve ser feita em pneus para automóveis.

pneu frisado é perigoso
Pneu frisado | Reprodução
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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    Ednaldo Pedro dos Santos 30 de junho de 2020

    Prezado, bom dia!

    Muito se lê e assiste sobre pneus riscados, mas para uma pessoa leiga que não dispõe de conhecimento técnico mais aprofundado, existe um ponto ou alguns indícios visivelmente que possam caracterizar se um pneus foi riscado?

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    Roberto 7 de maio de 2018

    O texto traz 03 assuntos que são polêmicos:
    * Consertar pneu;
    * Frisar, ressulcar, riscar pneus de moto, automóveis;
    * Frisar, ressulcar, riscar pneus de caminhão e ônibus.
    A portaria 554 de 2015 do INMETRO permite o conserto de pneus de automóveis, caminhões e ônibus , nas empresas especializadas e que possuem o registro do INMETRO – na revista PNEWS tem a relação das empresas que tem o registro e no site do INMETRO também.
    A resolução do DENATRAN 558 de 1980 no artigo 4º, diz que os pneus tem que ter a marca do TWI (indicador mínimo de desgaste), como o ato de frisar, ressulcar e riscar é manual, não existe a possibilidade de refazer o TWI. Passível de multo e apreensão do veículo até a troca dos pneus, independente se for automóvel ou caminhão ou ônibus.
    O fato dos pneus de caminhão e ônibus serem fabricados para este ato, a resolução do DENATRAN 558/80 não permite.

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    Osmar Vonvossen 7 de maio de 2018

    Se o serviço for feito respeitando a integridade da carcaça não vai ter perigo algum…Mais tem certos profissionais que fazem a ressulcagem muito funda chegando até atingir a malha de aço…para que quem é leigo veja um pneu bonito…isso sim é picaretagem.

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