[Vídeo] Dá para reaproveitar o vapor de gasolina?

Boris Feldman fala se é possível reaproveitar o vapor de gasolina para diminuir o consumo de combustível. Mas... Você acredita em milagres?

Por Boris Feldman 12/01/19 às 13h10
ilustra postos gasolina adulterada

Boris Feldman fala se é possível reaproveitar o vapor de gasolina para diminuir o consumo de combustível. Mas… Você acredita em milagres?

[TRANSCRIÇÃO]

O motor do automóvel funciona a combustão. De gasolina, de gás, de álcool, de diesel. Essa combustão se faz misturando combustível com ar e injetando no motor, queimando. aí cria-se a energia pro veículo andar. Só que agora tem uma novidade na internet. Andaram inventando a utilização do vapor de gasolina.

Que bicho é esse?

“Ah…”, dizem os gênios que inventaram esse aparelho milagroso. Você acredita em milagre?

“Tira-se o vapor do tanque… Em vez de ser desperdiçado, jogado no cânister que vai queimá-lo, não, pega o vapor da gasolina e leva pro motor. Assim aumenta a eficiência, reduz consumo… Em vez de desperdiçar o vapor ele vai ser queimado”.

Isso funciona? Claro que não! Primeiro porque o motor já foi calibrado pra queimar gasolina e ar numa proporção certa; não pode ser nem mais nem menos. Se você jogar o vapor de gasolina você vai mudar essa relação – o carro pode funcionar com sobrealimentação por exemplo. Mas o pior é que alguns desses carros simplesmente explodiram, porque o vapor de gasolina foi se acumulando no meio do caminho, de repente teve uma faísca para trás do motor, que se chama de “fire back”, e olha… “booom”! Foi embora o vapor de gasolina, a gasolina e o carro.

Confira também mais uma picaretagem vendida como economizador de combustível:

[Leia a matéria completa] Testamos o Pinox: economizador não passa de picaretagem

reaproveitar vapor de gasolina é perigoso
  • Matéria publicada originalmente em 12/04/2018
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rafael Mafra 3 de janeiro de 2020

Todo módulo de injeção eletrônica permite automaticamente de 10% a 15% uma alteração no sistema,sendo um filtro esportivo,escapamento esportivo e vapor de combustível..

O jeito certo de ligar o vapor direto na tbi é utilizar a válvula de purga original do veículo,assim evita que o vapor volte com chamas,a válvula de purga só libera o vapor em determinada rotação,pois é ligada no vácuo,assim o vapor só será aproveitado em alta rotação que pro motor é lucro.

Avatar
Carlos 28 de maio de 2019

Boa noite tenho uma tr4 2.0 AT 2013, qual eu comprei ela e comecei a rodar ela fazia 7km coloquei o kit de vapor e fui regulando com o tempo ela ta fazendo 9.30 e as fezes faz 9.48km cidade e estrada

Avatar
cristiano lopes 18 de julho de 2018

bom dia !!
Venho aqui por esperiencia propria , tenho uma mitsu bishi airtrek 2006 a gasolina , meu carro fazia 7 com um litro , hj com o kit faz 10 andando em media 100 km hr, então lhe pergunto se existe milagre eu sou um sortudo, ainda mais com o preço da gasolina , fiz o meu kit bem simples duas mangueiras um reservatorio um anti chamas liguei a mangueira direto no tbi , a partida esta mto melhor e o desenvolvimento do carro tbm se pisar o bicho responde com mais força, sou totalmente leigo nessa historia de vapor de gasolina , peguei um video da net e testei no meu carro e ganhei 3 km amem

Avatar
luis carlos ribeiro 24 de junho de 2018

eu instalei este kit vapor de gasolina na minha montana 2015 e estou vendo o resultado ele melhorou o desempenho e esta economizando nao sei porque muitos criticam vai ver que o pessoal mete o pé no acelerador e que economizar kkkk

Avatar
flavio serafim quintal 19 de junho de 2018

vamos evoluir.o sistema atual de canister é travado. o carro pode receber esse vapor. deixa a central junto com a sonda lampda fazer o ajuste estequiometrico junto aos bicos e baixar o tempo de injeção. funciona sim.

Avatar
Gilliard Vieira de barros 17 de maio de 2018

Instalei no meu Honda Civic 2004 at. Vamos ver se dá algum coisa na cidade faz 7 se guanhar 3 km tá ótimo.
Abraço…

Avatar
Marcelo 6 de maio de 2018

Kits da Wegga Technics

Avatar
Altamir 5 de maio de 2018

Marcelo, quanto sairia um Kit seguro para Crossfox 1.6 ano 2006 + taxa de remessa dos correios.

Avatar
paulo e.f. diehl 27 de abril de 2018

oi Boris, ainda tem gente acreditando em coelhinho da páscoa, cegonha e papai noel, assim impulsionando a pi- ca -re- ta- gem neste mundo . abrçs paulo

Avatar
Marcelo 23 de abril de 2018

Vapor de Gasolina realmente funciona, mas tem que colocar um Kit de qualidade *

EDITADO

Avatar
Bruno de lima 21 de abril de 2018

Boris eu queria saber sobre o reator de hidrógeno? ??

Avatar
Marcelo 15 de abril de 2018

Já Instalamos o Vapor de Gasolina em Vários Veículos e Todos Geraram uma Ótima Economia !
Kit Profissional Funciona !
*
EDITADO

Avatar
RicardoRodriguesElias 16 de outubro de 2019

Bom dia seu Marcelo gostaria de instalar no meu veículo também o vapor de gasolina só como eu moro em Florianópolis SC em São José não tenho nenhum ciência de alguém que estala no local o senhor poderia me ajudar

Avatar
Jeffther Lopes 12 de abril de 2018

essa do vapor de gasolina é a pior, como pode….eu mesmo fiz minhas pesquisas (bem medíocres por sinal), mas daí afirmaram que funcionava e tal, contudo o motor do meu carro já teria de estar com velas, filtro (e toda parte mecânica bem afinada), cheguei a conclusão que jamais esse apetrecho vai fazer meu carro rodar melhor e sim toda manutenção preventiva que eu vier a fazer no motor….logo tem o grande Boris com pouquinho conhecimento técnico (somente mais de 20 anos, com formação em engenharia mecânica, piloto e entusiasta de automóvel, logo deve saber o que fala)..sendo assim se tenho dúvidas sobre questões que envolvam parte mecânica do automóvel, pergunto aos mais velhos, logo considero o assunto encerrado..muito obrigado por sanar minhas dúvidas…abraços a equipe

Avatar
Boris 11 de janeiro de 2020

O Boris você e engenheiro do mal porque não trabalha em pro da económia. Um país como este e um gênio como você porque não usa seu cérebro de gênio em favor dos pobres em vez das industrias da ganância? Garanto que não perderia nada já que você quer destaque e mostrar seus conhecimentos.use. Faça o bem ou não e capaz disso?

Avatar
Daniel 19 de janeiro de 2020

Falou e disse cara…tá corretíssimo!

Avatar
Deixe um comentário