Proteção sujeita a chuvas e trovoadas…

As associações de proteção veicular são mais baratas que o seguro convencional e chamam a atenção dos proprietários. Será que valem a pena?

Associação de proteção veicular pode te deixar na mão
Associação de proteção veicular pode te deixar na mão (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
06 de outubro de 2021 07:32

Uma alternativa cheia de controvérsias para segurar seu automóvel são as associações de proteção veicular. Ao invés de um prêmio fixo cobrado pelas seguradoras, paga-se mensalmente um rateio das despesas realizadas no mês anterior entre os associados.

Por que as controvérsias?  Por não ser uma seguradora, ela não segue as regras da Susep (Superintendência dos Seguros Privados), que regula e fiscaliza o setor. Não tem, portanto, as obrigações de uma seguradora: reserva técnica de caixa, capital mínimo e outras.

Quem se sentir lesado por uma dessas associações, não pode sequer recorrer ao código do consumidor, pois não é um consumidor, mas um “associado”.

Elas são mais flexíveis e o custo é menor que o de um seguro de fato. E o associado não é obrigado a optar por vários pacotes de serviços. Há vantagens e desvantagens e algumas cumprem o que prometem.

VEJA TAMBÉM:

Mas, antes de se associar, vale a pena analisar seu histórico com cuidado e procurar referências, pois várias simplesmente fecham as portas e somem. Outras faliram e também deram prejuízo a milhares de segurad…, isto é, associados.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário