Nem sempre é necessário trocar os quatro pneus de uma só vez. Mas, no caso de se comprar apenas um par de pneus novos, é importante saber em qual eixo ele será colocado.
Há alguns meses atrás, foi assunto aqui no AutoPapo onde se deve colocar dois pneus novos comprados para o automóvel: se na dianteira ou na traseira. E nós já dissemos que o assunto desperta controvérsias. Mas, o consenso é de que os dois pneus novos devem ficar na traseira. E, alguns leitores sempre perguntam: por que na traseira e não na dianteira?
E a explicação é: se acontecer um problema com um pneu dianteiro, o motorista tem o volante para controlar o carro, que tende a ficar desgovernado. E mais, quase todos os automóveis hoje em dia tem a direção assistida, hidráulica ou eletricamente. Então, se o pneu dianteiro perder a pressão, ou estourar, ou estragar, às vezes o motorista mal percebe, porque a direção assistida segura o carro em linha reta.
Já um problema num pneu que estoura, que perde a pressão subitamente numa roda traseira irá deixar o carro incontrolável. Nesta situação, não há o que o motorista possa fazer na direção para tentar voltar à trajetória correta. O carro nessas condições vai para onde ele bem entender.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Fernanda
1 de outubro de 2020
Posso trocar só um pneu (que estourou) ou devo sempre fazer a troca em “par”?
Pneus novos atrás traz mais aderência traseira e com isso estabilidade para uma possível aquaplanagem ou curva em alta velocidade, Pneus novos na frente trazem menor tempo de frenagem, então a situação é relativo ao uso do carro, na cidade ou na estrada, do qual a dependência da sua performance é totalmente diferente, para quem só usa seu carro na cidade, do qual o veículo só ande em média 60km/h, pneus novos na frente, para diminuir as chances de uma colisão frontal por ter a resposta rápido ao freio. Para quem usa o veículo na estrada, só qual a necessidade de atrito é maior nas curvas, que para o carro não rodar os pneus de trás fazem o seu papel, neste casos os pneus novos devem ir atrás.
mas pra quem não liga pra segurança, pneus velhos na frente para logo acabarem e assim acompanhar o rodízio.
Bom dia. Abasteci meu carro no posto Ipiranga de Nova Londrina. 17litros – rodei78km Ele ainda nao estava na reserva dava para amdar um 50km para entrar na reserva e fui até a cidade vizinha que da uns 38km na estrada percebi que não marcava que foi abastecido. E tinha horário marcado não voltei lá estacionei o carro no dentista e voltei meu carro entrou na reserva exatamente próximo ao posto ao posto reclamei e abasteci novamente mais 50reais e desta vez registrou no aparelho do meu carro quase meio tanque.meu carro não gastou 17 litros em 76km . E então esperei pra segunda feira e o gerente não devolveu meu dinheiro. Disse que não poderia fazer nada que na bomba marcou e suas câmeras não funcionaram exatamente naquele momento.
Ô Candeias,volte para a escola e estude bem,mas muito mesmo,nossa língua Pátria e para de escrever,volte somente quando tiver mais conhecimentos.
Não é “suberbia” é soberbia: não é “medilcridade” é mediocridade:não é “ipocrisia” é hipocrisia e por aí vai…
O motivo de se colocar os pneus em melhores condições na traseira do carro é que quando o pneu traseiro estoura, a traseira do carro fica rabeando cada vez mais até a total perde de controle. Quanto melhor for a condição dos pneus traseiros menor a chance de estouro.
A materia fala de for trocar apenas 2. Então foi muito bem expliada e util. Muita gente não tem como comprar 4 de uma vez. E as vezes 2 estão piores e aí troca esses fois e coloca os melhores tras. Achei muito util a materia.
O ideal são quatro pneus em perfeito estado. Pelo tempo que dura um pneu bem cuidado (manutenção da suspensão, rodizio, calibragem, etc), por questão de segurança deveria ser obrigatório a troca dos quatro em conjunto, salvo alguma perda por defeito, ou dano. Quem se habilita em ter e conduzir um carro deve ter condições de juntar grana suficiente durante a vida útil de pneu. Caso não tiver, não tenha carro .
Por segurança seria o ideal. Mas nao é nada pratico e inviavel fazer a troca dos 4 juntos. Pois o desgaste na parte dianteira é sempre mais precoce. E vc teria que desembolsar uma boa grana dependendo do tamanho do aro.
Se você fizer rodízio de tempos em tempos, o desgaste dos pneus será mais uniforme e fará o pneu durar mais
jose jorge das candeias
16 de março de 2019
FRANCISCO eu concordo plenamente com voce porque se o elemento pode comprar o carra porque que nao pode comprar os pneus quando precisa trocar los o brasil precisa comersar andar nos trilhos de um modo geral as pessoas dese pais tem que se volterem pra a realidade de uma ves por toda ou entao o pais nuca muda a suberbia a medilcridade a ipocrisia a falta de carate falta de organisaçao de um modo geral o povo brasileiro e o mais desorganizado do mundo po isso que essa porra nao muda porque essa populaçao de salafraios so querem saber DE FESTAS futebol novelas e carnal por isso amaioria vive na merda ABRAÇO