Start/stop: sistema exige baterias sofisticadas (e mais caras)

O start/stop é um mecanismo que desliga e religa o motor automaticamente em paradas para diminuir o consumo e emissões

O Start-Stop não funcionar não é, necessariamente, um problema no dispositivo
Por Boris Feldman
Publicado em 08/02/2019 às 06h15

Já ouviu falar das baterias EFB e AGM? Se você tem um caro com o sistema start/stop, confira esta dica para não ter problemas!

[TRANSCRIÇÃO]

No passado ao comprar uma bateria de reposição, bastava mencionar a voltagem, 12 volts, e a capacidade em amperes e ponto final. Hoje a conversa é outra: tal a sofisticação e complexidade do sistema elétrico dos automóveis.

E o primeiro dispositivo a exigir baterias mais sofisticadas e de maior capacidade foi o start/stop. Ele desliga e liga o motor sozinho quando o carro para. Ou seja, se o motorista dava no arranque cinco vezes por dia, o start/stop o aciona dezenas de vezes por dia, e suas baterias são chamadas de EFB.

Mas existem automóveis ainda mais sofisticados que pedem baterias ainda mais complexas com manta de vidro em seu interior, chamadas AGM. Desnecessário lembrar que cada letrinha dessas representa muitos reais a mais na conta.

Start/Stop
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Domingo 21 de novembro de 2019

Meu start stop parou de funcionar definitivamente já faz 9 meses até hj nunca deu problema ficar sem funcionar. Eu acho que parou de funcionar pq a namorada ficava sentada no botão star stop por vários minutos, e isso acabou desativando. Amei pq eu odiava aquilo. Jeep renegate 18

Avatar
José 1 de agosto de 2019

Sistema muito bom… para as montadoras e fabricantes de baterias. Eles vão criando essas coisinhas que geram economia pífia mas que custam caríssimo. E o prejuízo é só seu. Espero que não vire moda.
Se é pra proteger o meio ambiente, então TODOS têm que repartir a conta, inclusive os fabricantes, que deveriam ter margem mínima de lucro sobre o sistema. Mas não é o que acontece. Esses produtos e funções com apelo ecológico invariavelmente custam bem mais caro e somente o consumidor arca com o custo. Eles ficam com a receita e nós com a despesa.

Avatar
João Antônio Dohms 8 de fevereiro de 2019

Tenho um Volvo Xc90 Inscription 2019.
Detesto o start/stop
Economia ridícula e às vezes numa quadra desliga umas seis vezes.
Lamento que tenha que desativar o sistema ao lugar o carro cada vez.
Queria poder desativar definitivamente !
Andando com o sistema ECO já economiza se muito !
Infeliz ideia essa !

Avatar
Antonio Carlos 8 de fevereiro de 2019

Detesto este start/stop, principalmente nos dias quentes, além de a economia ser mínima.

Avatar
DEPOIS DE MUITO TEMPO ?????? ALELUIAAAASSSS 8 de fevereiro de 2019

Aleluiaasss

Avatar
Deixe um comentário