Absurdo: diesel carregado de enxofre

No Brasil se fala sobre limites rígidos para emissões de poluição veicular. Porém, existem empresas que ainda fornecem o diesel com 500 ppm

Em comparação com países de primeiro mundo, Brasil ainda demorou a reduzir as partículas por milhão (ppm) de enxofre presente no diesel
Em comparação com países de primeiro mundo, Brasil ainda demorou a reduzir as partículas por milhão (ppm) de enxofre presente no diesel (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/06/2021 às 07h32

O assunto poluição veicular é complexo no Brasil. Uma parte do nosso óleo diesel, por exemplo, só teve o volume de enxofre reduzido para 10 ppm (partículas por milhão) em 2014. Foi quando surgiu o S10, oito anos depois que países de Primeiro Mundo estabeleceram esse mesmo limite.

Alguns deles admitem excepcionalmente, em algumas regiões mais distantes dos grandes centros, um limite mais elevado, de 50 ppm. Toda essa preocupação porque o enxofre prejudica terrivelmente o sistema de controle das emissões de gases e particulados.

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E nosso problema é que, apesar de hipocritamente se falar em limites rígidos das emissões, a Petrobrás ainda fornece o diesel com 500 ppm, inimaginável na maioria dos países. Um absurdo de enxofre e de poluição ambiental!

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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UnknowsRJ 26 de junho de 2023

Segundo as normas de limite de emissao, hoje em dia com o S10 um motor a diesel emite tanto quanto um carro a gasolina, baseado nisso, vamos falar do absurdo que é fazer o povo nao ter essa opção no dito “carro popular” que está amarrada a uma lei de 40 anos que nao evoluiu junto com a tecnologia dos combustiveis, quanto ao fato do diesel com 500ppm ainda ser comercalizado é simples, nem todo caminhao roda com s10, agora se o governo por pra frente uma atualização de frota com isençoes, e mudar essa lei ridícula a gente pode ter um debate decente sobre o assunto, até então todo mundo perde, o povo, o meio ambiente… menos os politicos… esses continuam gastando o dinheiro arrecadado com o icms de qualquer combustivel que seja.

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Teles 25 de junho de 2021

Mais uma matéria esquisita e parcial….a PETROBRAS não é a única fornecedora de diesel no Brasil…mais de 40% do nosso diesel é importado por diversas importadoras…vamo acordar Boris….

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Carlos Eduardo 25 de junho de 2021

Só “esqueceu” de informar na matéria que no Brasil o diesel é somente para veículos de carga e off road, muito veículos destes, mais antigos, não permitem o uso de S10 pois é um combustível com menos lubrificação e iria estragar as bombas injetoras destes caminhões ocasionando prejuízos enormes.

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Mister Gasosa 25 de junho de 2021

Corrigindo o texto:
Ministério do Meio Ambiente / Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental / Departamento de Mudanças Climáticas / Gerência de Qualidade do Ar

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Mister Gasosa 25 de junho de 2021

E a gasolina desde 2014 abaixou o teor de enxofre de 800 ppm para 50 ppm, exceto a gasolina Podium que é de apenas 30 ppm. Gostaria de ver os resultados mais atuais, de preferência ano 2019 do INVENTÁRIO NACIONAL DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES RODOVIÁRIOS do Ministério do Meio Ambiente / Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental / Departamento de Mudanças Climáticas / Gerência de Qualidade do Arreferente. Pois nesses inventários mostra o quanto os motores a gasolina, etanol, flex e diesel poluem e então dá pra ver a evolução dos motores no quesito poluição com o passar dos anos.
No 1º Inventário esses dados são passados na Tabela 5: Fatores de emissão de escapamento zero km de CO, NOx, RCHO, NMHC, CH4 e MP para automóveis e veículos comerciais leves movidos a gasolina C e a etanol hidratado, em g/km.

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Mister Gasosa 25 de junho de 2021

No link abaixo tem o referido inventário do ano de 2013. Ne se vê por exemplo a seguinte comparação: veículos 0 km de 1983 a 2012. Porém seria interessante ver o que aconteceu com a nova gasolina 50 ppm lançada em 2014, pois acredito que passou a poluir menos do que a antiga gasolina de 800 ppm. E ainda veríamos a influência na melhoria da emissão de gases dos veículos flex ou gasolina equipados com injeção direta e dos motores turbinados.
Por isso acho que todos carros a gasolina ou etanol deviam ser turbos e injeção direta e injeção indireta na marcha-lenta, para limpar as válvulas de admissão.

https://antigo.mma.gov.br/images/arquivo/80060/Inventario_de_Emissoes_por_Veiculos_Rodoviarios_2013.pdf

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