Por que não se fabrica carro movido a gás?

Com tantos carros com kit gás por aí, por que as fábricas não veem nesse mercado uma oportunidade para se fabricar esse tipo de automóvel?

gnvi gas veicular shutterstock 410511208
Por Boris Feldman
Publicado em 06/08/2018 às 23h30

Depois de uma corrida recente ao kit GNV,  no período de falta de combustível, gerado pela greve dos caminhoneiros, por que as fábricas não se interessaram em fabricar um carro movido a gás?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte nosso pergunta: por que as fábricas não produzem o carro a gás? Em primeiro lugar, é porque os atuais motores a combustão foram projetados para a gasolina ou diesel. Os motores a gasolina adaptados pra álcool e, daí surgiu o flex. Daí para o gás, já há uma redução de eficiência. Além disso, o seu equipamento tem um custo superior e só se compensa o investimento rodando milhares de quilômetros por mês. Só vale a pena, então, para o taxista, por exemplo.

Então, para as fábricas investirem no motor a gás elas não teriam um retorno à altura, pois o mercado é mais restrito. Também não conseguiriam grandes volumes de exportação, pois o gás é usado em outros países, mas também com mercados limitados. Aliás, não se esqueçam que a Fiat lançou o Siena Tetrafuel para ser usado com gasolina, etanol ou gás. Mas, desistiu da ideia.

a gás
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Willy Milane 4 de setembro de 2021

A verdade é uma só, o governo não tem absolutamente nenhum interesse em ajudar a população em questão nenhuma. Simples assim. Só fazem o que dá dinheiro pro governo e pra político roubar, simples assim.

Avatar
elioricardoalves 21 de agosto de 2019

Eu sou taxista o carro da fiat 1.4 tretafuel não me pertencia foi um bom veículo rodou bem sem dar dor de cabeça cerca de 200.000 mil ai teve problema no bico injetor do gás ele morria do nada trocou a peça beleza ficou bom so não sei quanto custou barato não foi não mais como taxista adorei o carro

Avatar
Milton Rezende 10 de maio de 2019

Acho que o governo não tem interesse em aumentar a frota a gás por causa do faturamento da carga tributária da gasolina e do álcool.

Avatar
Romero Gusmão 20 de maio de 2019

Acredito que esta seja a real preocupação do governo…deixar de faturar.

Avatar
Rainer Hanzak 2 de novembro de 2018

A Audi e a Volkswagen montam carro com gás na Europa, o G-tron. A Honda fábrica Civic na Ásia também com gás. As montadoras de caminhão no Brasil começam a fabricar sob encomenda IVECO e Scania. Resumindo, as montadoras de carros de passeio fazem, mas só para os estrangeiros.

Avatar
Artur 7 de janeiro de 2020

Na Europa/América do norte e Ásia até carro a hidrogênio de fábrica tem. Porém agora em 2020 a vw vai disponibilizar carro com Gnv de fábrica em todos os modelos com sistema mqb

Avatar
Andre 7 de agosto de 2018

Ja que nao se fabrica carro a gás, o governo deveria deixar importar, afinal de contas o combustivel é amplamente oferecido ao consumidor brasileiro. Outra coisa, em varios paises da europa os carros sao movidos a diesel, pq aqui nao sao assim oferecidos??

Avatar
Rodrigo 13 de novembro de 2020

Porque aqui no Brasil houve uma lei que proíbe a fabricação de carro movido a diesel.

Avatar
Giovanni 3 de maio de 2022

O Diesel é subsidiado no Brasil, a fim de baratear o custo dos transportes, logo não se pode ter carro de passeio a diesel por questões fiscais.

Avatar
Juarez 7 de agosto de 2018

Boa tarde!! Tenho um Siena tetrafuel 2008, carro muito econômico, de baixa manutenção, deve ser esse o motivo de não fabricarem mais!

Avatar
Clodoaldo Alves da Silva 7 de agosto de 2018

No meu ponto de vista, isso é uma questão de interesses, que acabam ventando, a fabricação de de veículos a gnv, tem muita gente por trás disso, que acabam criando essa barreira… Com gasolina a quase R$ 5.00 quem não gostaria de ter um carro com gnv. A R$ 3.20 ???

Avatar
Marcelo 7 de agosto de 2018

Aqui em São Paulo o GNV tá 2,09.

Avatar
Azeredo 8 de agosto de 2018

Média de 2,50 no RJ.
Aliás, nunca entendi esse papo de ter que rodar milhares de km para compensar o custo do kit gás. O Ecosport 2010 do meu sogro faz 14km no gás e 10 ou 11 na gasolina. Gasolina 4,80. Gás 2,50. Porra, não leva tanto tempo assim para tirar o investimento, a menos que se ande só fim de semana ou distâncias bem curtas. Fora que a sensação de pagar um preço razoável (em vez de 5,00 conto para andar 10km) é em si mesma aliviadora. Andar na gasolina o tempo todo só se for de moto 150cc.!!!

Avatar
Diogo felix Araújo 7 de agosto de 2018

A Fiat não fabricou carro a gnv… ela fabricou o carro tetraflu ( acha que é isso mesmo). E mando instalar o gnv por fora.. em uma fábrica atestada por eles

Avatar
Gustavo 1 de abril de 2019

Tetrafuel

Avatar
Edson - Palhoça SC 23 de julho de 2019

Siena Tetrafuel foi fabricada pela Fiat e já vinha com kit GNV instalado. Tenho um desde 2009 e hoje está com 330.000 km só com manutenção básica. Já se pagou faz tempo o valor a mais que paguei quando comprei 0km. Excelente veículo.

Avatar
Jorge Moreira Filho 7 de agosto de 2018

A Volkswagen já fabricou carro a gás. O rendimento é bem melhor pois não sendo um motor adaptado atende melhor as exigências do gás ou seja a taxa de compressão será única sem precisar abrir mão da eficiência para atender outro combustível com compressão diferente. O governo mandou cessar a fabricação sob pretexto de não época não haver gás para todos.

Avatar
Edgar zagraysk 7 de agosto de 2018

Fabricar carro a gás,e como roubar a povo com impostos da gasolina exportada e importada com subsídios, só cego não vêem esse tipo de coisa em um país de canalhas ladrões!

Avatar
Jadilson 7 de agosto de 2018

Isso é conversa fiada aqui no Brasil o governo proibiu o as montadoras fabricarem carros a gas

Avatar
Haas Abul mazei 7 de agosto de 2018

O governo não que que tenhamos carro com kit gás pra não concorrer com. A gasolina isso é óbvio PIS sério um desastre pra mercado de combustível

Avatar
Eduardo Mei 7 de agosto de 2018

Boris bom dia pelo que eu me lembro a Fiat já produziu veículos a GNV/ETANOL e Gasolina mas não se sabe o motivo pelo qual pararam de produzir. Existe muitos mistérios que cercam as grandes industrias de automoveis e petrolíferas. ( financeiro )

Avatar
Deixe um comentário