Pneus novos: se for só um par, coloca-se na dianteira ou na traseira?

Na hora de trocar apenas um par de pneus, há sempre uma dúvida que paira a mente dos proprietários dos automóveis que é onde colocar os melhores

Por Boris Feldman 09/12/18 às 07h30
troca pneu traseiro

Nem sempre é necessário trocar os quatro pneus de uma só vez. Mas, no caso de se comprar apenas um par de pneus novos, é importante saber em qual eixo ele será colocado.

[TRANSCRIÇÃO]

Há alguns meses atrás, foi assunto aqui no AutoPapo onde se deve colocar dois pneus novos comprados para o automóvel: se na dianteira ou na traseira. E nós já dissemos que o assunto desperta controvérsias. Mas, o consenso é de que os dois pneus novos devem ficar na traseira. E, alguns leitores sempre perguntam: por que na traseira e não na dianteira?

E a explicação é:  se acontecer um problema com um pneu dianteiro, o motorista tem o volante para controlar o carro, que tende a ficar desgovernado. E mais, quase todos os automóveis hoje em dia tem a direção assistida, hidráulica ou eletricamente. Então, se o pneu dianteiro perder a pressão, ou estourar, ou estragar, às vezes o motorista mal percebe, porque a direção assistida segura o carro em linha reta.

Já um problema num pneu que estoura, que perde a pressão subitamente numa roda traseira irá deixar o carro incontrolável. Nesta situação, não há o que o motorista possa fazer na direção para tentar voltar à trajetória correta. O carro nessas condições vai para onde ele bem entender.

pneus novos
Pneus novos | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernanda 1 de outubro de 2020

Posso trocar só um pneu (que estourou) ou devo sempre fazer a troca em “par”?

Avatar
Alberto Pinheiro 13 de julho de 2020

Pneus novos atrás traz mais aderência traseira e com isso estabilidade para uma possível aquaplanagem ou curva em alta velocidade, Pneus novos na frente trazem menor tempo de frenagem, então a situação é relativo ao uso do carro, na cidade ou na estrada, do qual a dependência da sua performance é totalmente diferente, para quem só usa seu carro na cidade, do qual o veículo só ande em média 60km/h, pneus novos na frente, para diminuir as chances de uma colisão frontal por ter a resposta rápido ao freio. Para quem usa o veículo na estrada, só qual a necessidade de atrito é maior nas curvas, que para o carro não rodar os pneus de trás fazem o seu papel, neste casos os pneus novos devem ir atrás.
mas pra quem não liga pra segurança, pneus velhos na frente para logo acabarem e assim acompanhar o rodízio.

Avatar
Ideaula chaves 22 de outubro de 2019

Bom dia. Abasteci meu carro no posto Ipiranga de Nova Londrina. 17litros – rodei78km Ele ainda nao estava na reserva dava para amdar um 50km para entrar na reserva e fui até a cidade vizinha que da uns 38km na estrada percebi que não marcava que foi abastecido. E tinha horário marcado não voltei lá estacionei o carro no dentista e voltei meu carro entrou na reserva exatamente próximo ao posto ao posto reclamei e abasteci novamente mais 50reais e desta vez registrou no aparelho do meu carro quase meio tanque.meu carro não gastou 17 litros em 76km . E então esperei pra segunda feira e o gerente não devolveu meu dinheiro. Disse que não poderia fazer nada que na bomba marcou e suas câmeras não funcionaram exatamente naquele momento.

Avatar
Andre 10 de junho de 2019

Muitas controversia meu carro nao direcao hidralica peneus estao bons mais perdi um da frente vou colocar dois novos frente

Avatar
Edelweiss Lyrio 12 de maio de 2019

Ô Candeias,volte para a escola e estude bem,mas muito mesmo,nossa língua Pátria e para de escrever,volte somente quando tiver mais conhecimentos.
Não é “suberbia” é soberbia: não é “medilcridade” é mediocridade:não é “ipocrisia” é hipocrisia e por aí vai…

Avatar
Anderson Siqueira 14 de setembro de 2020

não e nem suberbia e nem soberbia. a palavra correta é soberba. aconselho -te de a ser mais humilde

Avatar
Leandro 8 de janeiro de 2019

O motivo de se colocar os pneus em melhores condições na traseira do carro é que quando o pneu traseiro estoura, a traseira do carro fica rabeando cada vez mais até a total perde de controle. Quanto melhor for a condição dos pneus traseiros menor a chance de estouro.

Avatar
Fernando 9 de dezembro de 2018

A materia fala de for trocar apenas 2. Então foi muito bem expliada e util. Muita gente não tem como comprar 4 de uma vez. E as vezes 2 estão piores e aí troca esses fois e coloca os melhores tras. Achei muito util a materia.

Avatar
Francisco Santos de Oliveira 5 de agosto de 2018

O ideal são quatro pneus em perfeito estado. Pelo tempo que dura um pneu bem cuidado (manutenção da suspensão, rodizio, calibragem, etc), por questão de segurança deveria ser obrigatório a troca dos quatro em conjunto, salvo alguma perda por defeito, ou dano. Quem se habilita em ter e conduzir um carro deve ter condições de juntar grana suficiente durante a vida útil de pneu. Caso não tiver, não tenha carro .

Avatar
Johnny do Nascimento 1 de outubro de 2018

Por segurança seria o ideal. Mas nao é nada pratico e inviavel fazer a troca dos 4 juntos. Pois o desgaste na parte dianteira é sempre mais precoce. E vc teria que desembolsar uma boa grana dependendo do tamanho do aro.

Avatar
FredCintra 9 de dezembro de 2018

Se você fizer rodízio de tempos em tempos, o desgaste dos pneus será mais uniforme e fará o pneu durar mais

Avatar
jose jorge das candeias 16 de março de 2019

FRANCISCO eu concordo plenamente com voce porque se o elemento pode comprar o carra porque que nao pode comprar os pneus quando precisa trocar los o brasil precisa comersar andar nos trilhos de um modo geral as pessoas dese pais tem que se volterem pra a realidade de uma ves por toda ou entao o pais nuca muda a suberbia a medilcridade a ipocrisia a falta de carate falta de organisaçao de um modo geral o povo brasileiro e o mais desorganizado do mundo po isso que essa porra nao muda porque essa populaçao de salafraios so querem saber DE FESTAS futebol novelas e carnal por isso amaioria vive na merda ABRAÇO

Avatar
Rodrigo Silva 1 de julho de 2019

José Jorge!
Vai escrever tão mau lá no inferno!!!

Avatar
Carmen 13 de agosto de 2019

??????? vdd

Avatar
Michel 2 de junho de 2020

Tão mal*

Avatar
GUIGO 30 de agosto de 2019

Aí corta um pneu, tem que trocar os 4? Eh cada ideia idiota viu

Avatar
Jose alves 15 de outubro de 2020

E você tem que aprender a escrever

Avatar
Antonio Carlos Moreira Filho 29 de julho de 2018

Gostei das mateias dos melhores carros automáticos

Avatar
Deixe um comentário