Quando a correia dentada e o rolamento devem ser trocados?
"Se o seu automóvel tem correia dentada, aquela de borracha, fique atento há algumas picaretagens que estão rondando a sua manutenção"
Por Boris Feldman 19/01/19 às 19h30"Se o seu automóvel tem correia dentada, aquela de borracha, fique atento há algumas picaretagens que estão rondando a sua manutenção"
Por Boris Feldman 19/01/19 às 19h30Quando a correia dentada deve ser trocada? Está resposta sempre gera controvérsias, apesar das instruções estarem bem claras no manual do automóvel. Mas, vira e mexe algum espertinho tenta passar um desinformado para trás.
[TRANSCRIÇÃO]
Se o seu automóvel tem correia dentada, aquela de borracha, no lugar da corrente metálica, fique atento há algumas picaretagens que estão rondando a sua manutenção. Por ser de borracha, ela tem duração limitada, mas já tem algumas oficinas e concessionárias argumentando que elas devam ser substituídas aos 20 mil, 30 mil quilômetros. E o que tem de fato é que: se o automóvel roda em regiões de minério, ou de muita terra e muita poeira, pode ser necessária a sua troca na metade da quilometragem prevista. Mas, se o automóvel não roda nessas condições, não há necessidade de abreviar a troca.
A outra maneira de enfiar a mão no bolso do cliente é: se no momento da troca da correia dentada, a oficina insinuar que é necessário também trocar o rolamento. Não existe isso no manual do fabricante. Peça a oficina para te mostrar onde é que está essa recomendação. A correia é de borracha e se desgasta, o rolamento é de aço e dura duas, três, quatro vezes mais do que a correia.
Pode ser necessária a troca do rolamento? Sim, se ele estiver apresentando algum problema. Qualquer mecânico mediamente capacitado é capaz de perceber se o rolamento está em ordem ou se já está próximo de entregar os pontos e pedindo substituição.
Muito bom os comentários e explicação. Parabéns.tirou minha dúvida
Tenho um voyagem motor 3 cilidros com quantos km tenho que troca as coreias
Boa tarde! Tenho um xssara picasso 2007 1.6 16v.troquei a correia dentada com 78.000 agora está com 116.00 km, rodo só finais de semanas as vezes faço alguma viagem por perto gostaria de saber se já está na hora de trocar a correia?
manual do Fox 2015/2016 – 1.6 , troca correia dentada 120.000 km ou 4 anos e meio , o que der primeiro.
Qual página, consta isso no manual
vou procurar, porem fui na concessionaria vw levar um outro fox da familia , um 2020 para revisao 20 k, e me informei de preço para o meu 2015/16 , o consultor perguntou para mim a km do veiculo, pois a troca ocorreria segundo eles aos 120.000 k ou 5 anos., como meu fox fex 5 anos agora , troquei com 99.000, mas em oficina de confiança ( em media 500 reais mais barato q na rede autorizada)
Ótimas dicas
Por favor, preciso muito de ajuda! Tenho um Ford KA 2016 1.5 16v 4 cilindros e gostaria de saber quando trocar a correia dentada. Ele está quase entrando nos 67mil. Não encontrei essa informação no manual, na internet não ficou muito claro, porém achei informações entre 120 e 160mil e aí fui tirar dúvida na concessionária e me informaram que deve ser trocada com 160mil, mas não disseram nada sobre a validade da correia.
O Ford Ka não tem correia dentada, ele usa uma corrente, que dura muito mais que a dentada de borracha convencional.
Esta faixa de km ai está certa, a validade é esta quilometragem rodada quando deve ser trocada.
ola luiz, comprei uma ecosport 2014, estou com ela ha 02 anos, quando peguei ela, o mecanico meu amigo, digo amigo mesmo, disse que era pra trocar a correia e o tesor, mesmo ela estando com 78 mil km rodados, pois o manual diz ser 160 mil, mas que para evitar transtornos maiores era melhor fazer a troca. troquei tambem a bomba de agua. hoje, com quase 100 mil rodados irei trocar: 04 amortecedores, sensor de temperatura, tampa reservatorio, oleo de freio, liquido de arrefecimento, valvula termostatica. viajo para bahia com filho pequeno, e ficar na br e foda ne. gosto sempre de fazer a manutençao preventiva, em ultimo caso a corretiva. espeto ter ajudado.
tive 4 carros com o mesmo motor sigma 1.6, o manual diz 160 mil km ou 3 anos de uso, já usei um new fiesta por 7 anos de uso com 68 mil km rodados ou seja ultrapassou os 3 anos porém o km estava baixo. é um risco porém se o carro não roda em lugares de barro vermelho ou lugares de terra não tem problema rodas este tempo. os mecanicos na maioria são ratos, eles querem enganar a pessoa. te recomendo trocar sua correio nos 140 mil km para evitar dor de cabeça e se os rolamentos também. coloque original da ford. nunca compre em outro lugar dizendo que é original, pois amentira roda solta no meio das auto peçaa do Brasil. não se pode confiar em nada.
Eu vi muita gente aqui nos comentários dizendo que os mecânicos querem ganhar dinheiro trocando o tensor desnecessariamente. Mais acho que estão enganados, porquê um tensor novo custa em média 150 reais. E tanto faz trocar ou não trocar o tensor, o mecânico vai cobrar o mesmo valor pois para apertar a correia ele tensiona tanto seja o velho como o novo. Então a mão de obra continua sendo a mesma. E vcs acham que é melhor o mecânico cobrar 20 até 50 reais a mais pra trocar o tensor ou depois ter que fazer serviço de cabeçote e empeno de válvulas.
Bom dia , concordo.
Disse tudo!!
Achei a matéria esclarecedora, mas extremamente inclinada a definir todos os mecânicos como uma classe de “aproveitadores”.
Aos intelectuais de plantão: o serviço de um cabeçote é 5x o valor do da troca de uma correia. Sigam essas instruções e vcs darão muito mais do seu suado dinheiro ao trabalhador que efetua a manutenção do seu veículo!!
No texto afirma que: ‘o rolamento “é de aço” e dura duas, três, quatro vezes mais do que a correia’. E a graxa que lubrifica este rolamento, como fica em todo este tempo(km) de uso com o motor sendo aquecido à sua temperatura de trabalho todos os dias?
=>Considerando a situação de em um carro fora de garantia o cliente não trocar o rolamento tensionador da correia, e este travando, fazer a correia dentada estourar, quem será o responsável pelo prejuízo?
No meu caso, eu troco a correia, o rolamento desviador ou o rolamento esticador tem vida útil de no mínimo duas trocas da correia, chegando a três trocas de correia em alguns casos. Recomendo que observe a qualidade do serviço do mecânico que vai fazer o serviço. Não tensionar demais a correia e ter a capa da correia dentada em bom estado fazem com que os componentes tenham uma vida útil prolongada.
sou mecanico, mexo em bmw, audi, subaru, mitsubishi, honda, masserati, qualquer carro que aparecer. não existe isso de rolamento travar depois, vc assistiu o video e não entendeu nada. na primeira troca de correias se os rolamentos estiverem bons não se deve trocar. o amigo que fez o video disse tudo os rolamentos duram duas, tres ou mais trocas de correia. porém eu recomendo em carros nacionais trocar tudo quando mexer na correia porque o material feito no Brasil para usar no Brasil não presta. agora se for um carro japones feito no japão vc pode deixar o rolamento umas 4 trocas de correia, la se faz coisa boa. no Brasil se faz lixo.
Ni manual não achei com qts km tenho que trocar a correia dentada do virtus
Acho que se for com motor MPI será igual ao do UP da minha prima, ou seja, 120mil km ou quatro anos. Se for TSi será um tempo um pouco menor para quilometragem.
Boa noite me Sergio comprei um voyage 1.0 12v 3cc em fevereiro de 2020 com 47.600 km rodados agora estamos em junho e ele esta com 56.014 km rodados fui orientado a trocar a correia e o rolamemto tensor com 80.000 km sera q procede essa informação ou devo trocar agora .rodo em media 170 km por dia sou motorista de app.E o meu carro roda muito em estrada de terra tambem….
Amigo Ségio. Esta informação consta no manual do proprietário. No caso do uso do seu veículo ser severo, rodar em muito congestionamento, eu recomendo a troca agora. Se for de uso normal pode ser prolongada esta troca, até 120mil km como consta no manual do proprietário.
Cuide bem deste motor, ele é uma jóia!
Boris,
Para carro que roda pouco, qual é o prazo de troca da correia dentada em anos?
Pois eu tenho um Onix ano 2019 e rodo muito pouco com ele (5000 km por ano). O manual do meu carro diz que a troca é aos 60.000 km, mas ficar 10 anos sem trocar a correia dentada é muito tempo, pois a borracha resseca.
Neste caso a troca da correia será por tempo e nao por quilometragem. No caso de componentes de borracha a validade é de cinco anos, há casos do fabricante recomendar no manual a troca em até quatro anos.
Entre confiar no engenheiro (que também tem experiencia prática), que não está fazendo merchandising para nenhum fabricante de peças, ou confiar no mecânico da esquina, com baixa escolaridade e que está puramente pensando no lucro de sua oficina, fico com o primeiro.
Recomendo perguntar aos dois e depois fazer uma análise.
O meu uno 2006, estourou o tensor da correia dentada, mas ele está funcionando normal, só tem um barulhinho que parece ser do tensor que estourou, pode dado algum outro problema devido isso?
Aqui é a Aline Batista, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
tenho uma spacefox 2013,no manual 6 anos ou 120 km,esta com 63000 o tempo da correia tambem estraga ela?
Borracha parada e fria também resseca,mesmo que lentamente,por isso,mesmo não atingindo a Km rodada, os manuais recomendam a troca a cada 5 anos…
O no caso das correria que fica em estoques esperando a compra do cliente já que borracha tem validade na mesma deveria ter a validade já que mesmo parado reseca,então na partilheira da loja sem uso tá vencendo 0u já compra vencida.
Ford New Fiesta 1.6 2014, manual orienta trocar correia dentada com 160.000km.
Doideira…
Acho que este motor usa corrente metálica de comando lubrificada com o próprio óleo do motor. Devido a isso tem quilometragem prolongada.
uma pena que uma matéria sucinta e bem escrita como essa releve o caos na educação brasileira, se muitos que comentam aqui tivessem uma interpretação e compreensão de texto mínima teriam reparado que o autor cita sobre a verificação do Estado do rolamento, não foi citado que não se deve trocar junto, foi citado que não é obrigatório. Caso o dinheiro esteja sobrando e a paranóia também, então troca a bomba de água e a junta do cabeçote junto, mas que fique claro que não é obrigatório. Alguns comentam que depois se o rolamento der problema é o mecânico que se prejudica, oras bolas, se o indivíduo não sabe analizar um mero rolamento a culpa não é da peça e nem do procedimento.
Concordo plenamente. Ótima observação.
Meu veículo com um ano de uso e 10.000 km rodado , um virtus msi 2018/19 danificou o tensor da Correia você não acha prematuro esse desgaste ?!?
Se o diagnostico foi correto a falha foi do componente ou da aplicação.
Nos brasileiros aceitamos qualquer resposta de multinacional sem capacidade para fabricar peças de reposição… por isso que as peças chinesas estão dominando o mercado no brasil. Indignado com o posicionamento da ContiTech empresa que estava nas minhas avaliações como uma das melhores… agora estou arrependido!
Sou profissional de mecânica como sempre faço, tenho diversas instalações e aplicações das correias de transmissão da Contitech, justamente no meu veículo pessoal Fiat Linea Absolute, que levo e entrego os produtos da marca “Continental” quebrou com 40000, sendo a primeira troca com 68000 km da última vez comprei troquei o kit de correia com os rolamentos da mesma, então como sempre faço optei pela marca continental, pois até passar por esse vexame ao meu ver era a melhor marca, estava no plano de manutenção a troca antes dos 40000 mil, até devido a garantia ser de 50000 km, eu deveria trocar novamente, fato é que com cerca de 40000 km rodados, a correia estourou e como todos conhecem o motor FIAT 16V deu pau no motor, é um carro que você roda os 300.000 km tranquilo pra fazer cabeçote, sendo assim entrei em contato com o fabricante, e os mesmos pediram pra mandar a peça para analise, estou aguardando um posicionamento desde 07/10… se for negativo vou acionar cada cliente meu e recomendar a troca e não utilizar mais os produtos desta empresa. Bom pra encerrar já gatei uma fortuna no cabeçote, guincho, aguardando um posicionamento de uma empresa séria.
Vejam o posicionamento da empresa:
Eles são os melhores fabricantes de correias, podem verificar a minha reclamação deu improcedente… baixa tensão! sendo o kit instalado é de fabricação deles, inconformado. Como mecânico não utilizo mais, e vou falar para todos não utilizar.
Desgaste em polias com 68mil KM, isso não é normal… Agora somente GATES!!! zero reclamações.
Caramba!Eu tenho apenas um curso básico de mecânica e muita curiosidade e pesquisa e vi tantos comentários inclusive de engenheiro dando opinião meia que confusa, vi até falarem como que o tensionador dos carros com corrente no comando aguentam 249000 km , mas nesses casos o tensionador não é com rolamento gente.
Outros perguntaram se precisa trocar a bomba também e ai disseram que a correia dentada não toca a bomba tem carros que toca sim e outros é a poli v. Portanto cada caso é um caso e eu até concordo que o tensor dure mais que a correia, mas pela dificuldade da troca em alguns carros e o valor da mão de obra vale apena trocar junto isso sem contar o risco de trancar o tensor e estourar correia e comando. Aqui em casa temos 2 carros GM um Vw e um Fiat e esse tipo de manutenção eu mesmo faço.
Falaram também que trocaram correia e tensor e deu pau logo; Pode ser pelo seguinte: Tem tensor que trabalha com uma mola que dá a pressão na correia tipo dos Gm e se tensionar ele para o lado errado ele trava e alem de tudo força a bomba d`agua pode ser esse o caso e infelizmente tem mecânico que não sabe isso.
FUI TROCAR A CORREIA DENTADA E O MECANICO DISSE QUE NAO PRESCISAVA TROCAR O TENSIONADOR…FUI OBRIGADO ARRUMAR OUTRO MECANICO E COLOCAR UM TENSIONADOR NOVO…POIS TAVA FAZENDO BARULHO…DEPOIS QUE TROQUEI O TENSIONADOR FICOU JOIA….UMA LIÇAO QUE APRENDI E QUE CORREIA E TENSOR SEMPRE TROCAR JUNTO E PONTO FINAL.
oque ele ta dizendo e a mais pura verdade pois, uns falam uma coisa e outros falam outra, isso quando nao arrumam problema aonde não esiste, só pra trocar peça. uma vez que tem vários intendedores no assunto,deveriam falar a mesma coisa sobre a correia dentada.
Concordo com o Boris, a questa que ele levanta eh sobre tempo de vida util do tensor ser bem maior que o elemento de borracha q tem sua deteriocao mais acelerada, a questao foi essa. Agora, na esfera preventiva leva a grande maioria dos mecanicos a nao correr riscos e trocar todo o conjunto. Agora tecnicamente nao vi nenhuma explicacao ou literatura tecnica de fabricante de rolamentos ina skf afirmarem que seus rolamentos tem vida util de apenas 40 ou 50 mil kms.
Depois de acompanhar quase todos os comentários acima ainda tenho dúvidas,porque tenho um Duster e vou trocar a correia dentada e gostaria de saber quais os componentes que obrigatoriamente tem que ser trocados junto com a correia.
Tenho um carro Duster e preciso trocar a correia dentada,só queria saber quais os outros componentes que tem de ser trocados juntamente com a correia?
Recomendo trocar o kit completo, ele eh barato em relacao a mao de obra.
Não obtive qualquer resposta ou comentário a respeito da necessidade ou não da troca da correia dentada do meu Corolla 99 com 108.000km,único dono e muito bem tratado e vivido nesta Capital?SP.Sou vidrado pelos produtos Toyota e lamento que o manuel do proprietário ,que é minucioso, seja omisso .E me pergunto : se o carro possui excelente qualidade qual a razão desta omissão?Serria mesmo necessária esta troca?
Boris, bom dia tenho um Ford Ka 2018 1.0 3 cilindros, com 80000 km rodados, com que kilometragem terei que trocar a correia dentada.
Desde já agradeço.
Esse carro não e corrente?
Aqui no Rio de Janeiro o grande problema é a qualidade da mão de obra e os mecânicos expertos. Certa vez fui numa oficina pois a poli v estava chiando. O cara pediu pra deixar o carro lá porque tinha que trocar tudo. Tensionadas etc. Eu falei quer saber essa correia está ressecada deixa eu comprar um spray de silicone. Resolvido. Dois anos depois continua lá a mesma correia. Tenho outras histórias mas fica pra depois
Concordo em partes com a matéria,..de fato o tensor “deveria” ter mais durabilidade que a correia, e não ser “necessário” realizar a troca do conjunto a cada revisão, ( máx. 50.000 ou 3 anos ), mas isso é uma teoria, que pode funcionar na prática, mas também há o risco , já vi na oficina vários casos de dar problema no tensor, e comprometer todo o serviço e prejudicar o bolso do cliente pior do que se tivesse feito a troca. A gente tenta avaliar o ” tensor”, mas muitas vezes simplesmente não há como garantir que ele vai aguentar até a próxima troca da correia, ..até porque há um outro fator envolvido, a ” qualidade ” da peça, que cá entre nós, ..há cada vez mais peças ” baratas” e de baixa qualidade no mercado ( nesse caso o tensor), que depositar tal “confiança”, seria uma grande tolice da parte do mecânico.
Por isso para o bem de todos, a pratica mostra o seguinte, troca a correia e o tensor e ponto final. ( Bomba d água é outra história), ( Correia banhada a óleo, foi fabricada para essas condições, já as que nos referimos não, o óleo as prejudica.) Não podemos misturar as coisas.
Não esqueça o grande prejuízo que se vai ter quando uma correia dentada quebra !
Como dizem meus avós,”o seguro morreu de velho”. Velho na boa troca os conjuntos completo. Peças rodado com 40mil km já te atenderam bastante.
É verdade que guando troca a correia dentada tem que trocar o esticador e a bomba dagua
Não é, Fernando
A bomba d’água não é nem acionada pela correia dentada.
Obrigado e abraço
No Citroen C3 16V é sim.
Por causa de um rolamento, o famoso esticador , que custa aproximadamente 130 reais o meu tio teve que desembolsar cerca de 2500 reais para fazer a parte superior do motor Renault senic!!!! O barato sai caro!!! Não discordo da sua sabedoria , mas não incentivo tal prática, pois sabemos a ” qualidade ” dase peças da maioria dos fabricantes nacionais…. se aguentar a quilometragem mínima já temos que agradecer a Deus !!!!!
boa tarde o meu carro estourou a correia dentada com 12 mil km
Sério que carro é o seu
Boa tarde o pior de tudo é que toda veis que troca a correia os mecânico pede para trocar os rolamentos ok ai vem a bica vc nem sabe se foi trocado os rolamentos kkkkk
Verdade, as vezes nem trocam. Já fui vítima de mecânico incompetente que não soube diagnosticar que o rolamento estava trancando e a correia fazendo barulho tipo grilo, fui duas vezes na Oficina ele
Disse que estava folgada e tome aperto o rolamento trancou 3 estourou o cabeçote resultado 6.000,00 O prejuízo.
Ola eu li alguns comentários e me deu até dor de barriga. nota se que muitos dos mecânicos não tem preparo nenhum e aprenderam com a pratica. Elaboram teorias sem fundamentos , começar a estudar um pouco faz bem . posso citar infinitos ex que o Engenheiro esta totalmente correto e merece respeito. Se vc pegar por ex uma alfa 24v a correia dura pouco mas o rolamento esquece é duplo e caro ja troquei muitas correias e nenhum, rolamento e só para lembra e os carros que a correia passa pela bomba d’agua como fica ? vão estudar kkkkk
E o Sr. deveria começar pelapontuação e acentuação. não dá para entender o que disse no último paragrafo.
Eu sou mecânico há 25 anos, tenho um Clio meu xodó com 150.000kms e nunca troquei tensor e uma vez a correia sempre estou acompanhando p ver a durabilidade.
Meu irmão tem um sandero q pegou 0km com 140.000 e não trocou ainda nem correia nem tensor.
Para com isso!!!
Eu fiz a troca com 70000km e ainda estava em perfeito estdo de conservaçso
Também tenho um Sandero já está com 52.000 e tem 6 anos ja mas esta tudo ok com correia e os tensor acho que ficar trocando antes do prazo uma furada pois a correia original tem a tendência de durabilidade bem mais do que fala no manual.
Tenho um Corolla mecanico 99,único dono,revisões até 65.000km em concessionárias.Hoje está com 106.000km.Não sinto ruídos anormais.Este carro possui corrente dentada ? pois o manual é omisso a respeito.
Caso de troca, alem das concessionárias a rede Porto Seguro seria confiável?Agradeço algum esclarecimento.
olá Boris, tenho um fox 2009, a kilometragem está em 84.000km o adesivo da correia dentada do meu carro diz pra efetuar a troca com 92.000km, mas já passou dois anos e ainda faltam 8.000km, te pergunto, devo trocar a correia dentada (borracha) por conta dos dois anos ou posso rodar até completar 92.000. Só ando na cidade. Grato.
Eu trocaria pelo prazo, para evitar problemas mais graves. Borracha tem forte tendência a se deteriorar com o tempo!
Obrigado e abraço
Boa tarde, troquei correia dentada e tensor do meu veículo e com 10mil km a correia estourou e teve que reformar o motor, porém ele disse que o problema foi no tensor e que a garantia seria só da correia que era de 40km, queria saber se essa garantia também vale pro tensor, pq com 10mil km não era pra ele quebrar do nada, pior ainda, estava torto, ele disse que por estar torto a correia saiu…
Com relação à durabilidade, certamente o rolamento dura mais que a correia, mas ninguém garante que o rolamento dure por duas trocas da correia, outro motivo , quem já acompanhou a troca da correia dentada se observa que é um trabalhão, da até pena do mecânico, então por que já não trocar tudo de uma vez para se garantir ?
Boa tarde senhores meu carro é um Sandero tá com ano 2017 tá com 48 alguem me indicar um mecânico para trocar a correia dentada
Boris,muito bom teu artigo.Rolamentos costumam “avisar”Quando vão entrar em colapso.Ficam ruidosos.Alguns mecânicos relatam que já viram rolamentos travados.Qual a incidência destes casos?O que eles representam no campo das probabilidades?Mais que falar do rolo tensor sugiro falar das bombas de água com rotor de plástico.Estas sim estão causando estragos.Perda total de motores em alguns casos.
Em relação ao comentario do Anselmo… vou falar o porquê da troca… o tendionador tem rolamentos e lubrificação por graxa, que como todo rolamento desgasta e começa a travar. Ao travar, vai estourar a correia E ESTOURAR SEU CABEÇOTE.
Além disso o tendionador tem uma buxa de Nikon no centro dele que se desgasta, causando inclinação do mesmo e deslocando a correia para fora do sistema, e causando danos ao mesmo
O TENSOR PODE ATÉ DURAR 2 TROCAS, MAS É ARRISCADO, POIS SE DANIFICAR O PREJUÍZO NÃOÉ SO DA PEÇA, DANIFICA O CABEÇOTEE VAI CUSTAR 10 VEZES MAIS QUE SEU CUSTO, E NAO TERA GARANTIA.
Boa noite Boris
Sou eletromecânico
Aconselho a fazer a troca dos dois componentes
Se o veículo rodou 70.000 km
Imagina o carro rodar mais 70.000 .
Por sua vez ele já rodou 140.000
Nesse meio período o rolamento tensor da Correia dentada travar arrebenta a Corrêia.
O cliente vai querer que vc pague o prejuízo.
Aconselho a troca do rolamento tensor.
Sou técnico e palestrante da Gates, e trabalho com correias dentadas… um repórter responsável deve ir atrás da informação técnica, e não opinião… mostro para ele dezenas de casos todo mês de correias que quebram devido travamento do tensionador… trocar ele só quando apresentar defeito vai causar danos ao cabeçote, diferente de uma peça que você troca e pronto…
Mecânicos, se estourar cabeçote, mandem a conta pra ele.
Este tipo de irresponsabilidade que acaba gerando descredito na profissão, e vai contra uma tendência de mudar a cabeça das pessoas para uma preventiva e n ao uma corretiva, que neste caso é um cabeçote.
No mínimo ele deve se retratar e fazer uma matéria de retratação, estou a disposição para mostrar para ele os desgastes e base tecnica para isso.
sem falar q é uma peça barata, nem 100 reais, então não vale a pena o risco
Gente num caiam nessa não, pós sou mecânico e sei o que ė isso , sempre troque correia e tensor,pós se vc rodou 40 mil e depois trocar só a correia dificilmente o tensor vai rodar mas 40 mil,se vc fizer isso o tensor vai rodar 80 mil km, é provável que o mesmo amarre e arrebente e a correia! ok.
Pelos comentarios os mecânicos estão trocando os rolamentos sem necessidade, exatamente como no artigo.
Medo de cliente, aproveitar a mão de obra, dar garantia do serviço. Esses foram os motivos dos comentarios.
Nenhum cinseguiu argumentar porque o rolamento tem a vida util 2, 3 ou 4 vezes maior do que a correia.
É picaretagem sim.
Fazendo cliente gastar com peça perfeita e mão de obra desnecessaria.
Além do mais… quem não sabe que mecânicos recebem comissões das lojas?
Trabalhem direito em vez de ficarem bravinhos porque alguem falou uma verdade que vcs escondem.
Concordo, talvez você pode ater troca a correia e deixar o tensor e não dara nada , porem ambos trabalham juntoa e sofre desgaste juntos e por garantia do serviço e necessario trocar os dois.
Pessoal: não sou mecânico, porém aqui em minha cidade de Guarulhos: custa a penas 139 reais o kit, parem de discutir coisas óbvias, sai mais barato na dúvida trocar o kit completo.
Mecânico de internet fraco meu cunhado compro gol cara fez todo motor troco Correia más não troco tensor resultado tensor travo disse que tensor estava bom final das conta 2500 de prejuízo Correia más tensor na minha cidade marca boa 130 reais .
É uma matéria totalmente irresponsável, onde o autor disso aí se baseou para dizer que um rolamento tensor tem vida útil maior que a correia ? E ainda por cima se baseia na comparação de que a borracha dura menos que o aço, inútil esse tipo de reportagem, ao longo de 28 anos na área automotiva vejo que a falta de informação, ou pior a desinformação como a realizada nessa reportagem só trás desserviço. Antes de dizer um absurdo desse melhor seria ter se informado melhor !
Concordo plenamente com os comentários sobre esse mecânico de internet,pois tem muita teoria e pouca prática. Acredito que ele não suja as mãos de graxa mesmo. Em nossa loja só trocamos o kit tensor e correia,se o cliente não quiser trocar o serviço fica sem garantia, prefiro não efetuar o serviço. Pois os fabricantes só dão garantia se ambos forem trocados juntamente.
Não recomendo trocar a Correia de comando sem troca do tensor porque os dois sofrem o mesmo desgaste troco quase semanal eu recomendo em média 50.000 km ou 4anos de uso do automóvel
Não recomendo trocar a Correia de comando sem troca do tensor porque os dois sofrem o mesmo desgaste troco quase semanal !!//
Eu iria comentar a mesma coisa, muitos só sabem e falam em teoria, mas na prática meus amigos a história muda compleatamente…
Com certeza que escreveu a matéria e do tipo chamado mecânico de internet,e nunca sujou a mão pra saber como funciona…
Vcs tão metendo o pão no cara, mas mim diz cantos carros já chegaram na oficina de vocês com o rolamento da correia dentada quebrado mim.
Quando algum cliente meu vier com este argumento de que estou enganando ele , nao trocarei o rolamento e quando estourar o rolamento vou mandar ele procurar o autor do texto para pagar o prejuízo, que dica babaca, geralmente a troca se da aos 60 mil km ou 3 anos o que ocorrer primeiro e rolamentos tensionadores devem ser trocados juntamente com a correia dentada sim como consta nos treinamentos que tive nas concessionárias que passei por 10 anos, ja rolamentos de encosto sim necessitam atençao e devem ser substituídos apenas quando apresentar defeito.
Ridícula essa reportagem
Tem que trocar o rolamento sim toda a vez que trocar a correia…….
Pq depois se der algum problema no ramento e cliente vai olhar na sua e dizer…… Pq não trocou o rolamento???
Aí o mecânico que toma no c…….
engano seu amigo : me diz uma coisa se a correia passa pela bomba dágua (também é um rolamento) se for pela sua teoria tem que trocar a boma também ?
tu quer comprar uma bomba dágua com um tensor?? tu ta de brincadeira né? o que estica a correia é o TENSOR filho, ou seja, é uma peça flexivel, tem uma mole que faz presão contra a correia. quebrar tensor é muito facial
Correia dentada e tensor ambos possuem rolamento então faz sim todo sentido!
Fique atento a informação que lhe está sendo passada aqui, pois se a poeira pode ser um fator de problemas, será por total, e a garantia de não se ter problemas, e fazer um serviço completo. No mínimo está anunciador também irá lhe indicar que trocar filtro de óleo em todas as trocas é mera bobagem? Cuidados com espertinhos que tentam ser bonitinhos, querendo ser sabidos. FICA A DICA, NA DUVIDA, O MELHOR E TER CERTEZA DE QUE TUDO ESTAVO NOVO, E QUE NESSAS CONDIÇÕES O POSSÍVEL PROBLEMA SERÁ zero!
Não meu amigo eu digo que é lei trocar o filtro de óleo com a troca do óleo, pois o filtro se contamina coma passagem do óleo que por sua vez esta a contaminado com a limpeza do motor pela combustão incompleta dos combustíveis de baixa qualidade e do filtro de ar que muitas vezes também esta esta vencido e não recebe a devida atenção do proprietário do veículo. Agora se vc quiser se referir a malho da oficina é só citar a cambagem e a limpeza de bico . kkk estas duas é realmente um roubo a mão armada.
Eu sigo rigorosamente o manual de manutenção do veiculo, e analiso orientações do meu mecânico de confiança. Nunca tive problemas
Certamente o autor dessa matéria nunca trocou uma correia dentada ou nunca sujou a mão com graça e nunca analisou desgaste de material .
Correia desgasta sim rolamento tem vida útil superior .
Mas que garantia daremos a nossos clientes cada vez mais exigentes e cada vez mais informados com a era digital se não substituirmos o rolamento .
Muitas vezes os veículos atuais são de difícil acesso e muitas vezes a mão de obra e Auta então isoo entra na tal manutenção preventiva reparar para futuro próximo o cliente não pague duas mao de obra .
Existe sim muitos picaretas mas a maioria é muito sério e justo então antes de ler a matéria e tirar conclusões precipitadas procure o mecânico de confiança .
Abraços
Enganado quem acha que nunca sujei a mão de graxa: além de engenheiro da indústria de autopeças, fui sócio de oficina mecânica e sempre de unhas pretas (até hoje, nos meus carros…)
Acho curioso que tem crítica até de funcionário da Gates, que produz um “kit” de correia com rolamento: se ele não defender esta empurroterapia, vai perder o emprego.
Só quero observar que a imprensa brasileira especializada em automóveis é tão acomodada e neutra que os poucos que ousam defender o consumidor e criticar as poderosas multinacionais, ao invés de ser estimulado, ainda é atacado pelos leitores! Além de perder – é claro – anunciantes…
Não vou tentar defender o que escrevo sobre a troca conjunta, até porque a maioria de quem não concorda comigo tem interesses financeiros em defender o indefensável. Mas vou dar um exemplo incontestável: se afirmam que o rolamento não dura mais que 60 ou 80 mil km, como explicar que a Ford tem uma correia dentada banhada a óleo que só deve ser trocada aos 240 mil km? E o rolamento do tensor? Como explicar que ele resista à mesma quilometragem?
Boris Feldman
Jornalista, mecânico (nas horas vagas) e engenheiro.
estou com tigo Engenheiro perfeito.
Gostei!
Bom, assunto polemico, pois eu no caso troco todas as peças girantes do motor relacionadas
A correia dentada, como tensores e a própria
Correia.
Realmente o rolamento dura mais, mas a partir
Do momento que se coloca correia e tensor
O servico está mais garantido, mas se o tensor estiver nom não a problema, mas se sabe que as horas de funcionamento do tensor
São bem maiores, e já ouve relatos do tensor
Travar e estragar a correia e em outros casos de durarem a vida de 3 correias dentadas.
Boris…ja ouvi muita asneira sua no tocante à manutenção.
Tenho formação acadêmica em engenharia e por opção vivo meus dias em minha oficina,mas fico triste qdo ouço a Alfa FM e vc entra com seus boletins meio bons e meio ruins.
Veja o que a ABNT 15759 de out de 2009 diz a respeito.
Olá, Boris!
Tenho um Fox 1.0 3 cilindros e 12v e um mecânico me orientou a trocar a correia aos 85.000km pois a correia vem com sistema teflon que suporta mais a caloria. Isso é verídico ou furada?
Olá, Filipe.
Siga as recomendações da Volkswagen para a troca dela.
Obrigado e abraço
Parabéns pelo seu comentário, você é bem seguro nas informações. Difícil é confiar no mecânico!