Câmbio Powershift: por que a Ford abandonou essa transmissão?

Após muita dor de cabeça, a montadora finalmente desistiu de equipar seus modelos com essa transmissão automatizada

Por Boris Feldman 22/06/17 às 13h09
16 FOCU Titan IntFullIP mj

O câmbio Powershift trepida, esquenta e dá outros problemas. Escute aqui:

LEIA MAIS:

[TRANSCRIÇÃO]

A Ford já apresentou a nova geração do EcoSport e, entre as novidades mecânicas, o câmbio automático Powershift deu lugar para um outro automático convencional de seis marchas. Por que a substituição?

Porque a Ford, no mundo inteiro, cansou de tantos problemas no Powershift e decidiu eliminá-lo de todos os seus modelos. No Brasil, o primeiro foi o EcoSport. Entretanto, ele ainda será mantido no Focus e no Fiesta até que esses dois modelos passem para uma nova geração.

Foram tantos problemas, que aqui no Brasil ele ganhou o apelido de powershit. Os principais são a dificuldade de passar marchas, trepidações ao arrancar, e ele esquenta tanto que às vezes acende um alerta no painel: “Pare o carro e espere o câmbio esfriar”.

A Ford já fez um recall dos carros com Powershift, já estendeu a garantia da caixa, mas a solução definitiva será mesmo sua substituição por um outro câmbio mais bem projetado.

câmbio powershift ford fiesta 1.0: Após recalls e mudanças na garantia, a Ford enfim desistiu da transmissão que só dava problemas, de trepidações a avisos de temperatura.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
36 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luís 21 de dezembro de 2020

Só tonto comentando. Focus 15 aqui 95k km powershift, sem problema algum…

Avatar
Amarildo 6 de outubro de 2020

O Focus Titanium é uma nave, a Ford tinha que trocar o câmbio por um manual, seria top.

Avatar
Clodoaldo Augusto Martins 19 de setembro de 2020

Comprei um Focus titanium fazem dois meses e ja esta com esse problema , vou levar nagencia e trocar o carro apos todos esses comentarios to fora.

Avatar
ANA LUCIA BARROS SOUZA 8 de junho de 2020

O meu é o Focus Sedan Titanium Plus 2015. Está com 40 mil km agora. Novo. Uma nave realmente. Porém, em um ano, tive que trocar 3 vezes a embreagem. Além disso, está com problemas na bomba de alta pressão. Alguém teve esse problema também? Olha, quase sofri um acidente da Anhanguera, o câmbio travou. Já vi muita gente reclamar também dessa bomba e, aliás, é outro problema conhecido da Ford que eles aparentemente escondem.

Avatar
Antônio Carlos José 17 de setembro de 2020

Tenho um focus 2.0 automatico ano 2015 , estou com o mesmo problema com a embreagem . Módulo troquei a 1 Ano recall agora está com problema novamente e dizem que vou ter que fazer a embreagem . Não querem dar garantia na embreagem .Alguem sabe alguma coisa sobre garantia na embreagem?

Avatar
Marco 12 de novembro de 2020

Comprei um mesmo ano e modelo do seu e já trocou duas embreagens, uma em julho, outra em outubro vai trocar de novo agora. Segundo o consultor a embreagem tem garantia de 07 anos e o módulo 10 anos. Mas confesso que me arrependo e muito de ter comprado esse carro. Quatro meses e três embreagens trocadas. O carro fica mais na oficina do que comigo. E o pior é que não resolvem o problema. Só falam em trocar a embreagem e reprogramar o módulo. Desde zero já trocou 05 vezes a embreagem, vai pra sexta troca agora.

Avatar
Mario Sergio Pereira 25 de fevereiro de 2020

Gostaria de saber qual foi o ano que a Ecosport 2.0 deixou de usar o cambio power shift

Avatar
Anderson avieravale 16 de agosto de 2020

16/17

Avatar
Carlos Lineu 8 de outubro de 2019

Autopapofurado. Focus 17/18 em diante não possui esse câmbio e muito menos problema.

Avatar
Glória Bastos 31 de julho de 2019

Comprei uma Ecosport Titanium 2014 usada,com 8000km rodados, na primeira vez que subimos a serra de Guaramiranga, a Eco parecia uma Toyota Bandeirantes em ponto morto toda se batendo…rsrs. Fui pesquisar na internet, já haviam “trocentas” reclamações. Foi aí que fiquei sabendo do Recall e percebi que tinha entrado numa “roubada”. Recall feito, fiquei feliz da vida, mas por pouquíssimo tempo. Resumindo, esta semana me livrei dela. Comprei outra Titanium…kkkkkk… 18/19 Okm já com cambio novo. Vamos ver no que vai dar.

Avatar
Guilherme 14 de fevereiro de 2020

E ainda continua com Ford! Boa sorte, vai precisar!

Avatar
FABIO 10 de julho de 2019

Tenho um Ford Focus Sedan 2015, excelente carro,mais infelizmente deu problema no cambio powershift, o meu foi rapido, comecou nesta quinta feira dia 04, já na sexta feira não conseguia rodar mais, toda hora aparecia a msg de aquecimento na transmissão, perda de potência, em pleno movimento a marcha sumia e por ultimo, comecei a ter dificuldade para ligá lo. gracas a Deus fui na concessionaria Ford em campo grande, RJ, e meu carro está na garantia de troca de embreagens que é valida ate 05 anos ou 160mil km e transmissão e módulo que a garantia é de 10 anos sem limite de kilometragem.
Me deram um prazo de 15 a 30 dias para devolução, estou aguardando o contato do garantista da Ford, pois é o único que pode colocar dificuldade no reparo.
assim que finalizar esse processo eu informo a todos.

Avatar
SERGIO LUIZ VIEGAS DO AMARAL 2 de novembro de 2020

Olá irmão seu problema foi resolvido ? Também tenho um focos e moro em campo grande também.

Avatar
Patenas 18 de maio de 2019

Tenho um Focus Titanium plus 2016 e com 43000, o carro é excelente, anda muito, quanto ao câmbio não tive problemas ainda mas está na garantia, até agora só ouço falar de problemas..

Avatar
Carlos Alberto Schneider 13 de maio de 2019

o meu é um Focus Titanium plus 2016 e começou a trepidar a embreagem. ouvi muitos internautas e então vi uma sugestão que me pareceu ter certa lógica- aí vai – o cambio é bem forte como vi em vários videos, mas é muito sensivel, feito na Europa aonde tem gasolina boa, boas estradas, etc. foi me recomendado usar gasolina aditivada e desativar o controle de tração, que é muito facil de fazer no computador de bordo, em assistência ao motorista. o carro mudou de comportamento , agarra no chão e não está trepidando. Outra dica boa é usar o modo esporte em transito pesado , no manual , aí não fica mudando de primeira para segunda evitando o acoplar e desacoplar. meus amigos, até o momento tá funcionando. boa sorte a todos!!! espero ter ajudado
P.S.: sou motorista há muitos anos e nunca precisei de controle de tração – muita frescura!!!

Avatar
Guilherme 14 de fevereiro de 2020

kkkkk. Tudo isso porque não pesquisou antes de comprar! Parabéns!

Avatar
Emerson 13 de maio de 2019

kkkkkk, muito preguiçoso mesmo

Avatar
Luiz 13 de abril de 2019

Comprei um focus com cambio powrshift 2012 toda vez que pego estrada passa raiva exelente carro mais tripida muito estou brigando com a concessionária pelo concerto pois ja pequei o carro com esse poblema

Avatar
Lucas 20 de fevereiro de 2019

Comprei o Focus Titanium 2019 e estou satisfeito com o carro e com o câmbio. Nenhum problema e trocas suaves. Se der problema um dia, vendo e compro um Audi A4. Sem estresse.

Avatar
Fabio luis de oliveira freitas 20 de fevereiro de 2019

Fato pra quem tem e nunca deu ploblema ótimo porém venda o mais rápido possível esse carro e troque pois daqui dois ou três anos quem pagou 50 vai vender por 20 fato .

Avatar
Fernando 20 de janeiro de 2019

Será que a ford disponibilizara esse cambio para que se possa substituir o powershift nos carros de 2014 ate 2018 com cuato menor? Ou ate mesmo um cambio manual de 6 marchas que seria ate melhor nesse motor 2.0

Avatar
Paulo 30 de outubro de 2018

tenho um 2016/17, na revisão dos 80.000 km falaram que deveria trocar a embreagem, não fiz a troca e esta ate agora funcionando perfeitamente ate agora que esta com 117000 km

Avatar
Lucas 11 de outubro de 2018

o meu focus 2015 com 110 mil Km rodados e comprei com 91 mil km e já tinha feito recall a antiga dona, e com a graça de Deus até hj n deu problema n trepida como falam e todos, mas todos os mecânicos que levo dizem q é uma nave e eu tbm acho, anda muito, pode ser o proprietário que não sabe cuidar, um cupim de carro.

Avatar
Bárbara 28 de fevereiro de 2018

O meu era um Focus Titanium 2015 e deu problema no câmbio aos 10mil km. Fez recall mas o problema voltou a aparecer. Resultado: vendi o carro a preço de banana.

Avatar
Antonio 26 de fevereiro de 2018

Hoje em dia não se pode confiar em tudo que se lê na internet. A concorrência lança as notícias falsas (fake news) que acabam alcançando grandes dimensões. O que ocorreu com este câmbio, foi uma remessa que veio do México em 2014 e a Ford já fez o recall resolvendo este problema dos carros que apresentaram este defeito.

Avatar
Divina Borges 27 de julho de 2018

Não foi remessa nenhuma, o câmbio não presta, meu carro e 2015/2016 e o câmbio já foi trocado por 03 vezes, tiro no pé com esse câmbio automatizado, câmbio e CVT o resto é o resto.

Avatar
Vera 1 de setembro de 2019

Tenho um new fiesta 2015 que esta com os problema de aquecimento e embreagem nao foi feito recall nenhum so troca dos item e alem do mas ja foi feito a troca e o problema continua

Avatar
Antonio 26 de fevereiro de 2018

Tenho um New Fiesta 2016, 30.000 km e nunca tive problemas com com este câmbio. Não trepida, não esquenta e anda muito. Carro muito bom em todos os sentidos.

Avatar
Kelber 22 de fevereiro de 2018

Concordo

Avatar
Jeferson 14 de fevereiro de 2018

Mecânicos no youtube descobriram que o problema deste câmbio era não manter o pé no freio em trânsito pois assim a embreagem ficava colada e superaquecia,será ?

Avatar
Divina 27 de julho de 2018

Nunca, defeito e que não presta mesmo.

Avatar
Fernando Martins 19 de janeiro de 2018

Tenho um Fiesta SEL 2017 com Power Shift que atualmente está com 18.800 km e nunca apresentou esse tipo de defeito. Rodo tranquilamente sem qualquer trepidação ou aquecimento do trem de força! Acredito que tenham reparado os erros do projeto anterior!

Avatar
Joaquim padilha 14 de janeiro de 2018

O vídeo não rodou não a opinião

Avatar
João do Saco 15 de dezembro de 2018

Então leia seu animal!

Avatar
Marcelo 14 de janeiro de 2018

Meu New Fiesta PowerShift fez recall na FORD e na verdade nunca deu problemas. Usar termos chulos como “PowerShit” não condiz com um repórter automotivo de boa reputação.

Avatar
Emerson 21 de janeiro de 2019

Então você deve ter sido um sortudo proprietário. Meu Fiesta deu problema perto dos 15K, além da demora na concessionária. Se a própria Ford decidiu abandonar o câmbio, e dada minha experiência com o carro, é um powershit, sim.

Avatar
Deixe um comentário