Botão de recirculação do ar-condicionado: o que ele faz?

Muitas pessoas usam o ar-condicionado do seus carros, mas não sabem qual a verdadeira função do botão de recirculação - e eu explico aqui!

botao recircular ar condicionado
Por Boris Feldman
14 de janeiro de 2020 08:30

“O que é tecla de recirculação do meu aparelho de ar-condicionado?”, pergunta um leitor do AutoPapo, que diz não tê-la encontrado em seu carro. Pois então procure-a de novo: ela tem uma seta em forma de circulo e, acionada, evita a troca de ar externo com o interno do carro. E o que isso quer dizer?

Ele tem duas funções, a primeira: quando você encontra o carro muito quente internamente, acione o ar-condicionado e a tecla de recirculação para acelerar a baixa da temperatura.

Em segundo lugar, se você estiver num trecho com muita poeira, com o ar muito contaminado, aperte essa tecla para evitar que a poeira entre no carro. Não deixe, jamais, a tecla de recirculação apertada por muito tempo, pois os gases expirados pelos passageiros, sem renovação, podem até matá-los.

ar condicionado shutterstock 478810378 Ar-condicionado
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wagner 16 de janeiro de 2020

Quando vc percebe que vai passar num trecho com muita fumaça é uma boa acionar esse botão ele impede que a fumaça de fora contamine o ambiente interno do carro, ultrapassar um caminhão velho que joga muita fumaça também pode ser usado.

Avatar
Rejano da rocha coelho 16 de janeiro de 2020

Isso é bizarro, já que o ar condicionado tem filtro antipoluição.

Avatar
Marcelo 16 de janeiro de 2020

O problema é o gás metano. Este é o gás da flatulência, o famoso peido. Altamente inflável e provoca o efeito estufa. Só uso esta tecla somente e estritamente o necessário. Não brinquem com o peido.

Avatar
Dilson Antônio dos Santos Flôr 16 de janeiro de 2020

Boom dia!!! O meu carro é uma strada 2018 e ele só tem o botão que mexe para esquerda ,,,(nesse caso puxando o ar de fora) e mexendo para a direita ( onde fica circulação interna), por falta de conhecimento sempre deixo o botão apertado para direita ( recirculação) ,,,, pergunto: então o correto é deixar puxado para a esquerda? Puxar para a direita somente em caso de muito quente ou lugares muito empueirado,?

Avatar
Renato 16 de janeiro de 2020

Eu deixo sempre direto.
Acho que fica mais forte agora com essa dica vou desligar sempre.

Avatar
Luis Cox 16 de janeiro de 2020

No meu carro, se acionou a recirculação, ela fica por um tempo e desativa sozinha, justamente para renovar a qualidade do ar condicionado interno…

Avatar
ALAN Cuvardic 16 de janeiro de 2020

Pessoal, tem uma dica muito eficaz e simples de fazer, com o vidro do motorista aberto, vá para o lado do passageiro e abra e feche a porta com força, faça duas vezes isso, pronto todo o ar quente do carro sai rapidinho, funciona podem fazer.

Avatar
Jodeilson Jones Pereira dos Santos 16 de janeiro de 2020

Não seria mais fácil abrir o vidro do passageiro e fazer o movimento de abre e fecha no lado do motorista?

Avatar
Vera Regina Rodrigues Grings 16 de janeiro de 2020

????

Avatar
Kleyton Hernando Souza Silva 15 de janeiro de 2020

Pessoal ..por favor , carro estacionado e Alta temperatura,faz com que se manifeste todos os fluidos possível do polietileno e petróleo que o veículo compõe no seu interior,, o mais seguro é abrir todas as janelas e com o ar ligado esperar pra que esses fluidos venham se dissipar …sem contar com outros fluidos que se manifesta acima de 20 graus

Avatar
Romildo Martins Rodrigues 15 de janeiro de 2020

Acho muito bom as dicas por vcs postadas.é de grande utilidade.

Avatar
Daniel Silva 15 de janeiro de 2020

Muita besteira! Quando se entra no carro quente estacionado, o ar dentro é mais quente que o ar de fora, então usar a recirculação nesse caso na verdade faz o carro demorar mais para esfriar. O ideal é ligar o ar condicionado com as janelas abertas inicialmente, para expelir o excesso de ar quente, e só depois, se quiser, ligar a recirculação.

Avatar
Angela 15 de janeiro de 2020

Todo mundo sabe de tudo, o que custa tentar seguir a regra, usar o recircular só nos casos citados, ou seja, potencializar o ar e não puxar o ar de fora em situação em que o ar está ruim (escapamento de outro carro, poeira, mau cheiro…). Parece lógico que sempre ficar recirculando o ar num espaço tão pequeno não é uma escolha saudável. Mas cada um sabe da sua vida…

Avatar
Sedinir 16 de janeiro de 2020

O manual do meu carro além de orientação de usar o ar no modo recirculação só nesse momentos de poeira e odor desagradável, também diz que pode danificar o sistema do ar. Isso está no manual!

Avatar
Adelar Schmitt 16 de janeiro de 2020

Verdade meu amor

Avatar
Gustavo Vigato 15 de janeiro de 2020

Besteira,tanto no uso urbano, quanto em viagens longas, dificilmente não se abre os vidros , para espirrar, tossir, arrotar ou dar um peidinho.
Rodar com essa tecla acionada, permite entrada de gases de escapamento, além de diminuir a eficiência do resfriamento do interior do veículo.

Avatar
NORIVAL CRUZ NETO 15 de janeiro de 2020

Só ando com essa porra ligada há 20 anos kkkk

Avatar
Anderson 15 de janeiro de 2020

Eu também eainda estou vivo!!!

Avatar
Jonhnny 15 de janeiro de 2020

Então escapei por sorte, pois só ando com esse botão acionado o tempo todo. Dirijo a 4 anos

Avatar
Ju 14 de janeiro de 2020

Mesmo sendo o ar de dentro do carro ele passa por um filtro,não tem problema deixar está tecla acionada, o Split não tem troca de ar e é instalado em hospitais e não tem troca de ar.

Avatar
Ana 15 de janeiro de 2020

Obrigada Ju, já estava apavorada. Boa explicação.

Avatar
Paulo 15 de janeiro de 2020

Mas o carro em movimento fica com portas e vidros completamente fechados e se está cheio de passageiros e num espaço tão pequeno pior ainda,não é óbvio? bem diferente de um quarto de hospital e onde tem porta abrindo e fechando, fico com a dica do especialista

Avatar
Eng. Jorge Luis 15 de janeiro de 2020

Me desculpe, mas o filtro não é pra retirar o CO2 e sim as partículas suspensas no ambiente interno, com o carro cheio de ocupantes, haverá um consumo maior do oxigênio e pode ser fatal durante longo período sem recirculação, e não só nos hospitais como qualquer ambiente público tem que haver renovação de ar através de outro ponto, não exatamente pelo aparelho (split), assim diz a portaria 3.523/1998 lei PMOC.

Avatar
Marcos Inocencio 15 de janeiro de 2020

Eu tive problemas de sono quando em longas viagens, está opção de recirculação estava o tempo todo ativada. Quando passei a usar corretamente esta opção acabou o meu sono durante viagens. Isto ocorreu devido a grande quantidade de CO2 que fica dentro do carro (E no manual do proprietário de todo veículo tem essa observação)

Avatar
Reginaldo Ferreira Cordeiro 15 de janeiro de 2020

Fe vez em quando, pode-se baixaro vidro e subir novamente.

Avatar
Deixe um comentário