[Vídeo] Entenda como funciona o motor 16 válvulas

O motor 16 válvulas está presente na maioria dos automóveis atuais, mas muita gente não sabe quais são as vantagens dele

motor captur pequeno
Por Boris Feldman
02 de junho de 2018 07:30

O motor 16 válvulas está presente na maioria dos automóveis atuais. E, por ser comum, muita gente compra um carro com essa motorização e nem sabe como ela funciona. A explicação é bem simples, veja:

Boris Feldman explica o propósito do motor de 16 válvulas

[TRANSCRIÇÃO]

Você já deve ter ouvido falar e, talvez até já tenha tido, ou tem um carro com motor de 16 válvulas e não faz a menor ideia do que vem a ser isso, não é? Pois, as 16 válvulas estão no motor para aumentar a sua eficiência.

Normalmente existem apenas duas válvulas em cada cilindro: uma deixa entrar a mistura combustível/ar, o gás que será queimado, e a outra deixa sair os gases já queimados ,que vão para o cano de descarga. Se o cilindro, ao invés de ter duas, tiver quatro válvulas, e o motor for de quatro cilindros, então 4×4 =16 válvulas, daí a denominação.

E pra quê quatro válvulas por cilindro, duas de admissão e duas de escapamento? É simples: quanto maior a abertura das válvulas, maior a quantidade de combustível dentro do cilindro. Quanto mais combustível, mais poderosa a combustão e maior é a potência.

Hoje, com a corrida de todas as fábricas atrás de mais eficiência, menor cilindrada, menor consumo e emissões de poluentes, o sistema de quatro válvulas é um dos recursos utilizados para se ganhar eficiência. Quer um exemplo prático e fácil de ser experimentado para se comprovar a eficiência de duas válvulas para admissão e duas para o escape? Experimente tampar uma de suas duas narinas pra você vê a diferença que faz.

o motor 16 válvulas
Foto Renault | Divulgação

Foto divulgação | Renault

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rosenberg 2 de junho de 2018

A matéria está equivocada,por ser multi válvulas não entra maior quantidade de mistura ar+combustível e sim acelera o processo.

Avatar
Deixe um comentário