Botão de recirculação do ar-condicionado: o que ele faz?

Muitas pessoas usam o ar-condicionado do seus carros, mas não sabem qual a verdadeira função do botão de recirculação - e eu explico aqui!

Por Boris Feldman 14/01/20 às 08h30
botao recircular ar condicionado

“O que é tecla de recirculação do meu aparelho de ar-condicionado?”, pergunta um leitor do AutoPapo, que diz não tê-la encontrado em seu carro. Pois então procure-a de novo: ela tem uma seta em forma de circulo e, acionada, evita a troca de ar externo com o interno do carro. E o que isso quer dizer?

Ele tem duas funções, a primeira: quando você encontra o carro muito quente internamente, acione o ar-condicionado e a tecla de recirculação para acelerar a baixa da temperatura.

Em segundo lugar, se você estiver num trecho com muita poeira, com o ar muito contaminado, aperte essa tecla para evitar que a poeira entre no carro. Não deixe, jamais, a tecla de recirculação apertada por muito tempo, pois os gases expirados pelos passageiros, sem renovação, podem até matá-los.

ar condicionado shutterstock 478810378 Ar-condicionado
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Wagner 16 de janeiro de 2020

    Quando vc percebe que vai passar num trecho com muita fumaça é uma boa acionar esse botão ele impede que a fumaça de fora contamine o ambiente interno do carro, ultrapassar um caminhão velho que joga muita fumaça também pode ser usado.

  • Avatar
    Rejano da rocha coelho 16 de janeiro de 2020

    Isso é bizarro, já que o ar condicionado tem filtro antipoluição.

  • Avatar
    Marcelo 16 de janeiro de 2020

    O problema é o gás metano. Este é o gás da flatulência, o famoso peido. Altamente inflável e provoca o efeito estufa. Só uso esta tecla somente e estritamente o necessário. Não brinquem com o peido.

  • Avatar
    Dilson Antônio dos Santos Flôr 16 de janeiro de 2020

    Boom dia!!! O meu carro é uma strada 2018 e ele só tem o botão que mexe para esquerda ,,,(nesse caso puxando o ar de fora) e mexendo para a direita ( onde fica circulação interna), por falta de conhecimento sempre deixo o botão apertado para direita ( recirculação) ,,,, pergunto: então o correto é deixar puxado para a esquerda? Puxar para a direita somente em caso de muito quente ou lugares muito empueirado,?

  • Avatar
    Renato 16 de janeiro de 2020

    Eu deixo sempre direto.
    Acho que fica mais forte agora com essa dica vou desligar sempre.

  • Avatar
    Luis Cox 16 de janeiro de 2020

    No meu carro, se acionou a recirculação, ela fica por um tempo e desativa sozinha, justamente para renovar a qualidade do ar condicionado interno…

  • Avatar
    ALAN Cuvardic 16 de janeiro de 2020

    Pessoal, tem uma dica muito eficaz e simples de fazer, com o vidro do motorista aberto, vá para o lado do passageiro e abra e feche a porta com força, faça duas vezes isso, pronto todo o ar quente do carro sai rapidinho, funciona podem fazer.

    • Avatar
      Jodeilson Jones Pereira dos Santos 16 de janeiro de 2020

      Não seria mais fácil abrir o vidro do passageiro e fazer o movimento de abre e fecha no lado do motorista?

      • Avatar
        Vera Regina Rodrigues Grings 16 de janeiro de 2020

        ????

  • Avatar
    Kleyton Hernando Souza Silva 15 de janeiro de 2020

    Pessoal ..por favor , carro estacionado e Alta temperatura,faz com que se manifeste todos os fluidos possível do polietileno e petróleo que o veículo compõe no seu interior,, o mais seguro é abrir todas as janelas e com o ar ligado esperar pra que esses fluidos venham se dissipar …sem contar com outros fluidos que se manifesta acima de 20 graus

  • Avatar
    Romildo Martins Rodrigues 15 de janeiro de 2020

    Acho muito bom as dicas por vcs postadas.é de grande utilidade.

  • Avatar
    Daniel Silva 15 de janeiro de 2020

    Muita besteira! Quando se entra no carro quente estacionado, o ar dentro é mais quente que o ar de fora, então usar a recirculação nesse caso na verdade faz o carro demorar mais para esfriar. O ideal é ligar o ar condicionado com as janelas abertas inicialmente, para expelir o excesso de ar quente, e só depois, se quiser, ligar a recirculação.

  • Avatar
    Angela 15 de janeiro de 2020

    Todo mundo sabe de tudo, o que custa tentar seguir a regra, usar o recircular só nos casos citados, ou seja, potencializar o ar e não puxar o ar de fora em situação em que o ar está ruim (escapamento de outro carro, poeira, mau cheiro…). Parece lógico que sempre ficar recirculando o ar num espaço tão pequeno não é uma escolha saudável. Mas cada um sabe da sua vida…

    • Avatar
      Sedinir 16 de janeiro de 2020

      O manual do meu carro além de orientação de usar o ar no modo recirculação só nesse momentos de poeira e odor desagradável, também diz que pode danificar o sistema do ar. Isso está no manual!

    • Avatar
      Adelar Schmitt 16 de janeiro de 2020

      Verdade meu amor

  • Avatar
    Gustavo Vigato 15 de janeiro de 2020

    Besteira,tanto no uso urbano, quanto em viagens longas, dificilmente não se abre os vidros , para espirrar, tossir, arrotar ou dar um peidinho.
    Rodar com essa tecla acionada, permite entrada de gases de escapamento, além de diminuir a eficiência do resfriamento do interior do veículo.

  • Avatar
    NORIVAL CRUZ NETO 15 de janeiro de 2020

    Só ando com essa porra ligada há 20 anos kkkk

    • Avatar
      Anderson 15 de janeiro de 2020

      Eu também eainda estou vivo!!!

  • Avatar
    Jonhnny 15 de janeiro de 2020

    Então escapei por sorte, pois só ando com esse botão acionado o tempo todo. Dirijo a 4 anos

  • Avatar
    Ju 14 de janeiro de 2020

    Mesmo sendo o ar de dentro do carro ele passa por um filtro,não tem problema deixar está tecla acionada, o Split não tem troca de ar e é instalado em hospitais e não tem troca de ar.

    • Avatar
      Ana 15 de janeiro de 2020

      Obrigada Ju, já estava apavorada. Boa explicação.

    • Avatar
      Paulo 15 de janeiro de 2020

      Mas o carro em movimento fica com portas e vidros completamente fechados e se está cheio de passageiros e num espaço tão pequeno pior ainda,não é óbvio? bem diferente de um quarto de hospital e onde tem porta abrindo e fechando, fico com a dica do especialista

    • Avatar
      Eng. Jorge Luis 15 de janeiro de 2020

      Me desculpe, mas o filtro não é pra retirar o CO2 e sim as partículas suspensas no ambiente interno, com o carro cheio de ocupantes, haverá um consumo maior do oxigênio e pode ser fatal durante longo período sem recirculação, e não só nos hospitais como qualquer ambiente público tem que haver renovação de ar através de outro ponto, não exatamente pelo aparelho (split), assim diz a portaria 3.523/1998 lei PMOC.

      • Avatar
        Marcos Inocencio 15 de janeiro de 2020

        Eu tive problemas de sono quando em longas viagens, está opção de recirculação estava o tempo todo ativada. Quando passei a usar corretamente esta opção acabou o meu sono durante viagens. Isto ocorreu devido a grande quantidade de CO2 que fica dentro do carro (E no manual do proprietário de todo veículo tem essa observação)

      • Avatar
        Reginaldo Ferreira Cordeiro 15 de janeiro de 2020

        Fe vez em quando, pode-se baixaro vidro e subir novamente.

Avatar
Deixe um comentário