Qual é o problema de se tirar a válvula termostática do motor?

Ouvinte pergunta: qual é o problema de rodar com o carro sem a válvula termostática? O que isso pode acarretar?

Por Boris Feldman 25/06/18 às 21h30
double valve automotive thermostat
Válvula termostática (Foto: Shutterstock)

Se a válvula termostática foi projetada para estar no motor do automóvel, então para que tirá-la? Para alguns mecânicos, ela não é tão necessária. Veja a dúvida do nosso ouvinte:

 

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte pergunta: qual é o problema de se tirar a válvula termostática? Porque o carro dele estava fervendo, ele foi na oficina e o mecânico jogou fora, disse que no Brasil não precisa disso, e o carro dele parou de ferver e passou a andar normalmente. Sim, está andando normalmente, mas a válvula termostática faz uma falta danada, porque quando se liga o carro de manhã é ela que faz o motor atingir rapidamente a temperatura ideal de funcionamento. E, com o motor frio há uma perda de eficiência, alto consumo e emissões. E o motorista não está percebendo nada disso.

E tem um outro problema: numa longa descida na estrada à noite,quando o motor é pouco exigido, a temperatura da água do motor vai caindo,vai caindo também pela falta da válvula. E olha aí o motor trabalhando frio em temperatura bem abaixo da ideal. É por tudo isso que só aparentemente o motor não precisa da válvula termostática.

válvula termostática
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
85 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edson Aguiar 2 de abril de 2021

Bom dia!!

Tenho versa, carro esquenta joga agua fora pelo reservatorio, ai ventoinha arma e desliga rapido, depois arma e fica bom tempo, mais agua vai indo embora, sera valvula termostatica?

Avatar
Luiz Carlos 1 de abril de 2021

Tenho um gol G3 16 válvula ele já apresentou problema duas vezes queimou a junta do cabeçote sem falta água e estando normal o que será.

Avatar
Alexander 20 de março de 2021

Tenho uma rav4 2001 com kit verao instalado ,quando saio com carro ando pouco ele logo fica muito fraco, seu eu tiro o conector do sensor de temperatura ele melhorar um pouco, alguém já passou por isso por favor me ajude não aguento mais isso.

Avatar
Márcio Silva da Luz 2 de fevereiro de 2021

Tenho uma rav 4 2005 toyota e aquece muito rápido e normal?E tipo numa viagem longa ela sobe do meio e fica oscilando entre o máximo e o meio do indicador de temperatura já levei no mecânico e dizem que é normal mas tenho dúvidas a respeito alguém pode me dar uma luz aí agradeço desde já!!!!

Avatar
Eunice 12 de dezembro de 2020

Tenho uma Ecosport 2007 esquentou troquei radiador e válvula termostática,continuou ,ferveu,fiz a retifica do cabeçote continuou esquentando ,tirei a válvula termostática continua esquentando e a ventoinha não desliga, não sei mais o que fazer ,se puderem me ajudar agradeço.

Avatar
Eliomar Júnior 17 de dezembro de 2020

Troque a tampa do reservatório de água.

Avatar
Tito 20 de dezembro de 2020

Pode ser a válvula do ar quente com defeito, ela trava e a água não circula na motor.

Avatar
soares 8 de fevereiro de 2021

cara acabei de resolver uma ecosport com o mesmo sintomas adivinha estava sem a válvula termostática coloquei outra nova e deu tudo certo até a luz de injeção apagou…

Avatar
Glauco 9 de março de 2021

Mata o ar quente com uma mangueira tipo um “u” do ford ka sem ar quente, não pode tampar os dois lados, com certeza irá resolver.

Avatar
Dhard80 3 de outubro de 2020

Válvula foi feita para operar em países frios, onde atua junto ao fluido anti-congelante, não nesse inferno de país onde temperatura ambiente ja bate seus 20 graus.

Avatar
JOSE RAIMUNDO DOS SANTOS SANTOS 3 de novembro de 2020

Vc é muinto é burro. O motor tem que atigir a temperatura de trabalho onde os metaes si se dilatam fazendo assim o motor trabalhar na melhor condição. o seu cavalo

Avatar
Rei 30 de setembro de 2020

Xiii… É pra falar de superaquecimento do motor..então vamos lá..

Primeiro..veja vazamentos nas mangueiras no radiador e no reservatório .
2….veja intupimentos no radiador
3….veja se a bomba d’água está ok
4…testar a valv. Termostática numa panela com água quente pra ver se ela abrindo.
5. … Se a ventoinha não ligar veja o sensor e a viação que costuma dar mal contato.

Outros problemas …e o cabeçote..
Outros problemas …e as canaletas do motor intupidos que atrapalha a circulação da água quente para válvula abrir..

O que acontece se você tirar a valv.termostatica..

1. ..o carro demora a esquentar para temperatura ideal.
2… A. Ventoinha vai funcionar mais
3… Em auto estrada .. uma hora seu carro tá quente outra hora ele esfria muito…

Então digo e melhor ter a válvula ..sua função e controlar a temperatura ideal do motor que gira de 87/92 graus para alguns carros ..alguns são mais outros menos.

Espero ter contribuído..abracos

Avatar
antonio santos 16 de agosto de 2020

tenho um Ford Ka já troque 4 válvula e não resolvia, agora coloquei um tampão já faz quase 10 meses os problemas com aquecimento acabaram não vou colocar mais essa porcaria gasto mais um pouco de combustível mas não aquece mais

Avatar
Fabricio 5 de novembro de 2020

Qual o ano do seu ford ka? tenho um 2015 recentemente fiz o cabeçote do motor e achava que o carro ia vir novinho, motor a 1000. porém está sem força e desempenho, inclusive no transito é complicado porque pro carro sair e desenvolver a velocidade demora, no ar condicionado nem se fala né. PErcebir também que, quando o ventilador do radiador é acionado o carro perde mais ainda a força e desenvolvimento de velocidade. sabes o que pode ser?

Avatar
Mario 29 de dezembro de 2020

Seu carro esta fora de ponto aconteceu isso comigo provavelmente seu mancanico n tem as ferramenta adequada p por no ponto

Avatar
Isabel Cristina Conrado Candido 16 de abril de 2021

Olá? Qual o ano do seu ka?
Qual a temperatura normal de trabalho do ka?

Avatar
Manuel serafim 28 de julho de 2020

Qual é o problema de desligar o sensor de temperatura e a ventoinha do radiador funcionar com ligacao directa?

Avatar
Davidson 11 de junho de 2020

Bom dia tenho um gol g5 e descobri que ele estava sem a válvula termostática, comprei uma e a temperatura passou dos 90 , o carro não baixa água já troquei o sensor de temperatura não sei o q fazer alguém pode me ajudar

AutoPapo
AutoPapo 11 de junho de 2020

Olá, Davidson. Infelizmente é difícil te ajudar a distância. Já verificou a ventoinha e se ela está armando corretamente?

É recomendado você procurar um mecânico de confiança.

Obrigado e boa sorte

Avatar
Rogério Moreira 22 de julho de 2020

Se seu carro tiver kit verão pode ser esse o problema…o kit verão faz a ventoinha armar antes de alcançar a temperatura para que a válvula…se for isso ou vc terá que tirar a válvula novamente ou ver o cebolão do kit verão…deve ser um de 92/87 graus este vai funcionar em conjunto com a válvula termostática!!! abraço!

Avatar
Marcos 20 de dezembro de 2020

A instalação do kit verão tem que ser na mangueira de baixo junto do radiador na mesma temperatura da válvula termostática.

Avatar
arilson 30 de julho de 2020

amigo ja tive este problema era untupimento no radiador , pra saber e so deixar o motor trabalhando e quando aquecer veja com a mao (cuidadopra nao se machucar) se tem areas do radiador frias

Avatar
Luiz Carlos Salvalagio 29 de março de 2020

se eu colocar uma valvula com abertura de 80cº o cebolão da ventoinha tem que ser de quantos graus

Avatar
Sergio Moraes 29 de maio de 2020

cebolão de 82-87 graus, de preferencia da marca WAHLER

Avatar
Emerson 8 de fevereiro de 2020

Troquei meu radiador pois o mesmo estava rachado agora a temperatura sobe e depois d um tempo ela corrige e sobe de ovo será q tem algo haver com está válvula termostática??? Me ajudem c alguém souber oq é obgdo. Civic 2006

Avatar
Rei 30 de setembro de 2020

Cara..sua válvula está falhando..
Troque logo se não seu motor vai ferver.
E não se esqueça do fluido na água.

Avatar
Gilberto 3 de fevereiro de 2020

Minha Hr acendia luz injeção retirei valvula termostatisca nunca mas deu problema de temperatura resultado motor ficou mas força e consumo não vi diferença alguma entao aconselho quem estiver com problema de aquecimento retirar a válvula termostatisca.

Avatar
Antonio S 21 de janeiro de 2020

esta porcaria de válvula é um inferno. Tirei e deixei direto. Guardei a válvula para que se fundir o motor, enfiar no c do mecânico.

Avatar
Enderson M 31 de março de 2020

Concordo plenamente! Já perdi motor recém retificado por causa da válvula! Nunca mais uso em carro com mais de 150 mil km. Válvula termostática? Só em carro novo original.

Avatar
Reinaldo 22 de setembro de 2019

E quando esta sem a valvula e mesmo assim esquenta muito?

Avatar
Henrique Bambamba 20 de agosto de 2019

O meu Toyota 1.3 16 valvulas, ferveu agua e o mecanico tirou termostade jogou fora. 45 dias depois, começou a esquentar e a agua sobe do nivel do reservatorio e quando o motor estiver frio a agua baixa, notei tambem que ao abrir a tampa do radiador a agua transborda nao escorre como antes. Sera problema de ter jogado fora a valvula termostatica ou sera problema de junta? Mas o carro nao fomega e nem mistura oleo. Peço ajuda.

Avatar
Albi 16 de janeiro de 2020

Provavelmente o cabeçote queimou tem que fazer a retifica planacao coisa desse tipo meu fiesta aqueceu e eu forcei até na oficina estourou a casca da válvula termostatica troquei e quando fui saindo a água subia pelo resevarttorio queimei o cabecote

Avatar
wilson stangret 23 de fevereiro de 2021

Classic vhce,vazava na válvula de ar quente(foi retirada),trocado a válvula termostática 2 x,travou 2 x,cortei um pouco a mola e fiz 2 furos 3mm+-,resolvido temporariamente, porem já havia empenhado o bloco,final fundiu o motor ,px carro vou estudar instalação de 2 sensores de tempo.um na temp do motor outro na saída ,após a válvula, p monitorar a temp. Se após esq.o motor o sensor 2 cont.BX,então tay travada a válvula.ou então fura ou tira essa bosta,que é um grande trunfo para as fábricas de peças e p os mecânicos ,se não fosse isso,teria uma forma mais inteligente, com dois dutos p segurança, nao é mesmo engenheiros?

Avatar
antonio santos 20 de julho de 2019

no Ford ka2010 vc coloca um tampão na passagem de agua e elimina a porcaria da válvula, já troquei 4 válvula e não resolveu agora fiz esse procedimento e ficou show de bola

Avatar
Jan 23 de outubro de 2019

Nos Ford Ka, fiesta e ecosport pode tirar que você resolve 80% dos problemas de super aquecimento, os outros 20 % é qndo a porcaria da ventuinha(ventilador do radiador) cisma em não funcionar.
Na GM nunca tive problema com aquecimentos.

Avatar
Albi 16 de janeiro de 2020

Irmão me tira uma dúvida o meu fiesta aqueceu o mecânico só fez furo na valvola para a passagem de água tá correto isso ou é melhor tirar de vez

Avatar
Gabriel 2 de julho de 2019

Se a válvula termostática travada fechada, e o carro estiver na pista em alta, o motor simplesmente explode, sem válvula termostática isso simplesmente não acontece, jamais!!!

Avatar
LEONCIO 24 de julho de 2019

Sai de BsB rumo à SP. Quando tinha andado quase 800km a válvula travou fechada e o carro aqueceu, perdeu força e encostei na mesma hora. No marcador nao tinha apresentado alta temperatura, quando identifiquei o problema não tinha uma gota de água no bloco… o motor realmente não danificou por sorte minha. Tirei a válvula e deixei sem. Continuei a viagem e voltei à Brasília sem problemas nenhum. Saveiro 1.6 AP 2004.

Avatar
Henrique Bambamba 1 de agosto de 2019

O meu Toyota 1.3 16valvulas, o termostade travou e a agua ferveu sem acender o piloto de temperatura alta. O mecanico tirou o termistade ate agora circulo normalmente sem problemas.

Avatar
Osmar Martinelli 11 de junho de 2019

O numero de pessoas que confiam no mecaniico/motorista(povo) é maior do que os que confiam no engenheiro/fabricante(elite). Vou pela maioria.

Avatar
Devair 7 de junho de 2019

O meu carro está esquentando uma das mangueiras do radiador a de baixo então a temperatura sobe, mas todas as peças são novas bomba da agua, cavalete completo radiador novo mas a água não está circulando corretamente alguém pode me ajudar já tentei todas as opções ?

Avatar
Genecy jorge 11 de dezembro de 2019

Ja tentou tirar o ar do sistema

Avatar
Americo 2 de janeiro de 2020

Verifica as válvula Bypass devem estar danificadas.

Avatar
VICENTE DE PAULO S DA SILVA 11 de maio de 2019

Adquirir a pouco tempo um Voyage 85 motor AP 1.6 a gasolina. Notei que tava bebendo muito e sempre trabalhando com a temperatura abaixo do meio litro no inLevei no mecânico e tava sem a válvula, coloquei uma nova e agora tá trabalhando num temperatura ideal . Diminui um pouco o consumo

Avatar
Gerson Batista Pereira 8 de abril de 2019

Meu carro aquece com ar ligado em engarrafamento já troquei válvula termostática superior e inferior sensor de temperatura e também quando estou subindo serra com ar ligado já troquei radiador e continua dando problema se eu não ligar o ar a luz não acende mas entra o segundo estágio do Eletro ventilador o carro não ferve alguém pode me ajudar por favor meu carro é um Tiida da Nissan motor1.8

Avatar
Natalino 14 de abril de 2019

Tbm ese vc conseguir arrumar me avise qual foi a solução stou com esse mesmo problema.

Avatar
Fernando 20 de maio de 2019

Jogue fora a válvula termostática e seja feliz

Avatar
Marlon braga 29 de dezembro de 2019

Muito bom

Avatar
asdf 21 de janeiro de 2020

Guarda ela para enfiar no c u do mecanico.

Avatar
Helio 10 de agosto de 2019

Radiador entupido…faz o varetamento que resolve.

Avatar
Márcio 28 de março de 2019

Pessoal,minha experiência e opinião:
O sistema de arrefecimento é projetado para resfriar o motor além do necessário.A válvula vem trazer o equilíbrio de temperatura do sistema quando clima frio/quente,subidas/descidas etc.
Acontece que este sistema(arrefecimento)poucas pessoas fazem manutenção preventiva e a troca recomendada pelo fabricante da válvula,entrando para o esquecimento,até quando o carro ferve e te deixa na mão.
Depois do transtorno vem os mecânicos e dizem para deixar sem a válvula,esquecendo que o projeto do motor foi calculado don as devidas dilatacões dos materiais de sua construção,causando deficiências em seu funcionamento,sendo o principal aumento no consumo de combustível.
Em função disto recomendo sempre fazer a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento,trocar o liquido,usar agua destilada ,e trocar a válvula periodicamente(recomendação do fabricante) de preferencia por outra genuína.
Abç…

Avatar
Andre 23 de outubro de 2020

Disse tudo!!!

Avatar
Celio aparecido dos santos 14 de novembro de 2020

Eu tenho um fiat palio 96.97 retirei a válvula termostatica e ele continua esquentando qual o posivel probrema

Avatar
WESLEY MOREIRA MENDONCA 22 de janeiro de 2021

No seu caso infelizmente o problema é o carro. Esse carro é um lixo, nunca mais compro nada que tenha esse maldito motor “fiasa”, esse motor foi criado pelo diabo nas profundezas do inferno e o objetivo é tirar até o último centavo do proprietário, fazendo-o cair em desgraça e se suicidar. O meu faz a mesma coisa. Se o restante do carro estiver conservado, arranque essa porcaria e coloque um motor Fire.

Avatar
Rose 26 de março de 2019

Não sei o q fazer o parar d esquenta meu carro ela t sem a termostática devo por p resolver o aquecimento

Avatar
matheus Masculino neiva 18 de março de 2019

essa valvula, só da dor de cabeça para proprietários de carros!

Avatar
Joselício Costa Lima 8 de março de 2019

Gostei da matéria, obrigado.

Avatar
Ricardo 11 de março de 2019

Já fundiu o motor duas .Vezes por causa dessa valvuvá agora tirei ela

Avatar
Ricardo 11 de março de 2019

Já fundiu o motor duas .Vezes por causa dessa valvuvá agora tirei ela , ela travou fechada e esquentou a parte de baixo na última vez e não mostra no painel pois o cabeçote fica normal e o radiador estoura

Avatar
Tenho uma Eco essport 2005 13 de fevereiro de 2019

Tenho um eco esport 2005 coloquei 2 vezes a Válvula Termostástica gastei dinheiro e aqueceu duas vezes,só gastei dinheiro, pedi para o mecânico tirar e nunca mais aqueceu, isso de válvula é só coisa e engenharia, o que importa é andar sem aquecer. tenho um ano sem aquecer é só trocar óleos e filtros e uma revisão e pronto .

Avatar
Roberto 2 de abril de 2019

Será PR carro a dieseltoyota helux97 eu posso tirar a válvula termostática

Avatar
Alex dos Santos 12 de setembro de 2020

Ainda sem problemas? Acredito q o real motivo de seu problema com a válvula foi na verdade o uso de água de torneira q obviamente acumula ferrugem no sistema de arrefecimento e a demora para trocar a válvula oq causa o travamento da mesma pois o certo é utilizar água desmineralizada com aditivo de qualidade (não é esses baratinhos de 15 pilas q tu compra na padaria não) ou comprar o aditivo já diluído

Avatar
valdemir jose 10 de fevereiro de 2019

meu ford k aqueceu to na duvida

Avatar
Lucas 8 de janeiro de 2019

Eu acabei de colocar a minha hoje troquei também bomba de água pois o carro sem.válvula da ruin não.deu certo no meu corsa já tinha pegado ele.assim desconfiei quando.ele subia muito a temperatura por causa que não.dá tempo da água esfria agora tá uma beleza

Avatar
Glênio Vasconcelos 3 de janeiro de 2019

Sinceramente, não faz falta. Hoje, posso dizer que a Válvula Termostática é como se fosse a vesícula biliar. Tenho um Renault Megane Tour 2006 e até o presente momento não vi diferença. Pelo contrário, meu carro o motor está agindo numa temperatura ideal. Ainda mais com o clima quente. Será por quê alguns veiculos não tem mais o marcador de temperatura?

Avatar
marcos 27 de novembro de 2018

estou assando por esse problema tenho um peugeot 1.6 16v 2005 ja fiz de um tudo so falta tirar a valvula termostatica

Avatar
rodnei 25 de janeiro de 2019

tire a valvula e ande uns dias com ele.Por pouco tempo se precisa não tem problema , não vai cair o motor do carro no chão . Já fiz isso com meu gol , viajei mais de 500km sem a valvula , depois coloquei uma nova e pronto.. problema resolvido.

Avatar
Gerson 23 de setembro de 2019

TB tô nesse caso tenho peuPeug206 onde moro região muito quente o motor trabalha em suas temperatura tô quase tirando tb

Avatar
Taco Fagundes 17 de março de 2020

Procure oficina especializada em radiador faça manutenção adequada de limpeza do sistema arrefecimento e varetar radiador.

Avatar
Alvaro Augusto da Silva 13 de novembro de 2018

Bom dia! alguem sabe como q faz para o motor mwm x10 6 cil começar a circular

Avatar
Edson 6 de novembro de 2018

Se não fosse necessário amigo, não era projetada pra usar no sistema de arrefecimento.concerteza e uma peça
Essencial pra um motor

Avatar
WILSON GARANITO LUZ 7 de junho de 2019

Edison no meu caso meu carro Peugeot 206 fabricado para lugar frio e eu moro em cidade quente , imagina a valvulá só liberar a água com 95 graus !

Avatar
Bruno Henrique 19 de outubro de 2019

Concordo com vc! Tenho um c3 XTR 2008 1.4 8v, o mesmo estava com o motor trincado o bloco, efetuei a solda do mesmo, a valvula travou, aquece muito o motor, mandei tirar hoje a valvula, agora vou o observar o comportamento do carro, tmbm acho que não deveriam ter inventando essas porcarias!

Avatar
Cezar 24 de julho de 2020

Minha blazer a termostática travou esquentou o motor agora motor falha mecânico disse q é cabeçote queimado quando estiver na serra
após pandemia esquentando vou testar e depois posto obrigado ao fórum…

Avatar
Anselmo francisco da silva 22 de novembro de 2019

Outra coisa tambem importante confetir ad leituras da vaubila com os semsdores de temperatura e rele ou cebolao de acionamento da ventoina muitos coloca valvula com 97 graus sensdor de 87 cebolao de 95 e que que fonciona e bom colocar as leituras certas outra

Avatar
Edson 6 de novembro de 2018

Kkkkk, gente que absurdo , como existe pessoas mal informada, para um bom funcionamento do motor precisa de estar com a temperatura correta.O sistema da válvula termostática e feito pra esta ocasião, se vc tiver problemas com aquecimento ,e simplesmente falta de manutenção do sistema, substitua a sua válvula termostática, verifique o nível de água do arrefecimento do motor,confirme se existe algum vazamento pelo sistema, exemplo mangueiras conexões bomba ou até o relé que comanda a entrada do ventilador para resfriar a água (líquido do arrefecimento do motor) + parte elétrica que envolve o sistema. Pronto acertou tudo convertesse vc estará pronto pra viajar com seu automóvel sem problemas com aquecimento do motor. Boa viagem

Avatar
Mauro 6 de novembro de 2018

Boa Sh Edson, essa versão (opinião) e valida, convertesse vc passou informações muito importantes pra quem não sabe nada do sistema de arrefecimento

Avatar
Eliseu Godoy 21 de setembro de 2018

Serve pra carro europeu ou americano aqui é Brasil essa válvula só da problema na estrada dor de cabeça eu tirei e não coloco não só gasta um pouca a mais…. e coloca um óleo sintético bom é pegar estrada sem medo

Avatar
Eliseu Godoy 21 de setembro de 2018

Motor projetado nos Estados Unidos…aqui é Brasil outro clima…tenho um corsa 1.8 sem a válvula gasta mais comvustivel sim … mas viajo direto com ele é só colocar um óleo sintético bom q ele faz o serviço eu nunca fiquei na estrada por causa dessa porcaria..não me importo de gastar um pouquinho a mais e não corro o risco d parar a noite em estradas desertas….viajo p mato grosso direto cidade d Juina em uma tocada de um dia e meio direto só paro p abastecer e me alimentar…gasto 775 d gasolina aditivada e 105 d pedágios. Tirem essa válvula q é só p pra dar dor d cabeça. Obgd

Avatar
William Bowman Lee 2 de novembro de 2018

Você é totalmente ignorante e idiota. Não poste mais estas merdas!!!.

Avatar
benigno 25 de dezembro de 2018

ok serto vc gostei tirei do meu corsa e nuca tive plobema

Avatar
Angelo Dorvalino 20 de abril de 2020

Tive problemas em 3 dos meus carros e hoje não uso mais, fiquei na mão com meu golf, com meu celta 2x agira no civic além do super aquecimento ocasionou problemas no câmbio devido ao aquecimento. Titei e tô de boa a mais de 4 anos

Avatar
rodnei 25 de janeiro de 2019

tire a valvula e ande uns dias com ele.Por pouco tempo se precisa não tem problema , não vai cair o motor do carro no chão . Já fiz isso com meu gol , viajei mais de 500km sem a valvula , depois coloquei uma nova e pronto.. problema resolvido.

Avatar
Marcelo 24 de fevereiro de 2019

Concordo plenamente tive vários carros e sempre tirei a válvula nunca tive problemas

Avatar
Marcio Mecânico 5 de junho de 2019

Motor do corsa 1.8 foi projetado nos EUA? Kkkk ta sabendo mesmo ???

Avatar
Deixe um comentário