Preciso descarbonizar o motor. Troco a marca do óleo também?

Quando o assunto é descarbonização do motor, tem gente que confunde"alhos com bugalhos". Primeiro é preciso saber o que causa a carbonização

carbonizado editado
Por Boris Feldman
Publicado em 05/07/2018 às 19h30
Atualizado em 29/11/2018 às 14h47

Antes de mandar descarbonizar o motor, você sabe o que causa a essa carbonização? Um ouvinte ficou na dúvida e pensou até em troca de óleo.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo diz que a oficina sugeriu a descarbonização do seu motor. E, ele pergunta se nesse caso ele pode mudar a marca do óleo que está utilizando no cárter. E a resposta é de que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Em primeiro lugar: verifique se existe a real necessidade de descarbonização do motor, esse é o primeiro ponto. Segundo ponto: a carbonização no interior do motor é proveniente do carbono que existe na gasolina, em alto teor, e muito pouco no álcool. Se o seu carro é flex e você sempre abastece com etanol, a possibilidade dele está carbonizado e mínima. Terceiro ponto: quanto a troca do óleo, não tem nada a ver com o motor estar ou não carbonizado. Deve-se sempre usar o óleo da marca e especificações do fabricante que constam do manual do proprietário.

descarbonizar
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 6 de julho de 2018

Caro Boris Feldman, boa tarde!
Eu vi em no vídeo do link abaixo que o óleo mantém a cabeça do pistão limpa, assim como a saia do pistão e as canaletas dos anéis de segmento, porém se o óleo terminar a sua vida útil (pela quilometragem) ele não consegue mais fazer esta importante limpeza:
https://www.youtube.com/watch?v=jeLTJbS2rA0
Veja abaixo o que a Total lubrificantes diz disso:
“Além dessa função primária, é também o óleo lubrificante que mantém a temperatura do motor. E, por incrível que pareça, é por conta do óleo também, que a limpeza do motor acontece. Afinal, é ele que tira toda sujeira gerada pela combustão”.
Um forte abraço,

Avatar
Rodolfo 7 de julho de 2018

Caro Boris,
O trecho que fala sobre aditivo do óleo que combate a carbonização está aos 9 minutos e 57 segundos (9:57) do vídeo citado acima por mim.
Um forte abraço,

Avatar
Deixe um comentário