Renault Stepway é ‘SUV’ apenas se equipado com câmbio manual

O Inmetro, Instituto de Metrologia, às vezes acerta, mas, ao padronizar os SUVs, os utilitários esportivos, ele deu uma derrapada

Por Boris Feldman 15/08/19 às 19h30
stepway cvt 2020 006

O Inmetro, Instituto de Metrologia, é que padroniza, coloca as coisas no seus devidos lugares; e às vezes acerta, como foi esse sistema de etiquetagem de consumo dos automóveis. Mas, ao padronizar os SUVs, os utilitários esportivos, ele deu uma derrapada.

Pois estabeleceu seis medidas mínimas a serem cumpridas para se encaixar nessa categoria. Mas, não exigiu que sejam cumpridas todas elas. O que abriu margem às tais brechas da lei, uma delas até curiosa: o novo Renault hatch Stepway pode ser considerado um SUV desde que equipado com câmbio manual.

Mas se for o automático CVT, não é mais um SUV. Como assim? É porque o câmbio CVT é mais volumoso e deixa o Stepway mais próximo do piso, não alcançando a distância mínima livre do solo exigida pelo Inmetro.

Renault stepway cvt 2020 022
Renault Stepway | Foto Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Fernando Rossal Paz 15 de dezembro de 2020

Achei muito legal, já tive um sandero e gostei muito. Agora estou comprando o stpway 20/21 com câmbio manual e estou muito contente com o sua inho. Cach 15/12/2020.

Avatar
Robert Baldwin 4 de janeiro de 2020

Se chamam até o minúsculo Kwid de “SUV” então qualquer carro carro com plásticos ao redor dos paralamas pode ser um “SUV”!

Avatar
RONALDO CAMPOS GABINA 4 de setembro de 2019

Como assim “o Inmetro às vezes acerta”? Não entendi, quer dizer que o acerto é mera casualidade e não regra? Pegou mal essa chamada.

Avatar
Carlos Alberto da Silva 26 de agosto de 2019

Tenho um stepway 2013/14, não tenho do q reclamar, econômico, poucas vezes me deu dor de cabeça, se tiver q trocar, compro outro Stepway

Avatar
Gilberto dos Santos Silva 22 de julho de 2020

Tenho um Stepway e é simplesmente um excelente carro.

Avatar
Carlos 30 de agosto de 2020

Stepway é um bom carro mas tá caro demais. As montadores precisam rever isso

Avatar
Arno Käfer 19 de agosto de 2019

Pois é … Onde fomos parar ! Chamar um Sandero de SUV !! Não que o carro seja ruim, não é isso. O Stepway deve estar p da vida com a Renault, pois lhe deram um atributo que todos sabem que ele não tem. É como aquele pai que leva o filho na escolinha de futebol e a turma fica lá olhando o jogo e o pai diz que o filho dele é como o Everton, sendo que todo o pessoal vê que o guri não passa de um Ramiro… Acho que foi um tiro no pé, porque conta ponto contra o Sandero uma vez que todos sabem que ele não é SUV. O melhor aventureiro urbano seria uma definição melhor. Só fazem isto por que o consumidor entra nestas atochadas das montadoras. Até compraria um Stepway, mas o problema é que agora sei que estão me vendendo o que ele não é, embora seja um bom carro. Foi mal, Renault!!

Avatar
Deixe um comentário